O transporte ferroviário está nos planos da Verde Agritec que pretende conectar suas minas de potássio de São Gotardo, a Ibiá, no Triângulo Mineiro, facilitando o acesso de uma nova geração de fertilizantes aos grandes polos de produção agrícola do país.
Para isso a Verde solicitou no final do ano passado autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres a ANTT para construir o ramal ferroviário.
O ramal ficará interligado a uma rede ferroviária que conecta sete estados e o Distrito Federal que tem parte administrada pela ferrovia Centro Atlântico, a FCA. As ferrovias FCA são as principais rotas entre as regiões sudeste, Nordeste Centro-Oeste do Brasil.
O ramal ferroviário vai trazer uma série de vantagens, não apenas a companhia, mas também aos agricultores e ao meio ambiente.
O projeto prevê o transporte de até cinquenta milhões de toneladas de fertilizantes potássicos por ano. Cerca de cinquenta e cinco por cento da demanda nacional.
Nós conversamos com o Alcides Torres da Scot Consultoria pra saber como que está o mercado de reposição no Mato Grosso do Sul. Vamos ouvir:
Como está o mercado de reposição no Mato Grosso do Sul? Bem, eh a oferta aumentou, não é? Oferta de de machos e fêmeas pra reposição aumentou em função disso o preço caiu, né e o preço caiu também porque a gente não está vendo procura não é? Ninguém está querendo comprar. O mercado pode ser definido como sem preço porque ninguém compra tá? Essa característica é no Mato Grosso do Sul
Ah pra vocês terem uma ideia o boi magro caiu um vírgula oito por cento, uma queda de sessenta e dois reais. O garrote caiu seis vírgula três por cento, uma queda de duzentos reais o bezerro de ano caiu cinco vírgula três por cento queda de cento e quarenta reais e o bezerro desmamado caiu cinco vírgula sete por cento uma queda de cento e trinta e um reais e pras fêmeas foi a mesma coisa, não é? A cotação da vaca magra caiu três vírgula oito por três vírgula oito por cento, eh cem reais, a novilha foi a única coisa que deu uma subidinha, subiu vinte e cinco reais uma variação positiva aí de um um vírgula um por cento a a bezerra de ano caiu dois vírgula três por cento, quarenta e cinco reais e a bezerra de desmama caiu dois vírgula nove por cento ou cinquenta reais esse é o mercado de reposição, né? E ele caracteriza inclusive um dos indicadores da inversão de tendência. A gente tá caminhando firmemente pro ciclo de baixa dos preços pecuários.É isso aí, meu nome é Alcides Torres, eu sou engenheiro agrônomo e analista de mercado da Scot Consultoria.
Quais são os grandes desafios que espera o novo governo na área do agro.
Pra manter a sua posição de liderança do agro global o Brasil precisa resolver sérios problemas de logística como transporte, armazenagem e fertilizantes esse ano segundo o levantamento da consultoria Corpo Inteligência em Agronegócio o déficit de armazenagem pode ultrapassar cento e trinta milhões de toneladas, nível crítico diante da expectativa de mais uma safra recorde de grãos os recursos do programa para a construção e ampliação de armazéns PCA somaram cinco vírgula treze bilhões em dois mil e vinte e dois são insuficientes pra reduzir o déficit na área de transporte nos últimos anos houve um crescimento aí do escoamento da safra por ferrovias que são hoje responsáveis por quarenta por cento das commodities agrícolas exportadas.
A expansão da malha ferroviária é vital para o agronegócio uma vez que grande parte dos polos de produção estão situados no centro-oeste do país, longe dos portos.
Transporte por trem chega a ser a vinte e cinco por cento mais barato do que por rodovia a forte independência de fertilizantes importados ao redor aí de oitenta e cinco por cento deixa o agro totalmente vulnerável e a mercê das oscilações de preços como se viu recentemente com a guerra Rússia e Ucrânia no caso do potássio a dependência do insumo chega a noventa e seis por cento o Plano Nacional de Fertilizantes deve estar entre as prioridades do governo Lula, visando reduzir a dependência das importações para cinquenta por cento até dois mil e cinquenta.
O ministro da agricultura tão logo foi empossado, anunciou que a Petrobras deve retomar a constituição de três unidades de produção de fertilizantes nitrogenados.
Em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, Laranjeiras e Sergipe e Uberaba, Minas Gerais.


