Economia

Economia

Campo Grande registra inflação de 0,43%

Campo Grande registra inflação de 0,43%

Redação

07/04/2010 - 23h27
Notícia sem imagem
ADRIANA MOLINA

O Índice de Preços ao Consumidor de Campo Grande (IPC/CG) registrou, em março, elevação de 0,43%, fazendo com que a inflação acumulada apenas nos três primeiros meses de 2010 já atinja quase metade da meta prevista para todo o ano pelo governo federal. São 2,2% de janeiro a março, enquanto a expectativa nacional continua em 4,5% para os 12 meses, com projeções econômicas apontando algo em torno dos 5,2% ao final do período.

Embora pareça preocupante, para o economista Áureo Torres, o fato pode ser interpretado, ao contrário da lógica, como positivo para a cidade. Isso porque a Capital tem hoje uma das maiores rendas do Brasil, com Produto Interno Bruto (PIB) per capita de R$ 12.346,00 ao ano. “O fator renda elevado dá condições para o consumo e atrai empresas, que se instalam e prosperam por aqui. Por outro lado, o aumento de empresas gera concorrência, pressionando a inflação e regulando o índice”, explica.

Mas, caso a prospecção do economista não se confirme, e o custo de vida comece a ser desproporcional à renda per capita, o governo federal contará com medidas mais rápidas para se conter a inflação: a taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), hoje de 8,75%. Aumentando o percentual de juros, o crédito é dificultado, o consumo diminui e entra e ação a lei de oferta e demanda, reduzindo a inflação.

Até agora o governo, que chegou a cogitar acréscimo na Selic ainda não o fez, estimando que a inflação em alta esteja ligada à sazonalidade do início de ano. “É preciso ter cautela em relação a isso. Hoje a taxa Selic tem proporcionado momento de consumo aquecido, com crédito facilitado e a longo prazo. A prestação cabe no orçamento do consumidor. Com o aumento dela, o acesso ao crédito fica mais difícil, reduzindo o consumo, porém, a inadimplência também cresce por conta dos altos juros e consumidores despreparados”, diz.

Loterias

Resultado da Quina de hoje, concurso 7160, quinta-feira (05/11)

A Quina realiza seis sorteios semanais, de segunda-feira a sábado, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

05/11/2026 20h08

Apostador preenche volante da Quina, uma das modalidades de loteria da Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante da Quina, uma das modalidades de loteria da Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Lotofácil de hoje, concurso 3822, quinta-feira (05/11)

A Lotofácil é uma das loterias mais populares no Brasil, com sorteios realizados seis vezes por semana, de segunda a sábado; veja números sorteados.

05/11/2026 20h05

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal.

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).