A Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro) realiza amanhã, um curso para médicos veterinários para a execução de ações exclusivas do serviço oficial na Zona de Alta Vigilância Sanitária (ZAV). A capacitação para profissionais que atuam no mercado vai abordar a vacinação contra febre aftosa, identificação e inspeção de animais para trânsito fora da ZAV. Podem participar profissionais inscritos no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado (CRMV-MS) que não tenham restrições administrativas junto ao CRMV.
O treinamento acontece no auditório da Iagro em Campo Grande, das 8 às 11 horas. As inscrições podem ser feitas no local do evento. Após a capacitação e apresentação de certidão negativa do CRMV-MS, o veterinário será cadastrado pela agência para o desempenho de ações oficiais na ZAV. A Iagro já capacitou 70 profissionais de Campo Grande, Dourados e Corumbá para vacinação e manipulação de animais conforme exigências internacionais.
O trabalho de vacinação dentro da área de alta vigilância, que abrange a região de Mato Grosso do Sul na fronteira com Paraguai e Bolívia, é feito exclusivamente por 150 veterinários e técnicos da Iagro. A partir deste ano também será realizado por profissionais da iniciativa privada. A ZAV compreende mais de seis mil propriedades com 800 mil cabeças de gado.
Com informações da Assessoria