Economia

CARTÃO DE CRÉDITO

Lojistas pedem tarifa fixa e reclamam da taxa

Lojistas pedem tarifa fixa e reclamam da taxa

Redação

03/09/2011 - 10h33
Notícia sem imagem

Os lojistas tentarão alterar as tarifas das credenciadoras de cartões, que hoje cobram, em média, 2% do valor de cada venda realizada pelos comerciantes. De acordo com a CDNL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), tal iniciativa terá como objetivo regularizar a cobrança de uma tarifa fixa por operação e não mais pelo volume de vendas.

“Buscamos uma tarifa fixa. O custo de uma operação eletrônica é o mesmo em todas as transações, independente da venda ser de R$ 50 ou de R$ 500”, diz o superintende da Confederação, André Luiz Pellizzaro. Na opinião dele, o custo de tais operações é inviável ao comércio nacional e afeta diretamente as micro e pequenas empresas, que não podem arcar com as cobranças.

Apoio
Para tentar modificar o quadro atual, a CDNL buscará o apoio do Banco Central e da Frente Parlamentar Mista do Comércio Varejista. “Nos próximos dias, nos reuniremos com o presidente da Frente Parlamentar e, posteriormente, agendaremos uma audiência com o Banco Central para tentar uma negociação”, diz Pellizzaro.

O intuito da CDNL será obter uma aprovação no Congresso que classifique as credenciadoras de cartão como instituições financeiras, alterando a regulação delas no Banco Central e das tarifas em questão.

“Ainda não definimos qual seria o valor mais apropriado por operação, mas buscaremos uma tarifa fixa que cubra os custos da transação eletrônica e que não seja injusta para o consumidor e para o comerciante”, afirma Pellizzaro.
 

Economia

Resultado da Dia de Sorte de ontem, concurso 1340, quinta-feira (05/11): veja o rateio

A Dia de Sorte realiza três sorteios semanais, às terças e quintas, às 20h e aos domingos, às 10h; veja quais os números sorteados no último concurso

06/11/2026 08h23

Confira o rateio da Dia de Sorte

Confira o rateio da Dia de Sorte Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Timemania de ontem, concurso 2464, quinta-feira (05/11): veja o rateio

A Timemania realiza três sorteios semanais, às terças e quintas, às 20h e aos domingos, às 10h; veja quais os números sorteados no último concurso

06/11/2026 08h22

Confira o rateio da timemania

Confira o rateio da timemania Foto: Reprodução

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).