Economia

MELHORIA DAS PASTAGENS

MS poderia dobrar a produção na pecuária

MS poderia dobrar a produção na pecuária

Redação

09/02/2012 - 09h10
Notícia sem imagem

“Do total de 18 milhões de hectares destinados às plantações de Mato Grosso do Sul, nove milhões estão degradados, e a outra metade se divide entre plantações de florestas, lavouras, cana-de-açúcar e pastagens não degradadas. Se os produtores reagissem, poderiam dobrar a produção do Estado, e até 2020 fazer com que MS arrecadasse R$ 10 bilhões a mais do que recebe atualmente”. A afirmação é do engenheiro agrônomo Armindo Kichel, palestrante do Programa Mais Pastagem, em Sonora.

Armindo Kichel afirma que caso adotada práticas de integração, como: lavoura, pecuária e floresta, e práticas de recuperação de pastagem, um dos primeiros pontos visíveis seriam refletidos na carne bovina. Numa estimativa de área de 9 milhões de hectares de pastagem degradada, o Estado produziria 45 kg/ha/ano, já em uma área com 3 milhões de hectares a menos, mas com pastagem média, o produção aumentaria 75 kg/ha/ano.

Durante a palestra “principais causas da degradação de pastagens e diagnósticos da propriedade”, do Programa Mais Pastagem, Kichel informou que, em melhores perspectivas, MS tem capacidade de aumentar sua produção de carne em 70% em um curto espaço de tempo.

Loterias

Resultado da Quina de hoje, concurso 7160, quinta-feira (05/11)

A Quina realiza seis sorteios semanais, de segunda-feira a sábado, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

05/11/2026 20h08

Apostador preenche volante da Quina, uma das modalidades de loteria da Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante da Quina, uma das modalidades de loteria da Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Lotofácil de hoje, concurso 3822, quinta-feira (05/11)

A Lotofácil é uma das loterias mais populares no Brasil, com sorteios realizados seis vezes por semana, de segunda a sábado; veja números sorteados.

05/11/2026 20h05

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal.

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).