Economia

Economia

Acesso a banda larga deve crescer 52% neste ano, dizem operadoras

Acesso a banda larga deve crescer 52% neste ano, dizem operadoras

Redação

15/12/2012 - 07h00
Notícia sem imagem

O número de acessos à banda larga no país deve crescer 52% em 2012. Até o fim de dezembro, serão 90,6 milhões de máquinas conectadas, segundo a SindiTelebrasil, entidade que representa as operadoras.

No ano passado, eram 59,6 milhões de usuários navegando na rede.

Só a banda larga móvel crescerá 71% --passando de 41,1 milhões para 70,3 milhões de aparelhos on-line.

Já o aumento do número de novas linhas de celulares ativas será menos expressivo, 8,5%.

A quantidade de aparelhos móveis em funcionamento no país, no entanto, é quase três vezes superior ao total de pontos de acesso à internet e deve fechar o ano com 262,7 milhões de celulares ativos.

A telefonia fixa amarga o pior resultado, crescimento de 2,3% no ano, passando de 43 milhões de aparelhos para 44 milhões.

De acordo com Eduardo Levy, diretor-executivo do SindiTelebrasil, os resultados podem ser ainda melhores caso o governo dê agilidade ao processo de desoneração da infraestrutura.

"As empresas mandam o projeto, que passa pela Ministério das Comunicações, depois o da Fazenda, então é burocrático e demorado", diz. "O projeto já saiu há três meses e nem tem regulamentação ainda", completou.

Segundo ele, esta não é uma queixa, mas um pedido para que o processo, como um todo, seja mais simples.

Na área de TVs por assinatura, a previsão da entidade é de um aumento de 27% de contratações neste ano. Serão 16,2 milhões de empresas e residências recebendo sinal da TV paga.

No ano passado, esse número fechou em 12,7 milhões. 

Loterias

Resultado da Quina de hoje, concurso 7160, quinta-feira (05/11)

A Quina realiza seis sorteios semanais, de segunda-feira a sábado, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

05/11/2026 20h08

Apostador preenche volante da Quina, uma das modalidades de loteria da Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante da Quina, uma das modalidades de loteria da Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Lotofácil de hoje, concurso 3822, quinta-feira (05/11)

A Lotofácil é uma das loterias mais populares no Brasil, com sorteios realizados seis vezes por semana, de segunda a sábado; veja números sorteados.

05/11/2026 20h05

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal.

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).