Economia

Economia

Dilma diz que queda da inflação em julho é 'uma maravilha'

Dilma diz que queda da inflação em julho é 'uma maravilha'

Redação

09/08/2013 - 07h00
Notícia sem imagem

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (8) que a queda da inflação, registrada em julho, é "uma maravilha", quando questionada por jornalistas sobre o assunto. Em pesquisa divulgada nesta quarta (7), o IBGE informou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, desacelerou de 0,26% em junho para 0,03% em julho.

A variação foi a menor desde julho de 2010, que registrara 0,01%. No mesmo período de 2012, a taxa fora de 0,43%. A declaração de Dilma ocorreu após cerimônia de apresentação de oficiais-generais, no Palácio do Planalto. Dilma não quis parar para falar com a imprensa e respondeu à pergunta enquanto caminhava para o gabinete presidencial. “A queda da inflação é a uma maravilha”, limitou-se a comentar.

Com o resultado de julho, o IPCA acumulado no ano ficou em 3,18% e, em 12 meses, em 6,27% - voltando para dentro da meta de inflação do governo, que permite o IPCA oscilar entre 2,5% e 6,5%. A previsão do mercado financeiro, conhecida por meio do boetim Focus, do Banco Central, é de que IPCA feche 2013 em 5,75% e 2014, em 5,87%.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), também divulgado nesta quarta (7) pelo IBGE, apresentou deflação de -0,13% em julho, abaixo do resultado de junho (0,28%). Com isto, a variação no ano foi para 3,17% e, nos últimos doze meses, ficou em 6,38%. Em julho de 2012 o INPC havia ficado em 0,43%. No Planalto, jornalistas perguntaram se Dilma havia decidido adiar o leilão para a construção do trem-bala, marcado para a próxima terça (13), mas ela presidente desconversou.

“Mas a cesta básica é mais importante”, afirmou. Nesta terça (6) Dilma se reuniu com o ministro dos Transportes, César Borges, e teria conversado sobre o possível adiamento da disputa. Nesta quarta, após a divulgação dos índices de julho, a presidente afirmara, em entrevista a emissoras de rádio de Minas Gerais, que a inflação não é motivo de preocupação. “Estou tranquila em relação à inflação”, disse na ocaisão. “Ela já esteve mais alta, mas agora, sob todos os aspectos, ela vem caindo mês a mês”. Já o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta que a inflação deverá voltar a subir nos próximos meses. Entretanto, acrescentou que deverá terminar este ano abaixo do patamar de 2012 (5,84%).

"Ela [inflação] vai ter uma sazonalidade normal e vai voltar a subir um pouco nos próximos meses, porque todo ano acontece isso. Então, já estou antecipando aqui antes que alguém diga: 'ah, a inflação vai voltar'. Claro, a inflação tem uma sazonalidade e ela está tendo um comportamento normal agora no país", declarou o ministro da Fazenda a jornalistas.

Economia

Resultado da Dia de Sorte de ontem, concurso 1340, quinta-feira (05/11): veja o rateio

A Dia de Sorte realiza três sorteios semanais, às terças e quintas, às 20h e aos domingos, às 10h; veja quais os números sorteados no último concurso

06/11/2026 08h23

Confira o rateio da Dia de Sorte

Confira o rateio da Dia de Sorte Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Timemania de ontem, concurso 2464, quinta-feira (05/11): veja o rateio

A Timemania realiza três sorteios semanais, às terças e quintas, às 20h e aos domingos, às 10h; veja quais os números sorteados no último concurso

06/11/2026 08h22

Confira o rateio da timemania

Confira o rateio da timemania Foto: Reprodução

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).