Economia

TRABALHO

Administração pública fechou 166 mil postos de trabalho em 2012

Administração pública fechou 166 mil postos de trabalho em 2012

Redação

11/10/2013 - 21h00
Notícia sem imagem

A administração pública fechou, em todo o país, 166.158 postos de trabalho em 2012, segundo dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) divulgados hoje pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Em 2011, haviam sido criadas 180.221 vagas.

O número inclui o desempenho das esferas federal, estaduais e municipais.

Com isso, o número total de servidores públicos no país caiu 1,83% no ano passado, totalizando 8.937.443.

Os Estados que mais fecharam vagas em termos absolutos foram: Bahia e Minas Gerais (mais de 53 mil postos fechados em cada um); Pará (menos 39,4 mil); e Ceará, Rio de Janeiro e Pernambuco (redução de mais de 28 mil vagas).

Em termos relativos, o maior corte foi registrado no Rio Grande do Sul, onde o fechamento de 15 mil vagas representou uma redução de 11% no total de servidores públicos, sejam municipais, estaduais ou federais.

São Paulo foi o Estado que mais gerou vagas em termos absolutos (mais 66,4 mil), o que representou aumento de 4,13% no funcionalismo público. Já o Paraná contratou mais 43,3 mil servidores, registrando um aumento de 9,9% no total de funcionários.

A Rais é mais completa que dos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) porque inclui não só os funcionários públicos celetistas, mas também os estatutários. 

Loterias

Resultado da Quina de hoje, concurso 7160, quinta-feira (05/11)

A Quina realiza seis sorteios semanais, de segunda-feira a sábado, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

05/11/2026 20h08

Apostador preenche volante da Quina, uma das modalidades de loteria da Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante da Quina, uma das modalidades de loteria da Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Lotofácil de hoje, concurso 3822, quinta-feira (05/11)

A Lotofácil é uma das loterias mais populares no Brasil, com sorteios realizados seis vezes por semana, de segunda a sábado; veja números sorteados.

05/11/2026 20h05

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal.

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).