Economia

ENERGIA SOLAR

Cidade Solar é inaugurada com capacidade de geração de 9,36 milhões de kWh/ano

Cidade Solar tem 18 mil placas, que foram importadas da China e têm durabilidade estimada de 25 anos

Fazenda de geração de energia, a Cidade Solar, foi inaugurada nesta quinta-feira (12), em Jaraguari. Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participou da inauguração do empreendimento, que é privado e parte do investimento é de financiamento por meio Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). Localizada no município vizinho de Campo Grande, a Cidade Solar tem 14 hectares e 120 clientes, como hotel, pousada, restaurante, supermercado, escritórios, entre outros.

De acordo com o diretor-presidente da Solar Energy, Hewerton Elias Martins, a Cidade Solar tem 18 mil placas, que foram importadas da China e têm durabilidade estimada de, pelo menos, 25 anos. As placas tem capacidade de geração de 9,36 milhões de kWh/ano, o que equivale ao consumo de 5,2 mil casas populares no ano.

Ainda segundo Martins, a energia gerada é inserida no sistema e o cliente pode abater o valor na conta. “O dinheiro que o empresário economiza, ele investe no negócio e movimenta a economia da cidade e do Estado”, afirmou.

Conforme Azambuja, o uso de fontes sustentáveis faz parte de uma política estratégica de Estado, que tem como meta ser o primeiro Carbono Neutro do País.

Entre as medidas adotadas para incentivar o uso de energia limpa estão a isenção de ICMS para a importação de equipamentos usados para captação e geração, isenção de compensação ambiental para a geração de energia fotovoltáica e priorização da energia solar na liberação de recursos do FCO.

“É uma visão estratégica. A gente entende que priorizar a geração de energia limpa, renovável, é contribuir para questão ambiental, para a sustentabilidade de Mato Grosso do Sul, do Brasil e do mundo”, disse o governador Reinaldo Azambuja.

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, 0,9% da energia usada em Mato Grosso do Sul é solar. Em quatro anos a expectativa é de chegar a 5%. 

Jaime Verruck contou que existe a intenção de usar essa energia sustentável no Pantanal para abastecer propriedades rurais e ribeirinhos. “Temos projeto que já iniciou: vamos colocar no Pantanal mais de 1,7 mil painéis fotovoltáicos. Toda a energia usada no Pantanal vai ser fotovoltaica. Nós vamos colocar esse bioma com a energia limpa”, afirmou.

* Com assessoria

Economia

Resultado da Dia de Sorte de ontem, concurso 1340, quinta-feira (05/11): veja o rateio

A Dia de Sorte realiza três sorteios semanais, às terças e quintas, às 20h e aos domingos, às 10h; veja quais os números sorteados no último concurso

06/11/2026 08h23

Confira o rateio da Dia de Sorte

Confira o rateio da Dia de Sorte Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Timemania de ontem, concurso 2464, quinta-feira (05/11): veja o rateio

A Timemania realiza três sorteios semanais, às terças e quintas, às 20h e aos domingos, às 10h; veja quais os números sorteados no último concurso

06/11/2026 08h22

Confira o rateio da timemania

Confira o rateio da timemania Foto: Reprodução

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).