Salário do servidor público de Mato Grosso do Sul, referente ao mês de abril, está disponível para saque neste sábado (29), para correntistas do Banco do Brasil.
Para correntistas de outros bancos, é provável que o salário esteja na conta na terça-feira (2). O dinheiro foi depositado na conta nesta sexta-feira (28).
Geralmente, servidores estaduais recebem o pagamento no dia 1º de todo mês. Mas, desta vez, o salário será adiantado e pago dois dias antes do previsto, em comemoração ao mês do trabalhador.
De acordo com a Secretaria de Estado de Administração (SAD), R$ 559.284.971 milhões serão desembolsados para pagamento de 85 mil servidores públicos, entre concursados, comissionados, aposentados ou pensionistas.
Com isso, o servidor público estará de bolso cheio nesse feriadão.
De acordo com o governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), antecipar o pagamento é uma forma de valorizar o servidor público.
"O pagamento dos salários no começo do mês é prioridade, mas em comemoração aos trabalhadores, antecipamos esse depósito para que antes do dia 1º esse dinheiro esteja na conta dos servidores. É uma forma do governo reconhecer a importância daqueles que dedicam sua vida ao serviço público, com a missão de atender a sociedade e servir o interesse coletivo", disse.
De acordo com o artigo 459 da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), é dever do empregado pagar o salário até o quinto dia útil de cada mês para o funcionário.
Em caso de atraso no pagamento de salário após o quinto dia útil do mês, será aplicada multa de 5% do valor do salário, acrescido de 1% ao dia de atraso.
A folha de pagamento, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulada por período superior a um mês, exceto casos de comissões, percentagens e gratificações.




