Economistas ouvidos pelo Banco Central (BC) projetam que a Selic, taxa básica de juros, terá corte de apenas 0,25 p.p (ponto percentual) na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), a partir desta terça (7). O resultado será divulgado na quarta-feira (8).
O boletim Focus mostrou que economistas elevaram para 10,50% sua estimativa para o patamar dos juros ao final de maio, interrompendo sequência de 38 semanas em 10,25%.
Com isso, o mercado espera um corte de 0,25 ponto percentual na atual taxa de 10,75%. O Banco Central vem realizando seguidos cortes de 0,50 ponto percentual na Selic nas últimas reuniões.
Além disso, os economistas também aumentaram a previsão para a taxa de juros no final deste ano para 9,63%, um aumento de 0,13 p.p, em relação à semana anterior. É a terceira alta em quatro semanas, quando a taxa era estipulada em 9%.
Já o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deve fechar este ano em 3,72%, redução de 0,01 p.p. Esta é a quarta semana de queda na inflação calculada, em 3,76% há quatro semanas. O centro da meta oficial para a inflação em 2024, 2025 e 2026 é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.
O câmbio não sofre alterações, com a paridade com dólar encerrando o ano em R$ 5, de acordo com o boletim do BC. É a segunda semana seguida que não há alteração na previsão dos economistas entrevistados.
O boletim Focus voltou a ser divulgado nesta segunda-feira, dia em que tradicionalmente é anunciado, após o término da greve dos servidores do BC.