Depois dos mutirões para mulheres e idosos encontrarem uma oportunidade de emprego, a Prefeitura de Campo Grande abre na terça-feira (1º de maço) o chamado Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho (Primt) para cadastro reserva e encaminhamento de mão de obra à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos da Capital (Sisep).
Conforme publicado em Diário Oficial, haverá quatro datas para acolhimento das candidaturas ao programa, o que deve acontecer nas seguintes datas:
- 1º de abril (terça-feira),
- 2 de abril (quarta-feira),
- 3 de abril (quinta-feira) e
- 4 de abril (sexta-feira).
Importante deixar claro que os atendimentos acontecem na sede da Fundação Social do Trabalho (Funsat) e apenas no período matutino, entre 7h e 10h, com 50 senhas distribuídas diariamente por ordem de chegada.
Beneficiários do Programa têm acesso a, no mínimo, 40 horas/aula de capacitação profissional, feita em cursos ou palestras, remunerados com um salário mínimo, cesta básica e alimentação nos dias de trabalho.
Primt
Regulado pelos critérios estabelecidos na lei Municipal nº 7.074/2023, o chamamento de beneficiários será voltado para atividades descritas no item 2 do manual do programa, segundo o Executivo em nota.
Ou seja, as inscrições recentes são para serviços de:
- Capina,
- Podas,
- Roçada,
- Varrição e conservação de logradouros públicos
- Preparação de áreas para realização de eventos.
Aqui cabe esclarecer que, candidatos que já integraram o quadro do Primt precisam ter sido desligados há mais de seis meses para poder se reinscrever, enquanto as inscrições inéditas precisam atender outros requisitos específicos.
Entre eles, o candidatos precisa estar desempregado de uma ocupação formal há, no mínimo, 180 dias, bem como ter idade entre 18 e 67 anos e estar devidamente inscrito junto ao Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Além disso, o candidato precisa apresentar documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência, a Folha Resumo do NIS (Número de Identificação Social) e não possuir renda familiar per capita maior que meio salário mínimo.
Há regime de cotas para ingressão junto ao Primt:
- 5% das vagas são destinadas a pessoas negras,
- 5% a pessoas com deficiência (PCD),
- 5% a mulheres vítimas de violência doméstica,
- 3% a egressos do sistema penitenciário e outros
- 3% a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Mutirões e medidas
Através da Funsat, a Prefeitura de Campo Grande tem preparado oportunidades para grupos específicos garantirem acesso ao emprego através dos populares mutirões.
No último dia 14 houve mutirão e 500 vagas exclusivas de emprego para mulheres, em ação da Funsat que envolveu também capacitações gratuitas e contou com a presença da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP); vice-prefeita, Camilla Nascimento (PP), secretária executiva da Mulher, Angélica Fontanari, entre outros.
Já na última quinta-feira (27), aconteceu mais uma edição do mutirão "Emprega CG 50+", trazendo oportunidade para quem já passou da meia idade mas ainda busca se manter ativo no mercado de trabalho.
Em balanço, se comparado com o Mutirão Emprega CG 50+ realizado em 21 de março de 2024, houve nítido crescimento do programa em diversos pontos, como o número de empresas parceiras que saltou de 10 para 16 e o total de vagas ampliado em 100%.
Na última ação de mutirão feita na Funsat, a Fundação relançou inclusive o chamado Núcleo de Inclusão Produtiva e Social (NIPS), que segundo o diretor da Instituição, João Henrique, emprega pessoas em situação de vulnerabilidade social.