Ranking
A empresa mais reclamada no Procon-MS, por conta de problemas na relação de consumo de imóveis residenciais é a MRV Prime, que aparece com 79 processos administrativos entre ano passado e este ano. Uma segunda empresa, do mesmo grupo, a MRV Engenharia, aparece em terceiro lugar no ranking de reclamações, com 52 consumidores insatisfeitos – o que leva a construtora ao topo da lista disparada, com 131 queixas entre 2011 e 2012.
A segunda com mais compradores insatisfeitos é a Goldfarb, com 52 registros no órgão; seguida da Brookfield que, assim como a MRV, se divide em duas empresas, a Brookfield MB Empreendimentos e a Incorporações – ambas somam 37 processos administrativos. A Homex segue em último, com duas reclamações.
Histórico
Muita água rolou até que as empresas começassem a mudar seu comportamento com os clientes. No ano passado a empresa MRV foi multada em mais de R$ 1,1 milhão por conta da cobrança de taxa de corretagem de seus clientes, que era de, em média R$ 2,9 mil. Na Brookfield a prática também foi constatada – consumidores eram obrigados a pagar até R$ 11,9 mil pela corretagem de um apartamento de R$ 252 mil.
Goldfarb também não escapou da mira do Procon e, em 2009, chegou a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) por conta do mesmo problema.
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