Economia

CHEQUE ESPECIAL

Projeto de lei limita juros a 3% ao mês

Projeto de lei limita juros a 3% ao mês

AGÊNCIA CÂMARA

14/01/2012 - 00h00
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Está em análise na Câmara Federal projeto que limita os juros do cheque especial a 3% ao mês. Pela proposta, do deputado Maurício Trindade (PR-BA), a instituição financeira que descumprir a determinação ficará obrigada a devolver em dobro o valor cobrado a mais, e ainda ficará sujeita a pagamento de multa no valor de R$ 500 por ocorrência.

O autor do projeto ressalta que, apesar de o Brasil ser um País capitalista, onde os preços não sofrem controle por parte do governo, há situações em que não se pode deixar o mercado atuar de forma autônoma.

“Não podemos permitir que bancos cobrem mais de 100% de juros por ano nos empréstimos realizados com o uso do cheque especial. Quando uma pessoa utiliza o cheque especial é porque precisa temporariamente do dinheiro. Os bancos se aproveitam das dificuldades das pessoas para cobrar o que acham melhor”, diz Trindade.

O parlamentar ressalta ainda que ao cliente, por outro lado, só cabe pagar o valor que ele utilizou. “Diante dessa situação de total descaso com os consumidores brasileiros, tomamos a iniciativa de apresentar esse projeto, de modo que seja colocado um ponto final na atitude dos bancos, de se aproveitarem da fragilidade dos clientes”, afirmou.

PROMOÇÃO

Black Friday amanhece com filas no centro de Campo Grande

Com primeira parcela do 13ª na conta, vendas já começaram a todo vapor nas primeiras horas de promoção

29/11/2024 11h15

Fila gigantesca em loja de make, durante a BlackFriday

Fila gigantesca em loja de make, durante a BlackFriday MARCELO VICTOR

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Blackfriday ocorre neste fim de semana no Brasil. As promoções prometem alegrar o bolso do consumidor e aquecer as vendas do comerciante.

Para comerciante e consumidor ficarem ainda mais felizes, a primeira parcela do décimo terceiro cai na conta nesta sexta-feira (29), o que deve movimentar mais ainda o comércio.

Portanto, a hora de economizar e comprar aquele produto que tanto queria, é agora.

Em Campo Grande, o movimento nesta sexta-feira amanheceu diferente do habitual no centro. As vendas já começaram a todo vapor nas primeiras horas de Black Friday e filas gigantescas se formaram em algumas lojas no centro da Capital.

Consumidores estão animados e felizes em riscar da lista aquele item que já queriam comprar há tempos.

Autônoma, Ana Paula Alem, enfrentou uma hora e dez minutos de fila para garantir itens de maquiagem a R$ 0,99.

“Cheguei 7:20 para ficar na fila. Eu quero comprar maquiagem hoje aqui base, corretivo, batom e produto de limpeza de rosto. Algumas coisas estarão por 99 centavos. Pretendo economizar bastante e vai dar certo”, disse.

Autônoma, Jaqueline Afonso, também ficou mais de uma hora na fila para conseguir makes baratas.

Fila gigantesca em loja de make, durante a BlackFridayItens em promoção na Black Friday. Foto: Marcelo Victor

“Vou comprar blush, batom, pó, base e rímel. Eu vi no Instagram da loja que estaria barato as coisas hoje aqui, tudo por 99 centavos. Abre 8:30 e no total vou ficar mais de uma hora na fila. Sou a primeira da fila, cheguei 7:10”, contou.

Comerciantes também estão empolgados e esperançosos que, com a Black Friday, irão bater a meta de fim de ano.

Até decoração especial as lojas prepararam para receber o consumidor. Cartolinas, fitas e panos coloridos chamaram a atenção de quem passava pelo centro hoje.

Gerente de uma loja de joias no centro de Campo Grande, Cláudia Oliveira, afirmou que espera vender 20% a mais neste fim de semana.

“Estou esperando um diferencial por ser Black Friday, espero que seja melhor que uma sexta-feira comum. Espero que as vendas aumentar mais de 20%, preciso bater a minha meta. Cada vendedora tem meta para bater, a loja tem uma meta. Agora de manhã, o movimento está tranquilo na loja física, mas pelo celular o movimento foi desde a hora que eu cheguei”, disse.

Black Friday é o dia em que inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções em muitas lojas.

É um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, ou seja, celebra-se no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro. Em 2024 a Black Friday cai em 29 de novembro, em 2025 no dia 28 e em 2026 no dia 27 do mesmo mês.

Black Friday já é considerada uma das principais datas do varejo no comércio em Mato Grosso do Sul.

A Black Friday deve movimentar R$ 406,64 milhões na economia de Mato Grosso do Sul, segundo levantamento feito pelo Sebrae-MS e pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF-MS).

Fila gigantesca em loja de make, durante a BlackFriday

FISCALIZAÇÃO

De acordo com o subsecretário do Procon Municipal, José Costa Neto, empresas que tentarem enganar o cliente serão punidas.

“Se há quatro semanas atrás esse preço era R$ 50,00 e uma semana antes da Black, que é hoje, a Black oficial é hoje, esse produto passou, uma semana antes, passou para R$ 100,00, e hoje volta para R$ 40 ou R$ 50, isso aí é uma propaganda nossa, isso aí não pode acontecer, tem de sair da promoção. Não pode ser caracterizado como item promocional e essa empresa vai ter de responder”, explicou.

Segundo o subsecretário, 12 profissionais do Procon estão nas ruas nesta sexta-feira (29) de Black Friday para fiscalizar as promoções dos comércios.

“Vamos estar em torno de 12 profissionais nossos da fiscalização fazendo o monitoramento, o acompanhamento, a averiguação nessas lojas que foram pesquisadas, nessas lojas que foram monitoradas durante todo o dia de hoje”, finalizou.

Consumo

Campo Grande: saiba tudo sobre a Black Friday em MS

Eletrodomésticos e eletrônicos devem contribuir para a movimentação de R$ 400 milhões em MS

29/11/2024 08h30

Arquivo - Correio do Estado

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Realizada hoje, a Black Friday já é considerada uma das principais datas do varejo no comércio em Mato Grosso do Sul. Com promoções atrativas, o período estimula o consumo, antecipa as compras de fim de ano e contribui para o aumento da arrecadação, a geração de empregos e a renovação dos estoques. Comerciantes de Mato Grosso do Sul acreditam que a data deve alavancar as vendas de fim de ano. 

Especialistas do setor econômico destacam que a data se tornou uma oportunidade estratégica para consumidores, lojistas e ainda outros setores, como é o caso dos serviços, que nos últimos anos embarcaram na campanha.

“A entrada de recursos da Black Friday vai propiciar a contratação de novos funcionários, alta da arrecadação do comércio e reposição de estoques para o Natal”, comenta o mestre em Economia, Eugênio Pavão.

A economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecomércio), Regiane Dedé de Oliveira, corrobora ao destacar que a Black Friday é mais um período importante para o comércio, tanto de MS quanto do País, por ser mais uma data que fomenta o comércio. 

“Ela passou a ser uma outra data positiva para o comércio pelo fato dos consumidores esperarem esse desconto, essa promoção, e antecede o Natal”, reforça. O economista Eduardo Matos reitera que a data já tradicional é um evento anual que traz muitos benefícios para o consumo, para o varejo e principalmente para o comércio. 

“Já foi provado que a data justamente ocorre, mais ou menos, dentro do prazo em que as pessoas recebem a primeira parcela do 13º, os trabalhadores formais, nesse caso, sendo importante para movimentar a economia através das compras, da geração de novas vagas, bem como mais dinheiro girando”, detalha.

Sendo um aquecimento para as compras de fim de ano, os economistas pontuam que os consumidores já se preparam para adquirir produtos específicos. “Muitas pessoas, às vezes, já compram algum eletrodoméstico, algum aparelho eletrônico que vem esperando, e aproveitam o fim de ano e o período da Black Friday por conta dos atrativos nos preços”, relata Regiane.

COMÉRCIO

Entre os comerciantes de Campo Grande consultados pelo Correio do Estado, o consenso é de lucro, tendo em vista que as semanas que antecederam esta sexta-feira de promoções já gerou bons resultados. 

“Eu fiz o black já no começo do mês, e graças a Deus as vendas foram ótimas”, comemora  Camila Vicente, proprietária da loja Milua, localizada no Bairro Leblon, em Campo Grande, acrescentando que o aumento das vendas foi tão significativo que se aproximou da meta de dezembro, valor que costuma ser mais elevado.

Ana Luiza da Cruz, dona da Loja Trecos e Tarecos Presentes, localizada na Rua Divisão, na Capital, ressalta que em seu comércio as expectativas são grandes: “O movimento na loja física tem sido maior que na rede social. Mas, mesmo assim, ainda mais fraco que no ano passado de modo geral, o comércio ainda não está aquecido para o fim de ano”.

A empresária complementa que, ainda assim, seguem confiantes e esperando o máximo: “Já estamos com a loja decorada e preparada para a data. Preparamos vários produtos com até 50% de desconto”.

Com lojas situadas fora dos grandes centros comerciais da Capital, como shoppings e área central, Eduardo Matos salienta que hoje as compras estão se desvinculando dessas regiões. 

“Está em mutação, há uma descentralização de cidades do porte de Campo Grande, sendo a capital de MS um grande exemplo disso. Nós temos a 14 de Julho, que hoje já não é mais um centro comercial. Temos que olhar bastante para os bairros e as comunidades periféricas, onde está crescendo muito o comércio e estão se tornando polos de bens de consumo para a população”, analisa o economista.

Levantamento do Sebrae-MS e do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF-MS) indica que o “feriado comercial” deve movimentar mais de R$ 400 milhões na economia do Estado.

Conforme o levantamento, móveis, eletrodomésticos e eletrônicos são os produtos que mais atraem os olhares dos sul-mato-grossenses durante esse período de liquidação, com 47,32% dos entrevistados com intenção de compra. 

Em seguida, aparece as vestimentas (roupas, calçados e acessórios), com 29,19%, e, fechando o top 3, notebooks e computadores, com 9,06%.
A pesquisa revelou ainda que 82,38% dos entrevistados preferem realizar as compras de forma presencial, ou seja, em loja física. 

ALERTA

A Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul (Procon-MS) destaca que hoje equipes estarão disponíveis para atender denúncias de consumidores encaminhadas pelo telefone 151 e no site www.procon.ms.gov.br.

Uma das principais orientações do Procon-MS é que o consumidor faça uma pesquisa prévia de preços. Monitorar o valor dos produtos semanas antes da Black Friday ajuda a identificar se os descontos são reais ou mascarados. 

“A Black Friday é um momento de oportunidade, mas também de cuidado. Nosso objetivo é proteger o consumidor e garantir que ele tenha acesso a informações claras e verdadeiras”, destaca o secretário-executivo Angelo Motti. 

O Procon Municipal de Campo Grande também intensificou suas ações de fiscalização durante toda a semana, monitorando estabelecimentos e orientando consumidores sobre os cuidados necessários ao realizar suas compras.

“O objetivo é garantir que os consumidores tenham uma experiência de compra segura e justa, evitando práticas abusivas e garantindo que as ofertas sejam reais”, afirmou o subsecretário José Costa Neto.

Em Campo Grande as demandas para esclarecer dúvidas dos consumidores são feitas por meio do canal de denúncias 156 (opção 2) ou presencialmente, na Avenida Afonso Pena, nº  3.128, Centro. 

R$ 406 mi

A Black Friday deve movimentar R$ 406,64 milhões na economia de Mato Grosso do Sul, segundo levantamento feito pelo Sebrae-MS e pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF-MS).

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