Economia

RECUPERAÇÃO

Setor sucroenergético de MS reage e tem 19 usinas operando

Produção de cana de açúcar cresce 5,6% e indústrias focam mercado de etanol

DANIELLA ARRUDA

18/03/2019 - 05h00
Continue lendo...

Setor sucroenergético de Mato Grosso do Sul começa o ano de 2019 com expectativa de recuperação no volume de moagem de cana-de-açúcar em relação ao ano passado e tendência de estabilidade no número de usinas instaladas no Estado, após série de fechamentos em anos anteriores.

De acordo com dados repassados pela Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), foram 19 unidades em operação nesta safra, todas com produção de etanol (hidratado e anidro). Desse total, dez delas funcionaram com produção de açúcar e 12 exportando bioeletricidade para o Sistema Interligado Nacional (SIN). O número deve permanecer o mesmo para a próxima safra, projeta a associação. 

As usinas em atividade no Estado estão situadas nos municípios de Angélica, Ivinhema, Dourados, Maracaju, Rio Brilhante, Ponta Porã, Bataiporã, Aparecida do Taboado, Costa Rica, Chapadão do Sul, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Vicentina, Fátima do Sul, Caarapó e Sonora.

Além delas, também  há unidades classificadas como projeto, situadas respectivamente em Paranaíba (projeto Coruripe) e Eldorado (projeto Rio Paraná). Apesar de haver plantas distribuídas em 19 municípios, a atividade canavieira impacta diretamente 39 municípios sul-mato-grossenses, segundo a Biosul.

SAFRA

Até a segunda quinzena de fevereiro, a produção de cana para a safra 2018/2019 havia alcançado 47,4 milhões de toneladas em MS, volume 5,6% superior ao do mesmo período da safra passada. No entanto, esse resultado superou a produção total do ciclo anterior (2017/2018), que foi de 46,9 milhões de toneladas. 

Para o presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho, o regime de produção estendido, particular ao Estado, contribuiu para tais números. “Consolidamos a produção na entressafra, sinalizando uma recuperação do setor com relação à safra passada e nos aproximando da nossa expectativa inicial de moagem, que é chegar perto de 50 milhões de toneladas”, destacou.

Ainda segundo o presidente da associação, a renovação do canavial está dentro da média do setor para este ano, em MS. “Estamos atentos a esse período, de dezembro até março, que é importante para o desenvolvimento da cana. Preocupou a falta de chuva em dezembro e em fevereiro voltou a chover até um pouco mais que a média. A nossa expectativa é ter uma boa matéria-prima para o próximo ciclo, e isso a gente consegue medir de duas formas: uma é a produtividade de tonelada de cana por hectare e outra é pela quantidade de sacarose contida na cana (ATR)”, comentou.

Em relação aos produtos, a produção de etanol total somou 3,1 bilhões de litros (crescimento de 25,4% em relação ao ciclo anterior),  sendo 2,3 bilhões de litros do hidratado e 784 milhões de litros do anidro. Conforme a Biosul, o volume produzido de etanol hidratado teve alta de 41,9%; enquanto o anidro teve queda de 7,3% no total produzido em relação à safra anterior, ou 62,4 mil litros a menos. A produção de açúcar ficou em 934,9 mil toneladas, com recuo de 36,2% no comparativo com o ciclo 2017/2018 (1,4 milhão de toneladas). A safra 2018/2019 será encerrada no dia 31 deste mês. (Com informações da RPANews)

 

Oportunidade

Prefeitura de Taquarussu abre processo seletivo

Vagas de níveis médio e superior irão atender as secretarias de Saúde e Assistência Social do município

22/11/2024 16h30

Prefeitura Municipal de Taquarussu

Prefeitura Municipal de Taquarussu Divulgação

Continue Lendo...

A Prefeitura de Taquarussu anunciou a abertura de um novo processo seletivo simplificado. O edital nº 001/2024 (a partir da página 565) oferece 21 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva, para cargos de níveis médio e superior.

O certame tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com as necessidades da administração municipal. As oportunidades estão distribuídas entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social.

Cargos oferecidos

  • Nível Superior: Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Psicólogo, Técnico em Enfermagem, Assistente Social e Psicopedagogo
  • Nível Médio: Agente Social

Os salários variam de R$ 2.057,74 a R$ 3.858,27, para jornadas de trabalho de até 40 horas semanais.

Como participar

As inscrições para o processo seletivo da Prefeitura de Taquarussu estarão abertas até as 13h do dia 29 de novembro de 2024. Os interessados devem se cadastrar exclusivamente pela internet, preenchendo o formulário de inscrição disponível no site oficial da prefeitura.

A avaliação dos candidatos será realizada por meio de prova de títulos, na qual serão pontuados critérios relacionados à qualificação e experiência profissional. Em caso de empate, os critérios de desempate serão:

  1. Maior tempo de serviço na função
  2. Maior idade

Assine o Correio do Estado

Economia

Campo Grande registra 2,8% de desocupação, a 2° menor entre capitais

No âmbito estadual, Mato Grosso do Sul registrou 2,26 milhões de pessoas em idade para trabalhar, número estável em comparação ao mesmo período de 2023

22/11/2024 15h00

Campo Grande registra 2,8% de desocupação, a 2° menor entre capitais

Campo Grande registra 2,8% de desocupação, a 2° menor entre capitais Reprodução Internet

Continue Lendo...

A taxa de desocupação em Campo Grande atingiu 2,8% no terceiro trimestre de 2024, conforme dados da PNAD Contínua, divulgados nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O índice, que representa uma queda de 1,2 ponto percentual (p.p.) em relação ao trimestre anterior, é o segundo menor entre as capitais do país. Campo Grande, que liderava o ranking, foi superada por Cuiabá, onde a taxa de desocupação chegou a 2,7%.  

No âmbito estadual, Mato Grosso do Sul registrou 2,26 milhões de pessoas em idade para trabalhar, número estável em comparação ao mesmo período de 2023. Destas, 1,49 milhão estavam na força de trabalho, sendo 1,43 milhão ocupadas e 57 mil desocupadas.  

Segundo o IBGE, é considerada ocupada a pessoa em idade apta para trabalhar que exerceu, de forma remunerada, pelo menos uma hora de atividade na semana de referência, incluindo trabalhos formais e informais. Os desocupados são aqueles que não se enquadram nesse perfil.  

O nível de ocupação em Mato Grosso do Sul foi de 64,2%, um aumento de 0,8 p.p. em relação ao trimestre anterior e ao mesmo período do ano passado, sendo ambos os resultados considerados estáveis.  

Entre os estados, a taxa de desocupação de Mato Grosso do Sul (3,8%) foi a quarta menor, atrás de Rondônia (2,1%), Mato Grosso (2,3%) e Santa Catarina (2,8%). Pernambuco, por sua vez, apresentou a maior taxa, com 10,5%.  

Campo Grande registra 2,8% de desocupação, a 2° menor entre capitais

No Brasil, a taxa de desocupação no terceiro trimestre de 2024 foi de 6,4%, representando uma queda de 0,5 p.p. em relação ao trimestre anterior (6,9%) e de 1,3 p.p. frente ao mesmo período de 2023 (7,7%).  

Por gênero, a taxa nacional foi de 5,3% para homens e 7,7% para mulheres. Já por cor ou raça, a desocupação foi inferior à média para brancos (5,0%) e superior para pretos (7,6%) e pardos (7,3%).  

Empregos e setores  

Mato Grosso do Sul manteve estabilidade no número de empregados, totalizando 1,06 milhão no terceiro trimestre, ante 1,05 milhão no trimestre anterior. Deste total, 757 mil atuam no setor privado, 209 mil no setor público e 98 mil como trabalhadores domésticos.  

O número de empregados no setor privado com carteira assinada registrou variação de 12 mil pessoas, mas foi considerado estável em relação ao trimestre anterior (1,6%) e ao mesmo período de 2023 (3,5%). No setor privado sem carteira assinada, o total permaneceu em 172 mil, também estável frente ao trimestre anterior (5,5%).  

Os dados reforçam a recuperação gradual do mercado de trabalho no estado e no país, com índices de ocupação superiores aos registrados em 2023 e avanços consistentes na redução da desocupação.


 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).