O turismo em Corumbá, cidade a 444 quilômetros de Campo Grande, movimentou R$ 318 milhões em 2015. De acordo com a prefeitura local, esse valor corresponde a 11% do Produto Interno Bruto (PIB) do município.
Durante o ano passado, foram 218 mil visitantes passando pela cidade, conhecida como "Capital do Pantanal". Os dados foram coletados a partir do Observatório do Turismo, um núcleo de pesquisa e estatística da prefeitura.
O Pantanal garantiu a atenção de quem decidiu ir para Corumbá e os dados divulgados indicaram que turistas de 28 países passaram pelo município, representando 41 mil turistas estrangeiros. Indicador 39,5% maior do que foi em 2014.
Holanda, França, Alemanha e Estados Unidos foram a origem da maioria dos visitantes, seguidos por essa ordem.
Brasileiros também se interessaram pelo destino. A maioria era do Sudeste (37%), depois o próprio Centro-Oeste (24,9%) e o Sul (16,7%).
"Com a nova rota aérea implantada em agosto de 2015, ligando Corumbá a Campinas, foi possível observar uma ocupação acima de 70% e uma demanda crescente de estrangeiros", analisou a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes, via assessoria de imprensa.
NO COMÉRCIO
A prefeitura divulgou que o resultado da movimentação do setor garantiu geração de 2,8 mil empregos, sendo 1.304 diretos e 1.580 indiretos. "São números positivos tendo em vista o cenário econômico do país", comemorou o coordenador do Observatório do Turismo de Corumbá, o economista Ronan Xavier Machado.
EXPECTATIVA
Corumbá e Bonito, 300 quilômetros de Campo Grande, participam da promoção do evento I Adventure Week Brasil, que pretende dar mais impulsão ao setor de turismo das duas cidades.
A Adventure Travel Trade Association, o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) e o governo do Estado são os organizadores.
A assessoria de imprensa da prefeitura ainda ressaltou em nota que a cidade tentará chamar a atenção por ser um dos 10 destinos brasileiros para divulgação da gastronomia nas Olimpíadas e Paraolimpíadas, com financiamento do Ministério do Turismo.


