Emocionalmente abalado, o Botafogo foi derrotado pelo América-MG por 2 a 1, na Arena do Jacaré, e se complicou na briga por uma vaga na Libertadores. O Coelho por sua vez mantém vivo o sonho de se permanecer na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Os gols da partida foram marcados por Kempes e Fábio Júnior para os mineiros, enquanto Loco Abreu descontou para o alvinegro. Com o resultado o Glorioso se mantém com 55 pontos, mas se mantém na quinta posição. Já os mineiros, chegam aos 34 e suas chances de deixar a zona de rebaixamento crescem a cada rodada.
O técnico Caio Júnior realizou duas mudanças na equipe que perdeu para o Vasco, no último domingo, no Engenhão. Lucas e Herrera cederam seus lugares a Alessandro e Gustavo. Desta forma o Botafogo mudou o esquema tático, passando a jogar com três zagueiros. Por incrível que pareça, a entrada de um defensor na vaga de um atacante fez bem ofensivamente ao time, que tinha um bom volume de jogo. Defensivamente, no entanto, os atacantes do América-MG levavam a melhor sobre os três zagueiros do Alvinegro e quase abriu o placar com Fabio Júnior, aos 12 minutos.
Maicosuel se movimentava muito e era a principal peça ofensiva no meio de campo. Elkeson buscava o jogo, mas falhava tecnicamente, inclusive, perdendo um gol sozinho dentro da área chutando por cima de Neneca. Após uma saída de bola errada do Botafogo, aos 33 minutos, o América-MG teve um contra-ataque a seu favor. Fabio Júnior foi derrubado por Jefferson dentro da área e Kempes, na cobrança de pênalti, abriu o placar, 1 a 0. Como sempre, após sofrer um gol, o time de Caio Júnior se perde emocionalmente. Seis minutos depois de abrir o placar, o Coelho ampliou com Fábio Júnior.
O Botafogo voltou do intervalo com Herrera e Everton nas vagas de Elkeson e Cortês. As alterações não surtiram efeito e o time continuou mal na partida, sem conseguir criar oportunidades. Sem merecer, os cariocas descontaram com um golaço de Loco Abreu, que cara a cara chutou o ar e esperou Neneca cair para encobrir o goleiro, 2 a 1. Em seguida, o lateral-esquerdo Gilson se desentendeu com Herrera e foi expulso. Caio Júnior tirou Fábio Ferreira e lançou Alexandre Oliveira, desfazendo o esquema com três zagueiros. O Glorioso cresceu no jogo.
Aos 30 minutos, o Botafogo chegou ao gol de empate com Herrera, mas arbitragem, equivocadamente, marcou um impedimento inexistente. O Alvinegro com um a mais em campo fez grande pressão criou inúmeras oportunidades para empatar, mas a falta de pontaria foi decisiva e o time volta para o Rio de Janeiro sem pontos na bagagem.
Na próxima rodada, o Botafogo recebe o Internacional, no domingo, às 17h, no Engenhão. Já o América-MG, por sua vez, visita o São Paulo, no sábado, às 19h, no Morumbi.