Sequer foi encerrada a primeira fase do Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2022 e já temos um rebaixado para a segunda divisão local: é o outrora poderoso Águia Negra, clube de Rio Brilhante e que acumula em sua galeria quatro títulos estaduais, conquistados em 2007, 2012, 2019 e 2020.
Gravemente afetado pela pandemia de Covid-19, o rubro-negro da Pequena Cativante viu suas finanças em problemas sérios recentemente.
Além disso, a troca do prefeito da cidade – Donato Lopes (PSDB) saiu e entrou Lucas Foroni (MDB) – e a não reeleição do presidente, Iliê Vidal, como vereador acabaram piorando todo o cenário do clube.
Em 2021, o clube já entrou em campo com problemas e viu seu predomínio no campeonato dos dois anos anteriores ir por água abaixo, sendo eliminado do torneio na primeira fase, fato esse que surpreendeu muitos, mas foi um anúncio de que o pior viria.
Neste ano, Iliê já havia revelado que o time entraria em campo com dificuldades, e agora a equipe colhe os frutos da má gestão plantada no passado e é rebaixada, podendo ter um triste fim, assim como outros tradicionais clubes do Estado, como Ubiratan e Corumbaense.
A queda foi confirmada na noite de quarta-feira, quando o Coxim bateu o Naviraiense, por 2 a 0, em casa, e o Águia perdeu, por 2 a 1, para o Aquidauanense, no estádio Ninho da Águia. Coincidentemente, o Azulão foi o time vice-campeão estadual nos dois últimos títulos do rubro-negro.
Outro próximo do rebaixamento é o União ABC. A situação pode se confirmar amanhã, contra a Serc, no Morenão.




