Esportes

Atletismo

Americana culpa brasileira por queda de bastão; ambas são desclassificadas

Americana culpa brasileira por queda de bastão; ambas são desclassificadas

G1

18/08/2016 - 14h17
Continue lendo...

Uma confusão na segunda troca de bastões gerou a desclassificação do Brasil no revezamento 4x100m feminino. Pelo tempo de 42s85, o país teria ficado na nona colocação geral e não passaria à final. Mas o quarteto se despediu de forma mais amarga após a equipe dos Estados Unidos reclamar de um esbarrão de Kauiza Venâncio em Allyson Felix, que derrubou o bastão - a equipe americana cruzaria em último lugar na esperança de pedir o recurso, mas como o objeto caiu fora da área de passagem, não adiantou em nada. O time verde-amarelo foi punido, mas as americanas também estão fora da briga por medalhas.

- Eu fui empurrada, perdi completamente o equilíbrio para passar para English. Talvez, se eu tivesse mais um passo, fosse diferente, mas eu estava completamente caindo. Estou muito chateada - disse Felix, vice-campeã dos 400m na Rio 2016.

Alheia ao problema enfrentado pelas principais adversárias pelo pódio, a Jamaica, liderada por Shelly-Ann Fraser-Pryce, foi a mais rápida do dia e cravou o melhor tempo do país no ano: 41s79. A última vaga ficou com a China, com o tempo de 41s70. A disputa por medalhas será às 22h15 (horário de Brasília) desta sexta-feira.

Brasil larga mal e atrapalha americanas

A formação titular do Brasil foi confirmada nesta quinta-feira. A comissão técnica da Confederação Brasileira (CBAt) segurou a lista até o último momento na esperança de que o departamento médico liberasse Ana Cláudia, que sentia desconforto no joelho direito mas era um dos pilares do time ao lado de Rosângela Santos. Não foi o que aconteceu.

A escalação do Brasil foi aberta por Bruna Farias, que não largou bem e demorou a passar o bastão para Franciela Krasucki. Na segunda transição, Kauiza esbarrou em Allyson Felix, que não conseguiu alcançar English Gardner. A multicampeã americana ficou furiosa e reclamou muito. As brasileiras alegaram que o toque ocorreu depois de o bastão adversário cair, mas as imagens mostraram que, na verdade, aconteceu antes, como afirmaram as americanas.

- Eu só senti o toque, me desequilibrei, mas estava na minha raia. Vamos ver o que a comissão fala. Não pisei na raia de ninguém. Ela me tocou. Desequilibrou, mas deu para recuperar - disse Kauiza.

Kauiza passou o bastão para Rosângela ocupando uma das últimas posições. A velocista carioca arrancou de forma impressionante e conseguiu cruzar a linha de chegada na quarta colocação. Houve muita expectativa até a divulgação dos tempos no telão. Quando apareceu a marca de 42s85, 15 centésimos mais lenta do que a da China e Canadá, o sonho da final foi encerrado. Depois das reclamações americanas, a eliminação tornou-se ainda mais amarga.

- O que vimos foi que a americana que bateu na Kauiza, mas de forma alguma ela estava com o corpo na outra raia. Um braço bateu no outro braço. Temos que chegar e ver. Ela se recuperou bem rápido e conseguiu chegar em mim. Eu corri do jeito que tinha de ser corrido. Tentei ao máximo chegar na menina da frente. Saímos com a cabeça erguida. Buscamos ao máximo. Esporte é isso. Ás vezes caímos, mas não vamos desistir nada até ganhar mais uma medalha.

DECISÃO

Finalistas da Copa do Brasil serão conhecidos neste domingo

Corinthians e Cruzeiro jogam em Itaquera e Flu e Vasco no Maracanã

14/12/2025 07h15

Taça da Copa do Brasil, levantada pelo Flamengo no ano passado

Taça da Copa do Brasil, levantada pelo Flamengo no ano passado Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Continue Lendo...

A Copa do Brasil conhecerá, neste domingo (14), os seus dois finalistas em partidas que envolvem Corinthians e Cruzeiro, em Itaquera, e Fluminense e Vasco, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Timão em vantagem

O primeiro finalista será definido a partir das 18h (horário de Brasília), quando o Corinthians recebe o Cruzeiro em Itaquera com uma vantagem mínima, após triunfar por 1 a 0 no confronto de ida.

Desta forma, a equipe do Parque São Jorge garante a vaga na decisão da competição mesmo com um empate. Já a Raposa precisa vencer por dois de diferença para se classificar no tempo regulamentar, ou de ao menos um triunfo por diferença simples para forçar as penalidades máximas.

Mesmo jogando em casa com o apoio de sua Fiel torcida, o técnico Dorival Júnior afirmou, em entrevista coletiva, que o confronto está aberto: “O jogo do final de semana será ainda mais pesado, muito mais forte, com as equipes ainda mais concentradas, e o resultado está todo ele em aberto. Temos uma pequena vantagem, muito importante, construída dentro da casa do Cruzeiro”.

Uma dúvida do Timão é o centroavante Yuri Alberto, que sentiu um incômodo na perna esquerda na partida da última quarta-feira (10). Quem tem dois desfalques confirmados é o Cruzeiro, que não poderá contar com o zagueiro Lucas Villalba, que sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo, e com o volante Lucas Romero, suspenso por acúmulo de cartões amarelos.

Em uma partida na qual precisa marcar gols, Léo Jardim pode contar com o retorno do atacante Wanderson, que se recuperou de uma lesão muscular na coxa esquerda. “Com certeza, [o Wanderson] tem a opção de treinar, mas é um jogador que está fora há algum tempo. O condicionamento dele, se for para dez ou 15 minutos, ajudará principalmente em termos defensivos”, declarou o técnico português.

Clássico carioca

O segundo finalista da competição será conhecido quando terminar o clássico entre Fluminense e Vasco, que será disputado a partir das 20h30 no estádio do Maracanã. O Cruzmaltino entra em campo muito animado após triunfar no confronto de ida, na última quinta-feira (11), pelo placar de 2 a 1.

Apesar da vantagem, o técnico Fernando Diniz manteve uma postura humilde após a partida. “Terminou apenas o primeiro tempo. São 180 minutos e temos que ficar focados, procurar corrigir o que erramos hoje e enfrentar o jogo de domingo com a máxima seriedade e respeitar o nosso adversário”, declarou em entrevista.

Quem se manifestou de forma semelhante foi o comandante do Fluminense, o argentino Luis Zubeldía: “Quem acredita que jogos de Copa são apenas 90 minutos está errado. Apenas se vencer por 3 a 0 ou 4 a 0 [...]. Temos que corrigir ações pontuais, como transições, um contra um. É ajustar para os próximos 90 minutos para dar a volta no mata-mata”.

Para esta partida decisiva o Fluminense contará com um importante retorno, do atacante uruguaio Agustín Canobbio, que não jogou o primeiro jogo da semifinal por estar suspenso por acúmulo de cartões amarelos.

Vitória suada

Arsenal sofre contra o pior time da Premier League em casa, mas vence com 2 gols contra

Na cola dos Gunners, Manchester City enfrenta o Crystal Palace neste domingo

13/12/2025 23h00

Gabriel Jesus fez boa partida neste sábado

Gabriel Jesus fez boa partida neste sábado Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Mesmo em casa o Arsenal foi incapaz neste sábado de marcar contra o Wolverhampton, lanterna da Premier League, mas foi beneficiado com dois gols contra. O 2 a 1 no Emirates Stadium consolidou o time de Londres na liderança do campeonato com 36 pontos. O Manchester City tem 31 e enfrenta o Crystal Palace neste domingo. O Wolverhampton somou apenas 2 pontos em 16 rodadas.

Diante de sua torcida, o Arsenal teve muito mais posse de bola e passou praticamente todo o primeiro tempo no campo de ataque. O domínio, porém, foi ilusório. Os visitantes conseguiram neutralizar o rival com um esquema com três zagueiros, e o Arsenal terminou a primeira etapa sem um finalização em direção ao gol de Johnstone. A melhor chance foi do Wolverhampton, quando o sul-coreano Hwang Hee-Chan finalizou um contra-ataque para a defesa de Raya.

O segundo tempo começou com ainda mais posse de bola do Arsenal, mas o time era incapaz de finalizar com perigo. Ainda antes dos 15 minutos, o técnico Mikel Arteta fez três alterações, colocando Odegaard, Trossard e Merino em campo. O time trocava passes no campo de ataque, mas continuava com dificuldades para criar chances realmente perigosas.

A primeira finalização correta do Arsenal no jogo aconteceu aos 22 minutos, quando Declan Rice acertou um belo chute e exigiu grande defesa de Johnstone. A pressão do time da casa após um escanteio pela direita. Saka cobrou com efeito e quase marcou um gol olímpico, mas a bola bateu na segunda trave, voltou nas costas de Johnstone e entrou. Gol contra.

O Arsenal continuou pressionando, mas viu o Wolverhampton abandonar o esquema de três zagueiros e se aventurar no ataque. No final do jogo, Arias, ex-Fluminense, entrou no Wolverhampton, e o brasileiro Gabriel Jesus voltou a defender o Arsenal na Premier League após mais de 11 meses, depois de se recuperar de grave lesão.

Aos 45 minutos, os visitantes conseguiram empatar com uma cabeçada de Arokodare. Nos acréscimos, o Arsenal conseguiu a vitória com a participação imprescindível de Gabriel Jesus, que disputou pelo alto um lance com Mosquera. O defensor acabou desviando para a própria meta. Segundo gol contra do Wolverhampton.

O líder Arsenal volta a jogar na Premier League como visitante contra o Everton, e o lanterna Wolverhampton tenta sua primeira vitória no campeonato ao receber o Brentford. Os dois jogos acontecem no sábado.

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).