Esportes

CATAR 2022

Apenas Marrocos foi capaz de fazer gol em Marrocos na Copa do Mundo até agora

Seleção levou apenas um gol, que foi contra, feito pelo próprio zagueiro

Continue lendo...

Definidos os dois confrontos da semifinal na Copa do Mundo do Qatar: na terça, 3º x 12º; no dia seguinte o 4º encara o 22º; ou seja Argentina x Croácia no primeiro dia e França x Marrocos no segundo.

Como aconteceu na Copa de 2018, duas seleções fora do top 10 do último ranking Fifa divulgado antes do Mundial conseguiram furar a lista de favoritos e garantir vaga na semifinal.

Na Rússia foram Inglaterra (12º) e Croácia (20º). A mesma Croácia volta agora à semi, oito posições acima; e Marrocos é a pior das quatro classificadas, com seu 22º lugar.

Se passarem pela França, os marroquinos vão à decisão com o pior ranking já registrado para um finalista, batendo a marca justamente da Croácia de 2018.

Desde a criação do ranking, no fim de 1992, esta não é a colocação mais distante do topo de um semifinalista.

O recorde ainda pertence à Coreia do Sul, 40º na Copa em que foi anfitriã, ao lado do Japão, em 2002. Aliás, os coreanos perderam na disputa do 3º lugar para a Turquia, 22ª na Fifa.

Outra pior que Marrocos foi a Bulgária, 29ª do ranking quando terminou em quarto lugar na Copa de 1994, nos Estados Unidos.

Encarar uma poderosa equipe do top 10, como a França, não é uma novidade para a equipe do norte da África na competição do Qatar.

Pelo contrário, no caminho percorrido até aqui, ninguém teve que enfrentar (e deixar para trás) tantos top 10.

Na primeira fase, a vitória contra a Bélgica (segunda no ranking) por 2 a 0 foi fundamental para dar aos marroquinos a liderança no Grupo F.

Os outros rivais na primeira fase foram a Croácia (empate sem gols) e o Canadá (venceram por 2 a 1 o 41º da lista).

Nas oitavas de final vieram os espanhóis, em sétimo. Após o empate por 0 a 0 nos 120 minutos, Marrocos marcou 3 a 0 nos pênaltis e despachou a seleção de Luis Enrique.

Depois, Portugal, mais um top 10 (atualmente, em nono), entrou no caminho dos africanos nas quartas de final. A vitória foi nos 90 minutos, com gol de En-Nesyri.

O resultado transformou Marrocos na primeira seleção do continente africano a passar para as semifinais.

Na outra ponta, a Argentina, seleção com melhor ranking na semifinal, só pegou um top 10 até aqui: a Holanda, que é oitava e foi eliminada nas oitavas, nos pênaltis, após empate em 2 a 2.

Franceses e croatas já passaram por dois top 10 na jornada até a semifinal.

Os atuais campeões tiveram pela frente a Dinamarca (10ª), na primeira fase, e, na última partida, a Inglaterra (5ª).

Enquanto isso, Modric e cia. jogaram contra a Bélgica (2ª) na primeira fase, e despacharam o Brasil, líder do ranking, nas oitavas de final.

Aliás, a maldição do primeiro colocado do ranking Fifa continua matando mais do que Jason. O Brasil foi a última vítima.

Nunca uma equipe à frente da lista conseguiu sair com o título.

Quem chegou mais perto foi o próprio Brasil, em 1998, quando liderava a lista e foi até a final, quando perdeu para a França (18ª).

Futebol

Estilo agressivo do Flamengo preocupa técnico do Paris Saint-Germain: 'Não estamos acostumados'

Times se enfrentam nesta quarta-feira pela final do Mundial

16/12/2025 23h00

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Continue Lendo...

O estilo agressivo do Flamengo preocupa o técnico do Paris Saint-Germain para a disputa da final da Copa Intercontinental, nesta quarta-feira, às 14h, em Al Rayyan, no Catar.

Luis Enrique fez até uma comparação entre a forma de jogar do rubro-negro com a do Botafogo, que venceu o time francês, por 1 a 0, no Mundial do meio do ano nos Estados Unidos.

"Jogamos contra o Botafogo, que fez um jogo muito fechado, defendendo no próprio campo. É o tipo de partida ao qual estamos acostumados, contra equipes que se defendem muito e atacam pouco O Flamengo não vai jogar assim", afirmou o treinador espanhol.

Luis Enrique aproveitou para fazer uma análise profunda do Flamengo.

"É um time que joga muito bem com a bola, sai jogando desde trás e, sem ela, pressiona muito bem. É um time muito interessante, fisicamente forte, com jogadores experientes e de muita qualidade, que sabem disputar jogos grandes. Acho que será uma final apaixonante, porque os dois times têm estilos parecidos."

O treinador também ratificou a importância da competição, quebrando o estereótipo de que os times europeus não dão valor aos 'torneios mundiais'.

"Estamos totalmente cientes da importância deste jogo. Isso representa muito para nós. Marcar a história do PSG foi um objetivo na temporada passada e continua sendo nesta. É a primeira vez que temos a chance de conquistar esse troféu. Antes, havia diferenças claras nesse tipo de competição, mas hoje é muito importante para o Flamengo e também é muito importante para nós."

Por fim, Luis Enrique explicou o fato de ter tido de que preferia o Pyramids - time derrotado na semifinal - na final ao Flamengo.

"Fui entrevistado por uma TV brasileira e disse que preferia que o Flamengo não fosse à final. Naquele momento, não tive a oportunidade de analisar o Pyramids, mas eu conheço muito bem o Flamengo. Eu não queria enfrentá-los em uma final e reafirmo isso agora. Não é uma boa notícia jogar uma decisão contra um time brasileiro."

ESPORTES

PSG chega ao Catar e Luís Enrique se preocupa com desgaste físico

O time desembarcou em Doha por volta das 17h. O zagueiro Marquinhos e o atacante Dembélé, que são dúvidas para as partidas, estão com a delegação

14/12/2025 20h00

Com 22 jogadores relacionados, o PSG enfrenta o Flamengo na quarta-feira, às 14h (de Brasília).

Com 22 jogadores relacionados, o PSG enfrenta o Flamengo na quarta-feira, às 14h (de Brasília). Reprodução: rede social

Continue Lendo...

Adversário do Flamengo na decisão da Copa Intercontinental, o Paris Saint-Germain viajou, com 22 jogadores relacionados, neste domingo para Doha, no Catar, onde enfrenta o campeão da Libertadores na quarta-feira, às 14h (de Brasília). O time parisiense busca o quinto título de 2025, após as conquistas do Francês, da Copa da França, da Supercopa da França e da Champions League, e a agenda cheia preocupa o técnico Luis Enrique

"Espero que isso não gere muita fadiga, viajamos muito neste fim de ano. Mas não queremos procurar desculpas, viajamos nas melhores condições, ainda que isso possa cansar", afirmou o treinador antes do compromisso no Francês no sábado, para o qual a delegação viajou a Metz enfrentar o time local. "Mas, pelo que vejo nos treinos, a equipe está pronta para encarar esse belo fim de ano que nos espera."

Luis Enrique escalou uma formação alternativa e venceu o Metz por 3 a 2. O goleiro russo Matvey Safonov jogou e foi o titular pela terceira partida consecutiva. Contratado a pedido de Luis Enrique para substituir Donnarumma, Lucas Chevalier ficou no banco pela primeira vez desde que chegou ao clube. O goleiro de 24 anos sofreu uma contusão no tornozelo direito no dia 29 de novembro, contra o Monaco, e perdeu duas partidas, contra Rennes e Athletic Bilbao.

A possibilidade de Safonov ser o titular contra o Flamengo não surpreende a imprensa francesa, que considera que o russo deu conta do recado na ausência de Chevalier. "Ele (Chevalier) está de volta conosco. Pudemos ver Matvey Safonov em ação, e ele mostrou coisas muito boas. E muito profissionalismo. Fico feliz em ver que todos estão prontos para responder quando necessário", afirmou Luis Enrique sobre suas opções para o gol.

O time desembarcou em Doha por volta das 17h. O zagueiro Marquinhos e o atacante Dembélé, que são dúvidas para as partidas, estão com a delegação.

Confira os relacionados e a numeração do PSG para a viagem ao Catar:

4 - Lucas Beraldo

5 - Marquinhos

6 - Illia Zabarnyi

7 - Khvicha Kvaratskhelia

8 - Fabian Ruiz

9 - Gonçalo Ramos

10 - Ousmane Dembélé

14 - Désiré Doué

17 - Vitinha

19 - Lee Kang-In

21 - Lucas Hernandez

24 - Senny Mayulu

25 - Nuno Mendes

29 - Bradley Barcola

30 - Lucas Chevalier

33 - Warren Zaïre-Emery

39 - Matvey Safonov

47 - Quentin Ndjantou

49 - Ibrahim Mbaye

51 - Willian Pacho

87 - João Neves

89 - Renato Marin
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).