Dorival Júnior, técnico da seleção brasileira de futebol, está focado em definir um padrão para a equipe que está em preparação para a Copa América, durante a adaptação nos Estados Unidos. Mesmo com a chegada dos jogadores que atuam no Brasil e dos campeões da Liga dos Campeões com o Real Madrid no início da semana, o treinador já considera positivas as primeiras atividades em Orlando, na Flórida.
"Vamos tentar acelerar o máximo possível, buscando todos os dias um trabalho um pouco mais coletivo, tentando inserir alguns conceitos que nós queremos, alguns comportamentos que serão necessários e exigidos nos setores de campo", explicou Dorival à CBF TV.
O objetivo é definir rapidamente um padrão de jogo para a seleção antes da estreia na Copa América, agendada para o dia 24 de junho, no SoFi Stadium, em Los Angeles.
Com a chegada dos últimos convocados, o treinador terá todos os 26 jogadores à disposição para os amistosos contra México, no dia 8, e Estados Unidos, no dia 12. Esses jogos servirão para Dorival fechar a equipe titular.
"Isso é tudo que nós buscamos nesse momento, fazer com que a seleção tenha um caminho, encontre esse caminho, de uma maneira mais sustentável. Que possamos jogar sem que corramos riscos grandes ao longo das partidas", disse Dorival.
Os próximos confrontos contra México e Estados Unidos são vistos pelo treinador como importantes testes. Ele elogia os rivais e espera que os jogos forneçam uma ideia do momento em que a seleção estará vivendo.
"São duas equipes muito fortes fisicamente. O México é uma equipe que se defende muito bem, tem um jogo de transição muito interessante. A seleção dos Estados Unidos já procura ter um pouco mais de posse de bola, faz um trabalho também interessante usando geralmente um homem um pouco mais fixo, que sustenta muito bem esse volume inicial do jogo", avaliou Dorival.