Esportes

DE MS PARA O MUNDO

Após Paris-2024, árbitra de MS é indicada ao quadro da FIFA de 2025

A três-lagoense Daiane Muniz está entre os 17 árbitros centrais selecionados, além de ter participado da final da Copa do Mundo Feminina sub-17

Continue lendo...

Natural de Três Lagoas, a árbitra Daiane Muniz, de 36 anos, foi indicada para compor o quadro da FIFA, federação máxima do futebol, de 2025, após participar da última edição da Olimpíadas, realizada em Paris.

A lista dos selecionados pela Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi divulgada nesta segunda-feira (06), com árbitros centrais, árbitros-assistentes e árbitros de vídeo (VAR) selecionados pela entidade.

Com essa designação, os profissionais presentes na lista estão aptos a para competições internacionais masculinas, femininas e de base. Os nomes foram enviados ao Comitê da FIFA, que vai analisar e, se tudo estiver certo, serão aprovados.

Árbitra FIFA desde 2018, Daiane iniciou sua carreira no Campeonato Sul-mato-grossense em junho de 2014, inclusive foi a primeira mulher a ser árbitra principal no estadual, no jogo entre Corumbaense e Maracaju, em 2020, mas mudou-se para São Paulo logo depois, tanto que hoje faz parte do quadro de arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF).

A partir deste momento, ganhou reconhecimento nacional e comandou o VAR em vários jogos da primeira divisão nacional e chegou até a Copa do Mundo Feminina de 2023, disputada na Austrália, onde ela também trabalhou como assistente de vídeo.

Em 2024, esteve no quadro de árbitros para comandar o VAR em Paris, durante a realização dos Jogos Olímpicos, chegando a apitar a final masculina, entre Espanha e França, e a disputa de bronze no feminino, entre Espanha e Alemanha. Ainda, atuou na Copa do Mundo Feminina sub-17, onde também apitou a final, disputada entre Coreia do Norte e Espanha.

Daiane Muniz (ao centro) na final da Copa do Mundo feminina sub-17 -  Foto: Buda Mendes/FIFA via Getty ImagesDaiane Muniz (ao centro) na final da Copa do Mundo feminina sub-17 -  Foto: Buda Mendes/FIFA via Getty Images

Polêmica

No dia 24 de abril do ano passado, o presidente da CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas, Jorge Kajuru (PSB-GO), pediu para que os requerimentos para convocar os árbitros Raphael Claus (Fifa/SP) e Daiane Caroline Muniz dos Santos (VAR-Fifa/SP) para depor em sessão secreta fossem aprovados.

O convite foi feito após o dono da SAF do Botafogo, John Textor, ter citados ambos como responsáveis por decisões questionáveis durante dois jogos da Série A do Brasileiro de 2023. Kajuru também salientou que Raphael e Daiane trabalharam juntos em 11 das 38 rodadas da primeira divisão, causando estranheza.

  • Atlético-MG 1 x 2 Vasco (15/04);
  • Atlético-MG 2 x 0 Internacional (13/05);
  • Botafogo 1 x 2 Flamengo (02/09);
  • Vasco 4 x 2 Fluminense (16/09);
  • Fortaleza 1 x 1 Grêmio (30/09);
  • Goiás 4 x 6 Bahia (07/10);
  • Flamengo 1 x 0 Vasco (22/10);
  • Palmeiras 5 x 0 São Paulo (25/10);
  • Bragantino 1 x 0 Corinthians (05/11);
  • Atlético-PR 1 x 1 Fortaleza (08/11);
  • Santos 0 x 0 São Paulo (12/11);

"É flagrante que essa enorme quantidade de atuações conjuntas da dupla causa estranheza e cria exposição desnecessária aos dois. Afinal, é notório que o risco de erro é proporcional ao número de atuações", diz o documento.

Porém, até o momento, não houve mais atualização sobre a convocação dos dois árbitros.

Assine o Correio do Estado

MARCA NA AGENDA

Superliga retorna a Campo Grande em março com melhor time do mundo

Organizador do evento esportivo confirmou a realização da partida, que desta vez será entre Sada Cruzeiro (MG), atual campeão mundial, e Suzano (SP)

07/01/2025 10h45

Sada Cruzeiro (MG) e Suzano (SP) vão se enfrentar em Campo Grande, pela Superliga, em março

Sada Cruzeiro (MG) e Suzano (SP) vão se enfrentar em Campo Grande, pela Superliga, em março Foto: Montagem

Continue Lendo...

Depois de reunir quase cinco mil pessoas em dezembro, a Superliga de vôlei masculino retorna a Campo Grande no dia 23 de março, com confronto entre Sada Cruzeiro (MG), atual campeão mundial, e Suzano (SP), informação confirmada pelo organizador do evento esportivo, Fabiano Rodrigues.

Ainda, segundo Fabiano, ainda não há esquema de venda de ingresso ou horário do jogo confirmado, mas será novamente disputado no Ginásio Guanandizão, assim como aconteceu no dia 08 de dezembro, que reuniu o Vedacit Guarulhos (SP) e o Vôlei Renata (SP), do campeão olímpico Bruninho e do campo-grandense Judson Nunes, eleito melhor da partida na ocasião.

Hoje, o Sada Cruzeiro é o principal time de vôlei em solo brasileiro. Somente em 2024, a equipe mineira conquistou cinco títulos: Sul-Americano de Clubes, Copa Brasil, Mineiro, Supercopa e Mundial de Clubes. Além disso, lidera a Superliga 24/25, com 29 pontos (10 vitórias e uma derrota), torneio que é o maior campeão, com oito títulos. No elenco, conta com jogadores estrelados e conhecidos do público, como os campeões olímpicos Lucão, Wallace e Douglas Souza.

Inclusive, esta não será a primeira vez do Cruzeiro em Campo Grande. Em 2020, a capital sul-mato-grossense sediou a Supercopa masculina, que acabou sendo vencida pelo EMS Taubaté (SP), por 3 sets a 2, justamente contra o clube mineiro. Como a partida foi realizada em outubro daquele ano, aconteceu em meio à pandemia da Covid-19, ou seja, com restrições de torcedores e regras de distanciamento entre eles.

Já o Suzano (SP) não tem grandes títulos, assim como seu adversário, muito pela criação recente da equipe profissional, que aconteceu há três anos e meio. Em 2021, foi campeão da Superliga C (Etapa de Suzano) e, no ano seguinte, campeão da Superliga B. Na década de 90, chegou a ser conhecida como "Capital do Vôlei", impulsionada pelas conquistas expressivas do antigo time do município.

Atualmente, a equipe paulista ocupa a 6ª colocação na Superliga 24/25, com 16 pontos, sendo cinco vitórias e seis derrotas. Mesmo sem estrelas no elenco, alguns jogadores ainda se destacam, como é o caso do oposto Sabino, oitavo maior pontuador da atual temporada da competição, com 163 pontos, além de ser o sexto melhor em eficiência ofensiva.

Nesta terça-feira (7), o Suzano entra em quadra pela competição nacional, contra o Joinville (SC), pela 12ª rodada. Amanhã, quarta-feira (8), é a vez do Cruzeiro jogar pela 12ª vez na Superliga 24/25, contra o Praia Clube, também de Minas Gerais. Os oito primeiros colocados se classificam para a próxima fase.

Superliga em Dez/2024

Como dito nesta reportagem, em dezembro do ano passado Campo Grande recebeu uma partida da Superliga de vôlei masculina, entre Vedacit Guarulhos (SP) e o Vôlei Renata (SP). Quem esteve presente, pôde acompanhar um show do Vôlei Renata, que venceu por 3 sets a 0 com parciais de 25/23, 25/16 e 25/20.

Ainda, o campo-grandense Judson Nunes foi eleito o craque da partida e "caiu nas graças" do torcedor, que fez festa no Guanandizão. Hoje, o Vôlei Renata ocupa a 3ª colocação, com 24 pontos, sendo nove vitórias e duas derrotas. Já o Vedacit Guarulhos está em 11º, com 14 pontos, cinco vitórias e seis derrotas.

Saiba

No site da Superliga, o confronto entre Sada Cruzeiro (MG) e Suzano (SP) ainda aparece com mando da equipe paulista, obviamente com sede em Suzano. Porém, com a confirmação da realização da partida em Campo Grande, a informação deve ser alterada nos próximos dias.

Assine o Correio do Estado

Esportes

Corumbaense iniciou temporada no dia 3, mas jogadores treinam desde dezembro

A 13 dias da estreia no Campeonato Estadual, a estratégia de antecipar a preparação física pode ser o diferencial da equipe alvinegra neste início de temporada

06/01/2025 17h30

Corumbaense iniciou temporada no dia 3, mas jogadores treinam desde dezembro

Corumbaense iniciou temporada no dia 3, mas jogadores treinam desde dezembro Sílvio de Andrade

Continue Lendo...

Começamos a ganhar lá atrás, em dezembro, permitindo que os atletas cheguem com pelo menos 80% de condicionamento”, disse o treinador capixaba Charles Almeida, ao assumir oficialmente o comando do Corumbaense, durante a apresentação da comissão técnica e dos jogadores, na última sexta-feira. 

A 13 dias da estreia no Campeonato Estadual – contra o Naviraiense, no Estádio Virotão, dia 19 -, a estratégia de antecipar a preparação física pode ser o diferencial da equipe alvinegra neste início de temporada. No sábado e ontem, o treinador já dirigiu treinamentos com bola durante uma hora, no Estádio Arthur Marinho.

O planejamento foi preparado por Charles Almeida, o staff técnico que o acompanha e o departamento de futebol do clube. Foi elaborado um protocolo de treinamentos que os jogadores seguiram em suas cidades, com acompanhamento e avaliação por vídeos dos preparadores físicos.

Corumbaense iniciou temporada no dia 3, mas jogadores treinam desde dezembroCorumbaense iniciou temporada no dia 3 - Sílvio de Andrade

Time compacto

A atividade com bola no fim de semana já deixou claro a forma de atuar do Corumbaense, na concepção do treinador, que levou o Macaé da lanterna à permanência na Série A do Carioca, em 2021: muita movimentação em campo, atraindo a marcação e deslocamentos sucessivos, o que exige bom preparo físico.

“Assisti vídeos de alguns jogos do futebol de Mato Grosso do Sul, é muito truncado. Por isso, temos que ter uma equipe compacta, aguerrida”, adiantou Charles. “Não viemos para ser mais um, vamos ser a diferença e brigar pelo título. É o sexto estado em que trabalho e estou muito motivado”, disse o treinador.

Entre os 15 jogadores contratados de fora, alguns atuaram com Charles: o lateral direito Baianinho, campeão pelo Serra (Espírito Santo), em 2018; o lateral esquerdo Conrado, que jogou no Aquidauana, foi campeão pelo Estrela (Espírito Santo); e Luquinha, extrema direita, atuou pelo Macaé (Rio), em 2020. 
DNA do clube

Na apresentação, os jogadores de outros estados perceberam nas falas dos diretores e do treinador qual deve ser o sentimento de quem veste a camisa alvinegra: a de entrega e pertencimento. O Galo Pantaneiro quer reconquistar o topo do futebol sul-mato-grossense após voltar à Série A, em 2023.

O presidente Bosco Delgado, o vice-presidente João Luiz Ribeiro e o diretor de futebol Renê Rodrigues foram diretos no ponto: querem a dedicação do grupo. “A torcida é exigente, vai cobrar e muito, é quente como a cidade”, disse Bosco. “A torcida ferve, ela empurra o time, vai até o fim, é garra na veia. Assimilem isso”, abreviou João Luiz.

“Vamos trabalhar com esse DNA do clube, para vestir essa camisa vai ter que se dedicar, se empenhar. Pedimos a contratação de jogadores com esse perfil e temos um grupo qualificado. Se comprarem a minha ideia com certeza vamos chegar lá”, disse Charles Almeida.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).