Esportes

DERBY QUENTE

Árbitra de MS é "pivô" de polêmicas em Palmeiras x Corinthians

Ambas as torcidas ficaram na "bronca" com a arbitragem do clássico disputado na noite desta quinta-feira (06), do qual a três-lagoense Daiane Muniz comandava o Árbitro de Vídeo (VAR)

Continue lendo...

Pela quinta vez neste Campeonato Paulista, a três-lagoense Daiane Muniz fez parte do quadro de arbitragem de um jogo. Nesta quinta-feira (06), ela comandou o Árbitro de Vídeo (VAR) no clássico Palmeiras x Corinthians, e recebeu críticas de ambas as equipes em alguns lances.

A arbitragem foi composta por Raphael Claus (árbitro principal), Danilo Ricardo Simon Manis (assistente 1), Alex Ang Ribeiro (assistente 2) e Luiz Flávio de Oliveira (4º árbitro), além claro da sul-mato-grossense na cabine de vídeo.

O jogo teve três polêmicas principais, das quais todas aconteceram na segunda etapa. A primeira foi a expulsão de Yuri Alberto, após o árbitro entender que o atacante corinthiano simulou a “falta de forma grosseira, tentando enganar a arbitragem”. Com isso, o jogador recebeu seu segundo cartão amarelo e foi “mandado para o chuveira mais cedo”.

Torcedores, comissão técnica e dirigentes do Corinthians reclamaram muito desta marcação, alegando que Yuri nem sequer pediu falta no lance, além de não ter sido um lance próximo à área de defesa palmeirense.

Já as outras duas polêmicas são de reclamações do lado alviverde. Aos 41 minutos, no final da partida, Piquerez arriscou de fora de longe e a bola bateu no braço de André Ramalho. Porém, Claus afirmou que, antes dela bater no braço do zagueiro corinthiano, ela bateu na perna do defensor antes, invalidando uma possível marcação de pênalti.

Pouco tempo depois, aos 44 minutos, Estevão faz ótimo jogada individual, dribla dois jogadores e é atingido por Ryan dentro da área. Desta vez, Raphael Claus assinalou pênalti, e a própria revelação palmeirense foi para a cobrança.

Hugo Souza, goleiro corinthiano, defendeu o pênalti e, no rebote, João Pedro Tchoca jogou para lateral. No lance, os palmeirenses reclamaram que o zagueiro invadiu a área antes da cobrança, o que o colocaria em vantagem em relação aos outros jogadores. Se fosse sinalizado uma invasão, a cobrança teria que acontecer novamente. Nada foi marcado.

Após o apito final, foi noticiado que o Palmeiras irá à Federação Paulista de Futebol (FPF) protocolar reclamação diante da decisão de não voltar a cobrança de pênalti. Na coletiva de imprensa, Abel Ferreira, técnico palmeirense, criticou a arbitragem.

"As imagens estão muito claras. São muito claras se viram os lances pela mesma televisão que eu vi. Na televisão que eu vi, as imagens foram muito claras. Houve invasão da área, isso é nítido, e a regra existe para se cumprir", afirmou Abel.

Mesmo com todas as polêmicas, o jogo terminou empatado em 1x1, com gols de Maurício e Yuri Alberto, ambos marcados no primeiro tempo. O Corinthians chegou aos 19 pontos e lidera o grupo A, enquanto o Palmeiras alcançou os 12 pontos e está na segunda colocação do grupo D.

Quadro FIFA

Na primeira semana de janeiro, Daiane Muniz foi indicada para compor o quadro da FIFA, federação máxima do futebol, de 2025.

A lista dos selecionados pela Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi divulgada no último dia 06, com árbitros centrais, árbitros-assistentes e árbitros de vídeo (VAR) selecionados pela entidade.

Com essa designação, os profissionais presentes na lista estão aptos a para competições internacionais masculinas, femininas e de base. Os nomes foram enviados ao Comitê da FIFA, que vai analisar e, se tudo estiver certo, serão aprovados.

História

Árbitra FIFA desde 2018, Daiane iniciou sua carreira no Campeonato Sul-mato-grossense em junho de 2014, inclusive foi a primeira mulher a ser árbitra principal no estadual, no jogo entre Corumbaense e Maracaju, em 2020, mas mudou-se para São Paulo logo depois, tanto que hoje faz parte do quadro de arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF).

A partir deste momento, ganhou reconhecimento nacional e comandou o VAR em vários jogos da primeira divisão nacional e chegou até a Copa do Mundo Feminina de 2023, disputada na Austrália, onde ela também trabalhou como assistente de vídeo.

No ano passado, ela também esteve no quadro de árbitros para comandar o VAR em Paris, durante a realização dos Jogos Olímpicos, chegando a apitar a final masculina, entre Espanha e França, e a disputa de bronze no feminino, entre Espanha e Alemanha. 

Ainda, atuou na Copa do Mundo Feminina sub-17, onde também apitou a final, disputada entre Coreia do Norte e Espanha.

Saiba

Neste ano, Daiane já foi escalada para seis jogos, todos organizados pela FPF. São eles:

  • Cuiabá 0 x 1 Ponte Preta (Copinha)
  • Novorizontino 0 x 1 Ponte Preta (Paulistão)
  • Portuguesa 1 x 2 São Paulo (Paulistão)
  • Velo Clube 0 x 1 Mirassol (Paulistão)
  • Inter de Limeira 1 x 1 RB Bragantino (Paulistão)
  • Palmeiras 1 x 1 Corinthians (Paulistão)

No decorrer de 2024, ela participou de partidas dos grandes paulistas, como:

  • Santos 1 x 0 Palmeiras - Jogo de ida da final do Paulistão;
  • Corinthians 1 x 0 Cruzeiro - Final da Copinha;
  • São Paulo 0 x 1 Santos - 8ª rodada do Paulistão
  • Palmeiras 2 x 2 Corinthians - 9ª rodada do Paulistão;
  • São Paulo 1 x 1 Palmeiras - 11ª rodada do Paulistão;
  • São Paulo 1 x 2 Corinthians - 6ª rodada do Paulistão Feminino;
  • Palmeiras 2 x 1 Corinthians - Final do Paulistão Feminino.

Assine o Correio do Estado

Esportes

Cruzeiro inicia reformulação e confirma saídas de Gamarra, Eduardo e Bolasie

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro

18/12/2025 23h00

Bolasie, Eduardo e Gamarra

Bolasie, Eduardo e Gamarra Montagem

Continue Lendo...

O Cruzeiro oficializou a saída de três jogadores do elenco principal e deu mais um passo no planejamento para a temporada de 2026, sob o comando do técnico Tite. Bolasie, Eduardo e Gamarra não seguem no clube, decisão que já vinha sendo indicada nos bastidores e foi confirmada por meio das redes sociais.

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro. O meia Eduardo foi quem mais atuou, sendo frequentemente utilizado como opção no banco de reservas ao longo do ano. Já o atacante Bolasie e o zagueiro Gamarra enfrentaram maior dificuldade para ganhar espaço entre os titulares.

Emprestado pelo Athletico-PR, Gamarra teve poucas oportunidades com o até então técnico Leonardo Jardim. Em outubro, o defensor chegou a revelar publicamente o desejo de deixar o Cruzeiro, mas acabou permanecendo até o fim da temporada. Agora, ele será repassado pelo clube paranaense ao Olimpia, do Paraguai, com contrato até dezembro de 2026.

Bolasie, por sua vez, alternou momentos de participação com longos períodos fora das partidas. O atacante chegou a ficar cerca de 45 dias sem entrar em campo entre agosto e setembro, retornando apenas nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Na temporada, contribuiu com quatro gols e três assistências.

Apesar da passagem curta, Bolasie ganhou identificação com a torcida pelas comemorações após as vitórias, frequentemente registradas em vídeos nas redes sociais. O atacante também protagonizou provocações ao Atlético-MG durante confrontos da Copa do Brasil, o que ajudou a ampliar sua visibilidade entre os torcedores.

Esportes

Jorginho elogia desempenho do Flamengo: 'Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo

Substituído na etapa final, atleta não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos

17/12/2025 23h00

Adriano Chaves/Flamengo

Continue Lendo...

O volante Jorginho enalteceu o desempenho do time do Flamengo, apesar da derrota na final da Copa Intercontinental, nesta quarta-feira, em Al Rayyan, no Catar, após empate por 1 a 1 no tempo normal e nos pênaltis.

"Erros acontecem. Eu já errei pênalti, mas o sentimento é de orgulho. O time entregou tudo que tinha, deixou tudo em campo. Fica o gostinho amargo por ter chegado tão perto de uma vitória tão desejada. Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo", disse o autor do gol do Flamengo, ao converter um pênalti no segundo tempo.

Jorginho, substituído na etapa final, não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos. "Pode ter sido. Na disputa de pênaltis é preciso ter lucidez, mas não são coisas que acontecem e ninguém tem nada a dizer."

Catarinense, de 33 anos, Jorginho chegou ao Flamengo este ano, cindo do Arsenal, da Inglaterra. Ele teve grande carreira na Europa e defendeu a seleção italiana.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).