O Benfica venceu o Bayern de Munique por 1 a 0, nesta terça-feira (24), e garantiu a liderança do Grupo C no Mundial de Clubes. Com isto, o Bayern, que se classificou em segundo, será o adversário do Flamengo nas oitavas de final. O duelo com os brasileiros está marcado para o próximo domingo, em Miami.
Já classificado na liderança do Grupo D, o Rubro-Negro enfrenta o Los Angeles FC, lanterna e eliminado, para manter os 100% de aproveitamento no Mundial de Clubes na noite desta terça.
O jogo entre Benfica e Bayern, no Bank of America Stadium, em Charlotte, nos Estados Unidos, fechou a participação das equipes na primeira fase.
Com o resultado, o Benfica chegou a sete pontos e superou o próprio Bayern (6) para ficar com a liderança da chave. Ambos garantiram vagas nas oitavas de final, eliminando Boca Juniors (ARG) e Auckland City (NZE).
Com o triunfo, o time português encerra essa etapa invicto, com duas vitórias e um empate e sete gols de saldo. Dono do ataque mais positivo da competição (12 gols), os alemães pararam nos seis pontos.
Com 100% de aproveitamento em duas rodadas e considerado favorito, o Bayern apostou em um time misto para encarar os portugueses e tentar garantir o primeiro lugar do grupo.
A estratégia, no entanto, acabou complicando os planos do técnico Vincent Kompany. O time foi surpreendido já no início da partida pela postura ofensiva do Benfica, que deu seu primeiro susto em lance de Di María que Neuer defendeu.
Diante da marcação frouxa e explorando os lados do campo, o conjunto português abriu o placar com apenas 12 minutos de disputa. Barreiro atacou o espaço vazio pela direita e fez o cruzamento rasteiro. Schjelderup finalizou de direita e mandou no canto para fazer Benfica 1 a 0.
Apesar de ter maior posse de bola (chegou a 71%), os alemães não conseguiram ser efetivos e viram um rival que soube se defender e explorou os contragolpes com eficiência.
Na volta do intervalo, o Bayern voltou mais com mais fome de gol, pressionou o Benfica e usou a marcação alta para dificultar a saída de bola do adversário português.
Mesmo diante do forte calor, o ritmo do duelo aumentou. Em chute da entrada da área, Kimmich estufou a rede do rival. O empate, no entanto, não aconteceu graças à intervenção do VAR, que anulou alegando impedimento de Harry Kane.
A partir daí foi pressão total do Bayern, que parou nas mãos do goleiro Trubin, que pegou tudo. Quando não conseguiu defender, ele contou com a ajuda da trave para garantir o triunfo de 1 a 0 e a classificação em primeiro do grupo.
* Com Estadão Conteúdo



