O campeonato mundil de Fórmula 1 de 2022 acabou neste domingo (20) e o GP de Abu Dhabi foi vencido pelo bicampeão antecipado Max Verstappen.
Com este resultado, o holandês voador - que também conquistou a pole position e liderou toda a corrida sem sofrer ameaças - faturou a 15ª vitória no ano, no total de 22 corridas. Esse desempenho agora se torna um recorde histórico na categoria
Na segunda posição na corrida despontou o monegasco Charles Leclerc. O piloto da Ferrari superou Sergio Pérez na briga pelo vice-campeonato de 2022 aproveitando um erro de estratégia da RBR com o mexicano.
A corrida marcou também as despedidas de Daniel Ricciardo, Mick Schumacher e Nicholas Latifi - que não tiveram seus contratos com McLaren, Haas e Williams renovados -, além do tetracampeão Sebastian Vettel.
O GP de Abu Dhabi foi o GP de número 299 do alemão Sebastian Vettel, que cruzou a linha de chegada em décimo, disputando com Ricciardo na volta final.
A RBR já havia garantido o pentacampeonato mundial de construtores antecipadamente, no GP dos EUA. O vice de pilotos foi perdido para a Ferrari, que não tinha um piloto como o segundo melhor do Mundial desde Vettel em 2018.
O heptacampeão Lewis Hamilton acabou tendo problemas no monoposto e abandonou na volta 56, de um total de 58.
Enquanto boa parte do grid abriu a janela de pit stops entre as voltas 15 a 20, o líder Verstappen se manteve na pista por mais tempo sucedido por Leclerc, que ganhou a vice-liderança após a troca de pneus e um erro de Pérez. Este, porém, conseguiu se recuperar e retornar ao terceiro posto.


