Esportes

vôlei

Brasil vence a Polônia e fecha 1ª fase

Brasil vence a Polônia e fecha 1ª fase

terra

30/06/2011 - 16h44
Continue lendo...

Classificado para a fase final e com a liderança do Grupo A garantida, a Seleção Brasileira despediu-se da primeira fase da Liga Mundial masculina com uma boa vitória sobre a Polônia por 3 sets a 0, parciais de 25/17, 25/14 e 25/21) , em Katowice (POL). Com o triunfo, o Brasil pulou para 30 pontos, deixou os europeus com 18 e entra com moral na próxima fase, que será disputada também na Polônia, entre os dias 4 e 10 de julho.

Bernardinho colocou o time em quadra, de novo, com alterações. Marlon, Giba e Rodrigão substituíram Bruninho, Murilo e Lucão, em uma clara tentativa de dar ritmo de jogo à equipe. E quem entrou deu conta do recado. Sidão, que permaneceu na equipe em relação ao jogo de quarta-feira, abusou das pancadas no saque, que, mais uma vez, quebraram o passe polonês.

No bloqueio, Rodrigão, Dante e Theo tocavam nas bolas dos ataques rivais e Serginho defendia. Com bom aproveitamento de contra-ataques, a Seleção abriu boa vantagem a partir da segunda metade da parcial: o empate em 10 a 10 virou rapidamente 14 a 10 e, depois, 20 a 14. Com a vitória encaminhada, coube apenas administrar a vantagem para fechar em 25 a 17, em um ace de Giba.

Os poloneses mostraram, no segundo set, que sentiram o atropelo da primeira parcial. Muitos erros e desatenção irritaram o técnico da equipe, o italiano Andrea Anastasi. Enquanto isso, os brasileiros aproveitaram-se do bom momento e continuaram forçando o saque e tendo bom aproveitamento no bloqueio.

Como na quarta-feira, Dante voltou a se destacar, alternando pancadas e bolas colocadas, usando sua experiência para ditar o ritmo do ataque da Seleção. Com a bola sempre na mão, o levantador Marlon distribuiu as jogadas com precisão e colocou todas as armas ofensivas da equipe em ação. O resultado de um Brasil inspirado refletiu no placar: 25 a 14, em um dos melhores sets da equipe na Liga.

No terceiro set, os donos da casa pareceram dispostos a diminuir a vantagem e, para isso, contaram com alguns erros do Brasil no início da parcial. Pela primeira vez no jogo, a Polônia conseguiu abrir dois pontos de vantagem para a Seleção (10 a 8). Porém, parou por aí. Theo voltou a ter bom desempenho no ataque, Serginho brilhou na defesa e Giba no saque.

Assim, os brasileiros, atuais campeões da Liga, retomaram a frente do placar, abriram três pontos de frente após um ace de Giba e administraram a margem para fechar o set em 25-21, e o jogo em 3 sets a 0.

Agora, o Brasil permanece na Polônia para a disputa da próxima fase. A programação de treinos ainda não está definida, já que os poloneses não são obrigados a disponibilizarem ginásio para o Brasil treinar antes de segunda-feira. A delegação brasileira deve viajar nessa sexta-feira para Gdansk-Spot, sede da fase final.

Medalhistas

Ginástica: Flávia Saraiva e Rebeca Andrade fazem dobradinha na trave; Nory conquista o ouro

Competição da Hungria serve de preparação para o Mundial de Ginástica Artística 2026

20/09/2026 23h00

Foto: Reprodução / Confederação Brasileira de Ginástica - X

Continue Lendo...

O Brasil conquistou uma dobradinha na manhã deste domingo (20), em Szombathely, na etapa da Hungria, pela Copa do Mundo de Ginástica Artística. Na disputa da trave, as atletas Flávia Saraiva e Rebeca Andrade conquistaram ouro e prata, respectivamente. A britânica Emily Roper fechou o pódio.

Aos 26 anos, Flavinha conquistou a melhor colocação na etapa do mundial ao conseguir a nota 13.766 pontos, enquanto a compatriota Rebeca, de 27, ficou com 13.600 pontos. Vale ressaltar que a competidora guarulhense foi a primeira a se apresentar no aparelho. Emily Roper fechou com 12.866 para garantir o bronze.

O dia reservou outras conquistas para o Brasil na Copa do Mundo de Ginástica. A própria Flávia Saraiva conseguiu a medalha de prata no solo. Já Lorrane Oliveira, de 28 anos, fechou o pódio com o bronze, em mais uma dobradinha. A grande vencedora da categoria foi Dulcy Caylor, de apenas 18 anos, dos Estados Unidos.

No masculino, Arthur Nory, de 33 anos, conquistou o ouro na disputa da barra fixa, com a nota de 14.133 pontos. Ele superou o tcheco Tomas Kalinic e o polonês Kacper Garnczarek, com prata e bronze, respectivamente.

A competição da Hungria serve de preparação para o Mundial de Ginástica Artística 2026, que ocorre entre os dias 17 e 25 de outubro, em Roterdã, na Holanda.

Vaga garantida

Com campo-grandense Judson, Brasil atropela Argentina e garante vaga na Olimpíada

Diante de 11mil torcedores, a equipe brasileira venceu com parciais de 25-20, 25-23 e 25-20

20/09/2026 14h30

Campo-grandense Judson, central da seleção brasileira

Campo-grandense Judson, central da seleção brasileira Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Com o campo-grandense Judson entre os titulares, a Seleção Brasileira masculina de vôlei atropelou a Argentina por 3 sets a 0 neste domingo (20), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e conquistou o título do Pré-Olímpico Sul-Americano de 2026. Com a vitória, o Brasil garantiu a classificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

Diante de 11.968 torcedores, a equipe brasileira venceu com parciais de 25-20, 25-23 e 25-20. O oposto Darlan foi o principal pontuador da partida, com 23 acertos, enquanto o ponteiro Lucarelli foi eleito o melhor jogador do torneio.

O Brasil terminou a competição de forma invicta e sem perder nenhum set nos cinco jogos disputados. O título foi o 34º da Seleção no Campeonato Sul-Americano.

A partida 

Judson iniciou a decisão como titular, ao lado de Darlan, Flávio, Adriano, Lucarelli e Cachopa. O Brasil começou a partida em ritmo intenso e rapidamente abriu vantagem no primeiro set. A Argentina chegou a diminuir a diferença, mas a Seleção voltou a controlar as ações e fechou a parcial em 25 a 20.

No segundo set, os brasileiros novamente construíram vantagem desde o início. Os argentinos reagiram na reta final e chegaram a encostar em 23 a 22, mas o Brasil manteve a concentração e garantiu a vitória por 25 a 23, abrindo 2 sets a 0.

A Argentina começou o terceiro set mais agressiva e chegou a permanecer à frente no placar. O Brasil, porém, retomou a liderança a partir do 10 a 9 e passou a controlar novamente a partida.

Darlan foi decisivo na reta final, enquanto Flávio se destacou nos bloqueios. O Brasil abriu 21 a 18 e confirmou o título com mais um 25 a 20, após bloqueio de Flávio e ace de Adriano.

Além do título e da classificação olímpica, o Brasil teve cinco jogadores escolhidos para a seleção do campeonato. Flávio foi eleito um dos centrais, Adriano apareceu entre os ponteiros, Darlan foi escolhido como oposto e Cachopa como levantador. Lucarelli recebeu o prêmio de MVP da competição.

Com a classificação masculina, o vôlei brasileiro terá suas duas seleções nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. A equipe feminina havia garantido a vaga uma semana antes.

Los Angeles também terá um significado especial para o vôlei brasileiro. Foi na cidade norte-americana, nos Jogos Olímpicos de 1984, que o país conquistou sua primeira medalha olímpica na modalidade. Na ocasião, a seleção foi vice-campeã após ser derrotada pelos estadunidenses por 3 a 0. 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).