Após excelente temporada defendendo as cores da Atalanta, da Itália, e convocação para a seleção brasileira de Carlo Ancelotti, o campo-grandense Éderson teve seu preço definido pelo clube italiano em quase meio bilhão de reais para esta janela de transferências.
Segundo informações do tradicional jornal esportivo Tuttosport, o meio-campista é um desejo de vários clubes europeus. Nos últimos dias, a Inter de Milão, atual vice-campeã da Liga dos Campeões, demonstrou forte interesse no jogador de Mato Grosso do Sul, principalmente com a possível saída de Hakan Çalhanoğlu dos Nerazzurri.
Porém, por se tratar de um clube rival a nível nacional, a Atalanta não deve liberar Éderson de maneira fácil a Inter de Milão, a não ser que tenha uma compensação financeira alta, definida pelo clube em 70 milhões de euros (R$ 450 milhões na cotação atual).
Caso uma transferência por este valor acontecesse, isso tornaria o meio-campista a segunda venda mais cara da história do time, sendo superado apenas pela saída do centroavante dinamarquês Rasmus Højlund ao Manchester United no ano passado pela bagatela de 77,8 milhões de euros.
Todavia, o preço de Éderson foi considerado exorbitante pela Inter de Milão, que deve priorizar outros meio-campistas para reforçar o elenco, como Nicolò Rovella, da Lazio, e Samuele Ricci, do Torino, ambos italianos de 23 anos e considerados mais "em conta" do que o volante de Campo Grande.
Na temporada que se encerrou mês passado, Éderson acumulou 49 partidas, cinco gols e duas assistências, um deles um belo gol contra o Barcelona pela Liga dos Campeões. O jogador também já chegou a ser especulado no Liverpool (ING), Real Madrid (ESP), Manchester United (ING) e Manchester City (ING), mas ainda sem propostas oficiais na mesa da Atalanta.
Trajetória - Éderson
Aos 13 anos, Éderson começou a ser construído como jogador na escolinha de futebol do bairro Tiradentes, na região leste de Campo Grande. Pouco tempo depois, foi levado para o clube Desportivo Brasil (SP), para então seguir a sua carreira profissional.
Em julho de 2019, o Cruzeiro (MG) se interessou pelo jogador e pagou cerca de R$ 1,6 milhão pelo futebol do volante. Em apenas sete meses no clube mineiro, Éderson se transferiu para o Corinthians (SP) a custo zero.
No clube alvinegro, atuou em 25 jogos e marcou 3 gols, fazendo parte do elenco vice-campeão do Campeonato Paulista em 2020. Em março de 2021, foi emprestado ao Fortaleza (CE), sendo um dos destaques do Campeonato Brasileiro naquele ano.
Em janeiro do ano seguinte, por necessidade financeira, o Corinthians deu fim ao empréstimo e acertou a venda do atleta ao Salernitana (Itália) por 6,5 milhões de euros.
No clube italiano, se destacou rapidamente e em menos de seis meses no clube, despertou o interesse da Atalanta, também da Itália, que pagou cerca de 22,9 milhões de euros pelo jogador. Até então, ainda veste as cores da equipe azul e preta.


