Peru, Colômbia e Chile disputam hoje (29), a quinta e última vaga sul-americana para o mundial do Catar, disputado entre novembro e dezembro deste ano. Cabe ressaltar que aquele que conquistar a vaga, joga a repescagem contra o vencedor de Emirados Árabes x Austrália.
Com Brasil, Argentina, Equador e Uruguai garantidos na fase de grupos do mundial, as seleções disputam hoje às 20h30 (hora MS) a manutenção do sonho em disputar a 24ª Copa do Mundo, evento esportivo disputado desde 1930.
Quinto colocado com 21 pontos, o Peru precisa de uma vitória simples diante do Paraguai para seguir ao mundial. As equipes se enfrentam no Estádio Nacional de Lima, no Peru. Sexta colocada com 20 pontos, a Colômbia vai à Cachamay onde encara a lanterna Venezuela.
Além de vencer o confronto, os colombianos torcem por um tropeço peruano diante do Paraguai. Com 19 pontos, o Chile encara o Uruguai em casa e além da vitória, precisa que Peru e Colômbia percam seus confrontos - em caso de empate por pontos, número de vitórias e saldo de gols são critérios de desempate.
Sorteio
Neste momento, vinte seleções estão garantidas no mundial.
- Catar (país sede)
América do Sul
- Brasil, Argentina, Equador e Uruguai
Europa
- Bélgica, França, Inglaterra, Espanha, Dinamarca, Holanda, Alemanha, Suíça, Croácia, Sérvia
Ásia
- Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Irã
América Central e do Norte
- Canadá
O sorteio acontece na próxima sexta-feira (1) às 12h (MS), no Centro de Exposições e Convenções de Doha.
Últimas vagas
Duas vagas serão decididas entre Portugal x Macedônia do Norte; Polônia x Suécia. Nas eliminatórias africanas, cinco países vão ao mundial. Os jogos de ida da eliminatória foram: Egito 1 x 0 Senegal, Camarões 0 x 1 Argélia, Gana 0 x 0 Nigéria, Congo 1 x 1 Marrocos e Mali 0 x 1 Tunísia.
Nas eliminatórias da Concacaf, Estados Unidos, México e Costa Rica disputam duas vagas diretas, quem não carimbar o passaporte para o Catar disputa a vaga da repescagem.
Em julho, o vencedor do confronto entre Escócia x Ucrânia - jogo adiado em função do conflito ucraniano contra a Rússia-, disputa vaga contra País de Gales; Estados Unidos, Costa Rica ou México enfrentam Ilhas Salomão ou Nova Zelândia.
Lucas Pinheiro ganhou a primeira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno - Foto: Rafael Bello/COB

