Esportes

SÉRIE D

Costa Rica perde por 1x0 e classificação fica para a última rodada

A Inter de Limeira (SP), segundo colocado do grupo, garantiu classificação ao vencer a equipe sul-mato-grossense, neste sábado (13), pelo placar de 1x0; restam duas vagas para três times

Continue lendo...

O Costa Rica perdeu a chance de garantir a classificação antecipada para o mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro ao ser derrotado pela Inter de Limeira (SP), por 1x0, no último sábado (13). Mesmo assim, a equipe não desceu posições e segue na terceira colocação do grupo G.

Em partida pouco movimentada, o gol saiu aos cinco minutos da segunda etapa, após cruzamento baixo pela esquerda, o atacante Rafael Silva desviou na pequena área para abrir o placar no Estádio Major José Levy Sobrinho. Ao todo, a equipe da casa chutou 11 vezes, sendo sete na meta adversária, enquanto o CREC não estava inspirado e deu apenas seis finalizações, somente três no gol.

Com este resultado, a Inter de Limeira, que vinha de três derrotas consecutivas, se junta ao Maringá (PR) como as únicas equipes do grupo G a garantir classificação para a próxima fase da competição, ao chegar nos 23 pontos. 

Porém, o Costa Rica perdeu essa chance nesta última rodada, mas terá mais uma para conquistar a vaga, que será em casa, contra o São José (SP), uma das já eliminadas, no próximo sábado (20), às 15h. Mesmo em caso de derrota, a equipe sul-mato-grossense pode classificar, mas iria depender de outros resultados na rodada.

Grupo

Além da partida entre Inter de Limeira e o CREC, outros três jogos aconteceram nesta última rodada, válidos pelo grupo G:

  • São José (SP) 1 X 1 Pouso Alegre (MG) - ambas as equipes sem possibilidade de classificação, nada mudou na tabela;
  • Patrocinense (MG) 0 x 1 Santo André (SP) - time do ABC paulista confirmou o favoritismo, venceu o lanterna e entrou no G4;
  • Maringá (PR) 2 x 0 Água Santa (SP) - a equipe paranaense é mais líder do que nunca, chegou aos 29 pontos e complicou a vida dos paulistas em busca da classificação;

Diante desses resultados, restam duas vagas para três times ainda vivos, sendo eles Costa Rica, Santo André e Água Santa. Coincidentemente, essas três equipes jogarão em casa na 14ª rodada, mas apenas o Água Santa não depende apenas de si para classificar. Confira a tabela do grupo G após o fim da 13ª rodada:

*Legenda: PJ - Partidas Jogadas; VIT - Vitórias; E - Empates; DER - Derrotas; GM - Gols Marcados; GC - Gols Contra (sofridos); SG - Saldo de Gols (GM - GC = SG) e Últimas 5 - resultados de determinada equipe nos últimos cinco jogos.

Assine o Correio do Estado

INJUSTO?

De Campo Grande, Éderson fica de fora de convocação das eliminatórias

Mesmo estando nesta última edição da Copa América, volante sul-mato-grossense "perdeu" vaga para André, do Fluminense, e Gerson, do Flamengo

23/08/2024 12h45

Éderson durante treino realizado nos EUA durante Copa América

Éderson durante treino realizado nos EUA durante Copa América Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Continue Lendo...

Presente na lista dos chamados para a Copa América, disputada no mês passado nos Estados Unidos, o campo-grandense Éderson parece não ter agradado Dorival Júnior, isso por que ele “perdeu” vaga na convocação desta sexta-feira (23) para o André, do Fluminense, e Gerson, do Flamengo.

O treinador da seleção brasileira anunciou, na manhã de hoje, os convocados para os jogos contra Equador e Paraguai, pela 7ª e 8ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A lista conta com 23 nomes e quatro volantes, mas nenhum deles é o volante sul-mato-grossense. Confira a lista completa:

Goleiros

  • Alisson
  • Bento
  • Éderson

Laterais

  • Danilo
  • Yan Couto
  • Guilherme Arana
  • Wendell

Zagueiros

  • Beraldo
  • Marquinhos
  • Gabriel Magalhães
  • Éder Militão

Meias

  • Bruno Guimarães
  • João Gomes
  • Gerson
  • André
  • Lucas Paquetá
  • Rodrygo

Atacantes

  • Vinicius Junior
  • Estevão
  • Luiz Henrique
  • Pedro
  • Savinho
  • Endrick


Volante da Atalanta (Itália), Éderson já estreou na nova temporada, com direito a jogo valendo taça. No dia 14 de agosto, a sua equipe enfrentou o Real Madrid, pela SuperCopa Europeia, embate realizado anualmente entre o campeão da Liga Europa e o campeão da Liga dos Campeões. A final foi vencida pelos espanhóis pelo placar de 2x0.

Na última segunda (19), a Atalanta iniciou sua jornada nesta edição do Campeonato Italiano, com goleada de 4x0, contra o Lecce, fora de casa. Éderson foi titular absoluto nos dois jogos, igual na temporada passada, onde foi coroado como um dos melhores na sua posição na Itália, atraindo interesse de gigantes europeus.

Na Copa América, o campo-grandense jogou poucos minutos na última partida da equipe na fase de grupos, no empate contra por 1x1 contra a Colômbia.

Trajetória

Aos 13 anos, Éderson começou a ser construído como jogador na escolinha de futebol do bairro Tiradentes, na região leste de Campo Grande. Pouco tempo depois, foi levado para o clube Desportivo Brasil (SP), para então seguir a sua carreira profissional.

Em julho de 2019, o Cruzeiro (MG) se interessou pelo jogador e pagou cerca de R$ 1,6 milhão pelo futebol do volante. Em apenas sete meses no clube mineiro, Éderson se transferiu para o Corinthians (SP) a custo zero. 

No clube alvinegro, atuou em 25 jogos e marcou 3 gols, fazendo parte do elenco vice-campeão do Campeonato Paulista em 2020. Em março de 2021, foi emprestado ao Fortaleza (CE), sendo um dos destaques do Campeonato Brasileiro naquele ano.

Em janeiro do ano seguinte, por necessidade financeira, o Corinthians deu fim ao empréstimo e acertou a venda do atleta ao Salernitana (Itália) por 6,5 milhões de euros. 

No clube italiano, se destacou rapidamente e em menos de seis meses no clube, despertou o interesse da Atalanta, também da Itália, que pagou cerca de 22,9 milhões de euros pelo jogador. Até então, ainda veste as cores da equipe azul e preta.

ASSINE O CORREIO DO ESTADO

Esportes

Clubes aprovam novo formato do campeonato estadual de MS para 2025

O novo modelo aprovado pelos clubes aumentará a competitividade e deve trazer mais emoção ao campeonato; No total, o estadual do ano que vem contará com 55 jogos

22/08/2024 18h30

Os dirigentes dos clubes de olho no novo formato da competição para 2025.

Os dirigentes dos clubes de olho no novo formato da competição para 2025. Foto: Rodrigo Moreira/FFMS

Continue Lendo...

Buscando alternativas para aumentar a emoção e a competitividade do Campeonato Sul-mato-grossense, dirigentes e presidentes de clubes aprovaram, na tarde de hoje (22), o novo formato do estadual de 2025. Segundo o regulamento, o campeonato Sul-mato-grossense começará no dia 19 de janeiro e deve finalizar somente no dia 13 de abril. Os dirigentes se reunirão novamente em novembro para o Conselho Arbitral, onde referendarão as decisões aprovadas na reunião. 

O modelo aprovado é o seguinte: 

Todos os times se enfrentam em turno único na primeira fase 

Os classificados entre a terceira e a sexta posição, disputam a fase de quartas de final, sendo o terceiro colocado contra o sexto e o quarto contra o quinto colocado. Os confrontos são em jogos de ida e volta, com mando da segunda partida para o time de melhor campanha. O mesmo acontece na semifinal e na decisão.

Os dois últimos colocados serão automaticamente rebaixados para a Série B do estadual. 

Segundo o regulamento da competição, prevê 55 jogos até o dia 13 de abril. 

“Nós que participamos da reunião saímos satisfeitos e com a intenção de montar um elenco ainda mais forte para este ano. Todos nós acreditamos que com este modelo campeonato de 2025 será o mais difícil da história. Isso é positivo porque vai melhorar ainda mais a competitividade do campeonato.”, relatou o presidente da Portuguesa, Gilmar Ribeiro, ao Correio do Estado. 


Laudos técnicos 

Outro tema debatido na reunião, que causou grande preocupação para os clubes neste ano, foi a liberação dos estádios para os jogos do campeonato estadual.

A reunião técnico-administrativa incluiu na pauta, além da discussão sobre o novo formato da competição, a orientação dos dirigentes quanto aos novos modelos de laudos obrigatórios para os estádios e outras diretrizes burocráticas, como a inscrição de atletas.

Ao Correio do Estado, o presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Estevão Petrallás, que termina seu mandato no final do mês, corre contra o tempo para conseguir a liberação imediata dos laudos ainda neste ano.

"Nós, da federação, estamos cuidando exclusivamente do caso do Jacques da Luz e, amanhã mesmo, vou me reunir com a Funesp para entender o que precisamos entregar para que ele seja aprovado antes do prazo normal, ainda neste ano. Quanto aos outros clubes, são situações complexas, mas a responsabilidade é deles. Por isso, já pedi a todos que providenciem os laudos técnicos e os enviem para a federação ainda neste ano, para que possamos implementar o novo formato do campeonato no ano que vem.", relatou o presidente da FFMS, Estevão Petrallas, ao Correio do Estado.

 

Os dirigentes dos clubes de olho no novo formato da competição para 2025. Estádio Jacques da Luz passa por uma reforma no gramado para o estadual do ano que vem. Créditos: Gerson Oliveira

Assine o Correio do Estado. 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).