Após perder por 1x0 da Inter de Limeira (SP) na última partida e ver a classificação ficar para a última rodada, o Costa Rica contou com a sorte nos resultados de outros jogos e ainda depende apenas de si para ir ao mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, a equipe sul-mato-grossense entra em campo pela última vez na fase de grupos, às 15h, contra o já eliminado São José (SP), em casa.
Ainda na terceira colocação e com 20 pontos conquistados, é improvável que o Costa Rica seja desclassificado após a realização da 14ª rodada, mas ainda há chances e não pode bobear. Veja os cenários:
- Em caso de vitória - avança sem sustos e pode beliscar um segundo lugar, mas neste caso dependeria de uma derrota da Inter de Limeira por muitos gols ou uma "senhora goleada" contra o São José;
- Em caso de empate - Ainda sim bem encaminhado, já que chegaria aos 21 pontos e teria que torcer para Santo André (SP) e Água Santa (SP) não vencerem seus jogos;
- Em caso de derrota - Ficaria estagnado nos 20 pontos, o que qualquer pontuação das equipes paulistas citadas acima eliminaria o Costa Rica.
Acerca dos possíveis adversários na próxima fase, há alguns cenários. Caso passe em terceiro do grupo, o CREC enfrenta o segundo colocado do grupo H, que, neste momento, é ocupado pelo Avenida (RS), mas ainda está em aberto, também podendo ser o Brasil de Pelotas (RS) ou o Concórdia (SC).
Porém, se passar em quarto, o Costa Rica enfrenta o primeiro deste mesmo grupo, que hoje é ocupado pelo Cianorte (PR), mas também podemos ter uma virada e o Avenida (RS) terminar na liderança e aparecer no caminho da equipe sul-mato-grossense. Há uma pequena chance da Cobra do Norte avançar em segundo, daí neste caso enfrentaria o terceiro do grupo H, que tem como possíveis adversários os mesmos citados anteriormente.
A transmissão ao vivo de hoje é sob responsabilidade do canal oficial do Costa Rica no Youtube, a CREC TV. Aos interessados em comparecer na arquibancada do Laertão, os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria por R$ 10.
Adversário e grupo
Como já falado nesta reportagem, o São José não tem chances de classificação para a próxima fase, ou seja, está eliminado. No campeonato, até aqui, a equipe paulista soma 13 pontos, com duas vitórias, sete empates e quatro derrotas em 13 jogos, além de 13 gols marcados (seis destes em apenas uma partida, quando venceu a Patrocinense, de Minas, por 6x0) e 16 sofridos.
Nas últimas cinco partidas, o São José tem duas derrotas, dois empates e uma vitória, quando venceu, surpreendentemente, a Inter de Limeira por 2x1, fora de casa. Mesmo com a eliminação já garantida e, na teoria, estar "cumprindo tabela", a equipe paulista não deve amolecer durante o jogo, até para terminar a competição de cabeça erguida.
Sobre o grupo, há dois classificados garantidos, sendo eles o Maringá (PR) e a Inter de Limeira. As outras duas vagas estão sendo disputadas por três equipes, uma delas o Costa Rica. Confira a classificação antes do início da última rodada:

*Legenda: PJ - Partidas Jogadas; VIT - Vitórias; E - Empates; DER - Derrotas; GM - Gols Marcados; GC - Gols Contra (sofridos); SG - Saldo de Gols (GM - GC = SG) e Últimas 5 - resultados de determinada equipe nos últimos cinco jogos.
Saiba
Se o Costa Rica avançar ao mata-mata da competição, vai repetir o mesmo feito que fez em 2022, quando também disputou a Série D do Campeonato Brasileiro e classificou para a segunda fase do torneio. Na ocasião, passou em terceiro colocado com 21 pontos, mas acabou sendo eliminado pelo Bahia de Feira (BA) pelo placar agregado de 2x1 (ida: 0x0 no Laertão; volta: 2x1 na Arena Cajueiro, casa da equipe adversária).