Esportes

MATO GROSSO DO SUL

Destaque do jogo de estreia da seleção, Richarlison tem onça adotada no Pantanal

O jogador esteve na região de Miranda em junho

Continue lendo...

O destaque do jogo de estreia da seleção brasileira, Richarlison, já atuou em causas voltadas para a preservação da biodiversidade em Mato Grosso do Sul. O jogador adotou de forma simbólica uma onça-pintada no Pantanal em um trabalho de conscientização com a ONG Onçafari. 

A onça-pintada ganhou o nome de Acerola, que vive de forma livre com outras onças e é monitorada pela ONG como parte de um estudo para entender melhor o comportamento e ajudar a preservá-las. 

Em conversa com a assessoria do jogador, foi informado ao Correio do Estado, que ele esteve na região em 30 de junho. “Richarlison ficou no Pantanal, próximo a cidade de Miranda, em um refúgio ecológico, por dois dias, realizando os passeios, as visitações e as gravações para a nova camiseta da seleção”. 

Nas redes sociais, o jogador falou sobre o momento. “Fiquei muito encantado, muito feliz com o que vi aqui [no Pantanal] e então resolvi adotar uma onça e vou colocar o nome de Acerola, por causa do filme Cidade de Deus, já tenho dois cachorros chamados Acerola e outro Laranjinha. Estou muito feliz por esse momento”, disse.

A visita foi uma iniciativa da Nike, marca responsável por confeccionar as camisetas oficiais da seleção. Além de conhecer o trabalho realizado pela ONG, foi uma maneira de contribuir para a conscientização da proteção da biodiversidade.

Além disso, foi apresentada a inspiração das camisetas oficiais da seleção brasileiro usadas no Mundial do Qatar que contém estampas de onça-pintada, maior predador das Américas.

Desde 2011 a ONG coleta dados e compilam informações que levem ao melhor entendimento do comportamento das onças-pintadas, assim como a descoberta de melhores estratégias para a conservação do maior felino.

A ONG atua nos biomas Pantanal, Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica e em cada um age em diferentes frentes, com abordagens distintas, adaptadas à cada realidade.

Estreia em Copa do Mundo 

Artilheiro do Brasil na partida de estreia na Copa do Qatar, marcando os dois gols do jogo contra a Sérvia, o capixaba Richarlison de Andrade, 25, deixou o país há cinco anos, quando era destaque do Fluminense, rumo à Inglaterra, onde sua carreira cresceu de forma paulatina.

Richarlison correu risco de perder a Copa do Mundo devido a uma lesão em outubro, na panturrilha, que o afastou dos gramados por três semanas.

Tite confiou na sua recuperação e o incluiu na lista de 26 convocados para ir ao Qatar buscar o hexacampeonato.

"Há algumas semanas, eu estava chorando, na dúvida ainda de vir [para a Copa]. Então, eu acho que valeu todo o esforço da minha recuperação. Deus viu meu esforço, viu o tanto de vontade que eu estava de vir para a Copa do Mundo", declarou Richarlison depois da vitória contra a Sérvia.

Em forma, ele já é um dos goleadores do Mundial e tentará fazer mais gols na segunda-feira (28), quando o Brasil volta a jogar pelo grupo G, diante da Suíça.      

Com informações do Folhapress

 

Esportes

Brasileiro Rafael Câmara vence na Hungria e é campeão mundial de Fórmula 3

Pernambucano de 20 anos conquistou o título de maneira antecipada, na madrugada deste domingo

03/08/2025 08h27

Pernambucano de 20 anos conquistou o título de maneira antecipada

Pernambucano de 20 anos conquistou o título de maneira antecipada Foto: Divulgação / F3

Continue Lendo...

O brasileiro Rafael Câmara é o campeão da Fórmula 3 de 2025 O pernambucano de 20 anos conquistou o título de maneira antecipada, na madrugada deste domingo, ao terminar em 1º lugar na penúltima etapa da temporada da competição, no circuito de Hungaroring, nas cercanias de Budapeste, na Hungria.

A dobradinha da Campos Racing com o espanhol Mari Boya e o búlgaro Nikola Tsolov completou o pódio - a dupla ocupa a segunda e terceira posição na classificação do Mundial, com 108 e 106 pontos, respectivamente, e não pode mais alcançar Câmara.

"Sacrifício. Esse é o trabalho de uma vida inteira", definiu o jovem piloto em entrevista após a prova. Câmara terminou a corrida com 156 pontos. Ele se manteve na liderança durante toda prova, abrindo até 1s3 de diferença em relação a Mari Boya.

Integrante da academia de pilotos da Ferrari desde 2021, Câmara começou sua caminhada rumo à taça de forma arrasadora: conquistou quatro pole positions nas cinco primeiras etapas - um recorde da categoria - e venceu três provas, em Bahrein, Austrália e Espanha. Com a vantagem confortável na liderança, soube administrar o desempenho nas corridas finais e ainda cravou mais uma pole, no circuito de Hungaroring.

Com a conquista, o jovem da equipe Trident se junta a Gabriel Bortoleto entre os brasileiros campeões da F-3. O atual piloto da Sauber na Fórmula 1 venceu a categoria em 2023 e, um ano depois, também levou o título da Fórmula 2.

A Fórmula 3 retorna no final de semana dos dias 5 a 7 de setembro, em Monza, na Itália, para o encerramento da temporada.

Assine o Correio do Estado

NOVATO

Com ex-craque do Brasileirão no ataque, CR Aquidauana estreia no futebol este ano

Fundado em 1999 e com sua origem na canoagem, a equipe será uma das seis participante da Série B do estadual e tenta recolocar a cidade na elite do Sul-Mato-Grossense

02/08/2025 12h30

Walter será o camisa 10 do CR Aquidauana na disputa da Série B do estadual

Walter será o camisa 10 do CR Aquidauana na disputa da Série B do estadual Foto: Reprodução

Continue Lendo...

Com sua origem na canoagem, o Clube de Regatas Aquidauana estreia no futebol em 2025 e tentará recolocar a cidade na primeira divisão do sul-mato–grossense, e conta com a presença de um jogador que já foi eleito o melhor jogador do Brasileirão no elenco.

Aos 36 anos, Walter, que ficou conhecido em território nacional por ser um artilheiro nato mesmo acima do peso, foi anunciado pelo CRA, na última quinta-feira (31), como o primeiro reforço do clube para a disputa da Série B.

Revelado pelo Internacional em 2009, o jogador acumula passagens inúmeros times conhecidos, como Porto-POR, Cruzeiro, Fluminense, Athletico Paranaense e Vitória-BA. Porém, foi no Goiás que o atacante viveu seu auge, onde chegou em junho de 2012 por empréstimo.

Naquele mesmo ano, levantou a taça da Série B do Brasileiro, terminando a competição como artilheiro do time esmeraldino, com 16 gols. Com interesse de ambos, o contrato de empréstimo foi renovado até o final da temporada de 2013, ano que seria mágico para Walter.

Mesmo com 118 kg e 1,78 m de altura, o atacante foi campeão goiano daquele ano, sendo vice-artilheiro do torneio, com 11 gols, e balançaria a rede mais 13 vezes no Brasileirão, que o Goiás terminou na 6ª colocação, a apenas dois pontos da zona de classificação para a Libertadores.

Sem acordo para conseguir permanecer no clube esmeraldino, se transferiu ao Fluminense na temporada seguinte, novamente por empréstimo de duas temporadas. Nos anos posteriores, teria mais duas passagens pelo Goiás, ambas sem o mesmo sucesso conquistado na primeira.

Antes de assinar com o CR Aquidauana, Walter estava no Tupy de Jussara-GO, e marcou dois gols em cinco jogos. Hoje com 93 kg e visivelmente mais preparado fisicamente, o jogador disse que “mudou de vida” após se sentir envergonhado com um vídeo seu gravado enquanto estava no Rolim de Moura, de Rondônia, onde chegou a pesar 138 kg no ano passado.

Wellington Moresco, gerente de futebol do clube sul-mato-grossense, disse que o atacante foi contratado com base em diversos aspectos, principalmente a determinação de Walter em seguir atuando em alto nível e com profissionalismo.

“Acreditamos no potencial de entrega dele dentro e fora de campo. Sua liderança, capacidade técnica e presença ofensiva são características que agregam muito a um projeto como o nosso. Também pesou o comprometimento pessoal do jogador com o novo desafio, ele se mostrou motivado desde o primeiro contato”, explica Moresco.

Ainda, o gerente confirmou que há mais contratações fechadas e que os anúncios serão feitos no decorrer da próxima semana. Além disso, não descarta a possibilidade de novas surpresas e garantiu que há conversas com outros nomes experientes do futebol brasileiro, mas sempre se alinhando ao estilo de jogo da comissão técnica.

Inclusive, há duas semanas o CR Aquidauana anunciou Vinicíus La Porta como treinador, Mauro César como auxiliar e Carlos Manoel como preparador físico, que devem seguir até o final da Série B.

“As expectativas são altas. Queremos brigar na parte de cima da tabela e fazer história, o grupo está focado e comprometido com o objetivo coletivo”, disse o cartola da equipe.

SÉRIE B 2025

No dia 02 de julho, a reunião arbitral na Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) definiu que a segunda divisão estadual deste ano teria seis equipes participantes, sendo elas: AA Bataguassu, CR Aquidauana, EC Comercial, EC Taveirópolis, Maracaju AC e São Gabriel EC.

A competição terá o mesmo formato do ano passado, do qual todos se enfrentam em turno e returno. Os dois que conquistarem a maior quantidade de pontos sobem para a elite do futebol sul-mato-grossense. A Série B está previsto para começar dia 31 de agosto e terminar dia 2 de novembro.

No ano passado, Naviraiense e Águia Negra conseguiram o acesso.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).