Após viverem na corda bamba durante a semana, na Copa Libertadores, o Flamengo e o Botafogo se enfrentam neste domingo, às 17h30min (horário de MS), no Maracanã, de olhos bem atentos ao topo da tabela.
Mesmo depois de vencer a LDU de Quito, do Equador, por 2 a 0, na quinta-feira, pela Copa Libertadores, o técnico Filipe Luís decidiu por não dar folga aos jogadores e iniciou a preparação já nesta sexta-feira.
Com 17 pontos, o Flamengo está na segunda colocação, logo atrás do Palmeiras, que tem 19 pontos. Em caso de vitória no clássico, o Rubro-Negro pode reconquistar a liderança da competição, da qual já foi avisada que deve ser a prioridade do clube na temporada.
Arrascaeta marcou sete dos 17 gols flamenguistas no campeonato e é a maior arma da equipe para o jogo. Além de balançar as redes como nunca fez antes na carreira, o uruguaio já distribuiu três assistências no Brasileiro, sendo um dos melhores jogadores da temporada do futebol nacional.
Gerson, expulso no último jogo, é desfalque, junto a Gonzalo Plata e a Erick Pulgar.
Já o Botafogo, ao contrário do ano passado, vive em turbulência desde o primeiro dia deste ano. Cinco meses depois, parece que a situação está se ajeitando aos poucos, mas ainda com críticas dos torcedores voltadas ao técnico português Renato Paiva.
Na quarta-feira, venceu o Estudiantes, da Argentina, por 3 a 2, em casa, pela Libertadores, vitória emergente para seguir vivo na competição sul-americana. Agora, no Brasileiro, a situação é quase idêntica, com altos e baixos desde o começo.
Na nona colocação, o Alvinegro tem 11 pontos, sendo três vitórias, dois empates e três derrotas. Uma vitória aproxima a equipe do G4, zona de classificação direta para a Libertadores de 2026, e marcaria a quarta vitória seguida, da qual seria a melhor sequência do clube na temporada.
Ainda sem Savarino, Barboza, Bastos, Matheus Martins e Mastriani, a equipe titular para o clássico não deve ter grandes mudanças.
Neste, o Flamengo e o Botafogo se enfrentaram duas vezes, uma pela Supercopa do Brasil, que o Rubro-Negro venceu por 3 a 1 e ergueu a taça, e pelo Campeonato Carioca, com nova vitória flamenguista, dessa vez por 1 a 0.
Já nos últimos 10 embates entre as equipes, o Flamengo leva uma pequena vantagem: venceu seis vezes, enquanto o Botafogo saiu com a vitória quatro vezes. Na história, aconteceram 351 clássicos, com 107 vitórias botafoguenses, 113 empates e 131 triunfos rubro-negros.
Escreva a legenda aqui




