Esportes

LUTO NO VÔLEI

Ex-jogador do Copagaz e campeão olímpico, Pampa morre aos 59 anos

Em São Paulo, jogador estava internado há quase três meses, quando foi diagnosticado com Linfoma de Hodgkin; Pampa já fez parte do Ministério do Esporte no início dos anos 2000

Continue lendo...

André Felippe Falbo Ferreira, conhecido como Pampa, morreu na manhã desta sexta-feira (07), aos 59 anos, após passar por complicações no tratamento do Linfoma de Hodgkin, do qual ele foi diagnosticado em meados de março.

O campeão olímpico em 1992 com a seleção brasileira ganhou destaque no esporte em Campo Grande, na antiga equipe da Copagaz, que participou do Campeonato Brasileiro de Voleibol Masculino em 1985.

Pampa estava internado na UTI da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, desde do dia 19 de abril, quando precisou ser transferido com urgência ao hospital. 

Paula Falbo, esposa do ex-jogador, tinha esclarecido esta semana que o quadro clínico de Pampa era grave. A confirmação da morte veio através de nota de pesar da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

“Pampa era um jogador de extremo talento e fez parte da geração que levou o vôlei brasileiro pela primeira vez ao alto do pódio olímpico. Será para sempre referência. É um dia muito triste para todo o voleibol brasileiro”, afirmou o presidente da CBV, Radamés Lattati.

Além de Paula, Pampa deixa duas filhas, Isabella Maria, de 4 anos, e Rafaella Ferrer, de 36 anos. 

Vida e carreira 

Pampa nasceu no Recife, em Pernambuco, e em 1985 troca a vida no Nordeste pelo Centro-Oeste, se mudando para Campo Grande para jogar pelo time da cidade, o Copagaz, que também tinha Carlão, jogador que viria a se tornar campeão olímpico nos jogos de Barcelona (Espanha), em 1992.

Ao longo de sua carreira, jogou em equipes nacionais e internacionais, como o Santa Cruz (PE), Palmeiras (SP), Suzano (SP), Lazio (Itália), Napoli (Itália) e Nec/Osaka (Japão). 

Através de seus desempenhos notáveis pelos clubes, foi chamado para integrar a seleção brasileira no final da década de 80, participando dos Jogos Olímpicos de Seul, na Coreia do Sul, em 1988, do qual o vôlei brasileiro ficou em quarto lugar.

Posteriormente, foi convocado novamente para os Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992, quando a seleção conquistou sua primeira medalha no esporte coletivo, marcando a virada de chave no vôlei brasileiro.

Além da conquista olímpica, Pampa estava no elenco da prata nos Jogos Pan-Americanos de 1991 e foi ouro na Liga Mundial de 1993, em São Paulo.

Após a aposentadoria da vida de jogador, trocou a vida do vôlei pela política. Colaborou no Ministério do Esporte por dois anos, entre 2000 e 2002. Posteriormente, foi Secretário de Esportes da cidade de Suzano (SP) entre 2007 e 2010 e Secretário de Esportes de Campos (RJ) entre 2013 e 2015. 

Por último, assumiu a Superintendência Estadual de Esportes do Estado de Pernambuco. Também tinha uma empresa de marketing esportivo, cultural e entretenimento, a Pampa Sports.

Linfoma de Hodgkin

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o linfoma é “um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem estas células através do corpo”. 

Ainda divulga que os casos mais comuns são entre adolescentes e adultos jovens (15 a 29 anos), adultos (30 a 39 anos) e idosos (75 anos ou mais). Há maior propensão nos homens do que nas mulheres.

Assine o Correio do Estado

Futebol

Estilo agressivo do Flamengo preocupa técnico do Paris Saint-Germain: 'Não estamos acostumados'

Times se enfrentam nesta quarta-feira pela final do Mundial

16/12/2025 23h00

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Continue Lendo...

O estilo agressivo do Flamengo preocupa o técnico do Paris Saint-Germain para a disputa da final da Copa Intercontinental, nesta quarta-feira, às 14h, em Al Rayyan, no Catar.

Luis Enrique fez até uma comparação entre a forma de jogar do rubro-negro com a do Botafogo, que venceu o time francês, por 1 a 0, no Mundial do meio do ano nos Estados Unidos.

"Jogamos contra o Botafogo, que fez um jogo muito fechado, defendendo no próprio campo. É o tipo de partida ao qual estamos acostumados, contra equipes que se defendem muito e atacam pouco O Flamengo não vai jogar assim", afirmou o treinador espanhol.

Luis Enrique aproveitou para fazer uma análise profunda do Flamengo.

"É um time que joga muito bem com a bola, sai jogando desde trás e, sem ela, pressiona muito bem. É um time muito interessante, fisicamente forte, com jogadores experientes e de muita qualidade, que sabem disputar jogos grandes. Acho que será uma final apaixonante, porque os dois times têm estilos parecidos."

O treinador também ratificou a importância da competição, quebrando o estereótipo de que os times europeus não dão valor aos 'torneios mundiais'.

"Estamos totalmente cientes da importância deste jogo. Isso representa muito para nós. Marcar a história do PSG foi um objetivo na temporada passada e continua sendo nesta. É a primeira vez que temos a chance de conquistar esse troféu. Antes, havia diferenças claras nesse tipo de competição, mas hoje é muito importante para o Flamengo e também é muito importante para nós."

Por fim, Luis Enrique explicou o fato de ter tido de que preferia o Pyramids - time derrotado na semifinal - na final ao Flamengo.

"Fui entrevistado por uma TV brasileira e disse que preferia que o Flamengo não fosse à final. Naquele momento, não tive a oportunidade de analisar o Pyramids, mas eu conheço muito bem o Flamengo. Eu não queria enfrentá-los em uma final e reafirmo isso agora. Não é uma boa notícia jogar uma decisão contra um time brasileiro."

ESPORTES

PSG chega ao Catar e Luís Enrique se preocupa com desgaste físico

O time desembarcou em Doha por volta das 17h. O zagueiro Marquinhos e o atacante Dembélé, que são dúvidas para as partidas, estão com a delegação

14/12/2025 20h00

Com 22 jogadores relacionados, o PSG enfrenta o Flamengo na quarta-feira, às 14h (de Brasília).

Com 22 jogadores relacionados, o PSG enfrenta o Flamengo na quarta-feira, às 14h (de Brasília). Reprodução: rede social

Continue Lendo...

Adversário do Flamengo na decisão da Copa Intercontinental, o Paris Saint-Germain viajou, com 22 jogadores relacionados, neste domingo para Doha, no Catar, onde enfrenta o campeão da Libertadores na quarta-feira, às 14h (de Brasília). O time parisiense busca o quinto título de 2025, após as conquistas do Francês, da Copa da França, da Supercopa da França e da Champions League, e a agenda cheia preocupa o técnico Luis Enrique

"Espero que isso não gere muita fadiga, viajamos muito neste fim de ano. Mas não queremos procurar desculpas, viajamos nas melhores condições, ainda que isso possa cansar", afirmou o treinador antes do compromisso no Francês no sábado, para o qual a delegação viajou a Metz enfrentar o time local. "Mas, pelo que vejo nos treinos, a equipe está pronta para encarar esse belo fim de ano que nos espera."

Luis Enrique escalou uma formação alternativa e venceu o Metz por 3 a 2. O goleiro russo Matvey Safonov jogou e foi o titular pela terceira partida consecutiva. Contratado a pedido de Luis Enrique para substituir Donnarumma, Lucas Chevalier ficou no banco pela primeira vez desde que chegou ao clube. O goleiro de 24 anos sofreu uma contusão no tornozelo direito no dia 29 de novembro, contra o Monaco, e perdeu duas partidas, contra Rennes e Athletic Bilbao.

A possibilidade de Safonov ser o titular contra o Flamengo não surpreende a imprensa francesa, que considera que o russo deu conta do recado na ausência de Chevalier. "Ele (Chevalier) está de volta conosco. Pudemos ver Matvey Safonov em ação, e ele mostrou coisas muito boas. E muito profissionalismo. Fico feliz em ver que todos estão prontos para responder quando necessário", afirmou Luis Enrique sobre suas opções para o gol.

O time desembarcou em Doha por volta das 17h. O zagueiro Marquinhos e o atacante Dembélé, que são dúvidas para as partidas, estão com a delegação.

Confira os relacionados e a numeração do PSG para a viagem ao Catar:

4 - Lucas Beraldo

5 - Marquinhos

6 - Illia Zabarnyi

7 - Khvicha Kvaratskhelia

8 - Fabian Ruiz

9 - Gonçalo Ramos

10 - Ousmane Dembélé

14 - Désiré Doué

17 - Vitinha

19 - Lee Kang-In

21 - Lucas Hernandez

24 - Senny Mayulu

25 - Nuno Mendes

29 - Bradley Barcola

30 - Lucas Chevalier

33 - Warren Zaïre-Emery

39 - Matvey Safonov

47 - Quentin Ndjantou

49 - Ibrahim Mbaye

51 - Willian Pacho

87 - João Neves

89 - Renato Marin
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).