Esportes

Esportes

Gigante dos biocombustíveis anuncia patrocínio a clube de MS

Com marca estampada nas camisas de todas as equipes de futebol, Atvos reafirmou parceria com Costa Rica Esporte Clube (CREC)

Continue lendo...

Se você é torcedor do Costa Rica Esporte Clube (CREC) ou amante do futebol sul-mato-grossense, uma notícia boa: uma empresa gigante dos biocombustíveis renovou apoio financeiro ao clube do estado.

Trata-se da Atvos, uma das empresas líderes na transição da matriz energética e uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil.

A companhia anunciou a renovação do patrocínio ao CREC para a temporada de 2025, após parceria já realizada em 2024. No ano passado, o Costa Rica se destacou no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como o melhor time sul-mato-grossense de futebol.

“Acreditamos muito na energia do esporte para transformar vidas. Apoiar a ascensão da ‘Cobra do Norte’ reflete nosso propósito. Construímos uma parceria sólida, com frutos para o time e para a empresa, e continuaremos contribuindo para o desenvolvimento do CREC e das comunidades do norte de Mato Grosso do Sul”, destacou o diretor de Gente e Gestão das Unidades Agroindustriais da Atvos, Chafick Fair Luedy. 

Com a renovação da parceria, o, marca da empresa de bioenergia estampará, pelo segundo ano seguido, o uniforme de todas as equipes do clube: masculinas, femininas e categorias de base.

Conexão com o município

Ainda conforme Luedy, o objetivo da iniciativa é de reforçar o vínculo da empresa com o município de Costa Rica, a 397 quilômetros de Campo Grande. O município é sede de uma das oito unidades agroindustriais da Atvos.

“Com a logomarca da companhia estampada no espaço frontal do uniforme, comemoraremos novas vitórias junto à torcida da ‘Cobra do Norte’. Além de promover ações de engajamento com nossos principais públicos de relacionamento no Estado em nosso camarote no estádio Laertão, a casa do CREC”, destacou Luedy.

O anúncio do patrocínio impactou os corredores do Costa Rica Esporte Clube, que analisa a situação como fundamental na conquista de bons resultados esportivos em 2025.

“Estamos em um momento importante da nossa história, no qual vamos disputar competições estaduais que nos ajudarão a ir ainda mais longe. Ter um parceiro sólido e com visão de longo prazo, como é o caso da Atvos, nos dá a confiança necessária para buscarmos o melhor para o clube e para os jogadores que compõem o nosso elenco”, declara o presidente do CREC, André Baird.

Combustível sustentável

A Unidade Costa Rica (UCR) da Atvos tem capacidade para moer 3,8 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, suficientes para produzir até 408 milhões de litros de etanol.

Esse montante pode abastecer 10,2 milhões de veículos de passeio com combustível sustentável. A operação ainda é capaz de cogerar 300 GWh de energia elétrica limpa, o suficiente para iluminar as casas de mais de 1,3 milhão de pessoas.

Ao todo, a usina emprega 1,2 mil pessoas diretamente, além de outras 3,3 mil de forma indireta.

Estadual 2025

Ao todo, 10 clubes disputam o título de melhor do estado na 47ª edição do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Dentre eles, dois vieram da Série B e vão competir na Série A após ficarem de fora no ano passado: Naviraiense (um título) e Águia Negra (segundo maior campeão).

Além desses dois, a edição de 2025 do Sul-Mato-Grossense vai contar com a estreia do primeiro clube SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do futebol de MS, a SAF Pantanal, antiga Portuguesa, de Campo Grande. Para começar “com tudo”, a equipe anunciou a contratação do multicampeão Jean, ex-Palmeiras e Fluminense, para a disputa do Estadual.

  • Águia Negra (recém promovido);
  • Aquidauanense;
  • Corumbaense;
  • Costa Rica;
  • Coxim;
  • Dourados;
  • Ivinhema;
  • Naviraiense (recém promovido);
  • Operário (atual campeão);
  • SAF Pantanal.

Novo formato

Este ano o formato da competição é inédito, com embates dos 10 times em um único turno. No fim das nove rodadas, os dois melhores colocados irão avançar diretamente para a semifinal, já os dois piores serão rebaixados para a série B. 

Ao chegar na segunda fase, serão realizados dois duelos de ida e volta onde o terceiro enfrentará o sexto, e o quarto jogará contra o quinto. Os vencedores se juntarão aos dois primeiros colocados na semifinal.  

As semifinais estão marcadas para 16 e 23 de março, e a grande final será disputada em dois jogos, programados para 30 de março e 6 de abril. Ao todo, a competição terá 55 jogos.

Importante ressaltar que os dois finalistas garantem classificação para a Copa do Brasil de 2026. Apenas o campeão fica com as vaga para disputar a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa Verde do ano seguinte.

Assine o Correio do Estado

CATEGORIA

Campo-grandense faz golaço de falta contra o Fortaleza pelo Nordestão

Revelado pelo Comercial, Luan Rodrigues fez dois gols na vitória do Sousa-PB diante da equipe cearense, pela 6ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste

20/03/2025 09h45

Campo-grandense Luan Rodrigues, autor de dois gols contra o Fortaleza na Copa do Nordeste

Campo-grandense Luan Rodrigues, autor de dois gols contra o Fortaleza na Copa do Nordeste Foto: Reprodução

Continue Lendo...

Revelado pelo Comercial em 2015 e nascido em Campo Grande, o meia Luan Rodrigues fez dois gols na vitória do Sousa-PB diante do Fortaleza, pela 6ª rodada da Copa do Nordeste, na noite desta quarta-feira (19).

A equipe paraibana entrou para esta partida precisando de um resultado positivo para se manter vivo na competição regional, já que apenas os quatros primeiros colocados de cada grupo se classificam às quartas de final. Já o clube cearense foi para o jogo com a classificação praticamente encaminhada e precisava de um empate para garantir a vaga na próxima fase.

Aos 30 minutos da primeira etapa, Luan recebeu lançamento pela esquerda, fintou dois jogadores adversários e contou com a “sorte” do desvio para a bola parar nos fundos da rede. Porém, três minutos depois, Yago Pikachu roubou a bola no meio-campo e lançou para Kervin Andrade estufar o gol com um chute cruzado.

No segundo tempo, aos 12 minutos, o campo-grandense cobrou uma falta próxima à área com perfeição e matou o goleiro Brenno do Fortaleza. Ainda, o defensor Wellisson, do Sousa-PB, foi expulso aos 28 minutos, mas nada aconteceu e o jogo terminou 2x1 para os mandantes.

Com isso, a equipe paraibana chegou aos 6 pontos na quarta colocação, enquanto o Fortaleza estagnou nos 9 pontos na terceira posição. Ambos os times estão no grupo A e se classificando ao mata-mata da Copa do Nordeste.

A próxima rodada será a última desta fase, que ocorrerá na próxima quarta-feira (26). O Sousa-PB enfrenta o Ferroviário-CE, fora de casa. Já o Fortaleza recebe o CRB-AL, no Castelão.

Agora, pelos próximos dois finais de semana, o Luan e companhia terão a missão de erguer a taça do Campeonato Paraibano. Nos dias 23 e 30, o Sousa-PB, atual campeão, enfrenta o Botafogo-PB, maior campeão com 30 títulos, pela grande decisão, com o jogo de volta sendo na casa do adversário.

Trajetória - Luan Rodrigues

Nascido no dia 16 de julho de 1996 em Campo Grande, Luan Rodrigues começou sua trajetória profissional no tradicional Comercial. No clube campo-grandense, conquistou o Sul-Mato-Grossense de 2015 e o vice-campeonato em 2016.

Desde então, sua carreira é baseada em rodar por clubes de vários estados do país. Por exemplo, o meia já atuou pelo Luverdense (MT), Jacobina (BA), Uberlândia (MG), Remo (PA), São Paulo (RS), Porto (BA), além de equipes do estado, como Portuguesa (atual SAF Pantanal), Aquidauanense, Dourados, Novoperário e União.

Além do Sul-Mato-Grossense de 2015, o campo-grandense conquistou o Paraense pelo Remo, em 2022, e a segunda divisão do estadual em 2023, com a camisa da Portuguesa.

Assine o Correio do Estado

EM BREVE

Superliga feminina pode chegar a Campo Grande após sucesso de jogos masculinos

Segundo Fabiano Rodrigues, organizador do evento, Minas ou Flamengo são as equipes mais prováveis de jogarem na capital, mas partida deve acontecer no final do segundo semestre deste ano ou em 2026

19/03/2025 10h45

Minas ou Flamengo podem vir a Campo Grande em breve

Minas ou Flamengo podem vir a Campo Grande em breve Foto: Montagem

Continue Lendo...

A quatro dias de Sada Cruzeiro x Vôlei Suzano pela Superliga Masculina, Campo Grande pode receber o naipe feminino da competição em breve, segundo Fabiano Rodrigues, organizador dos dois jogos trazidos à capital sul-mato-grossense.

De acordo com resposta enviada à reportagem, Fabiano afirma que está em negociações para trazer a Superliga feminina na próxima temporada, que começa em outubro deste ano, mas ainda não há nada confirmado.

Ainda segundo ele, há duas equipes que atraem interesse: Minas Tênis Clube (MG) e Sesc RJ Flamengo. Atualmente, o clube mineiro ocupa a segunda posição nesta atual temporada, com 48 pontos em 21 jogos, sendo 17 vitórias. Já o time carioca está na sexta colocação, com 39 pontos, sendo 12 triunfos.

O Minas é um dos grandes expoentes da vôlei feminino no Brasil, 15 títulos nacionais e oito do Campeonato Sul-Americano de Clubes. Hoje, conta com jogadoras estreladas no elenco, como a central Thaísa Daher, campeã olímpica duas vezes (2008 e 2012) e bronze em Paris-2024, a ponteira Pri Daroit, prata no Mundial de 2022 com a seleção brasileira, e Julia Kudiess, também prata no Mundial há três anos.

Já o Flamengo é treinado desde 2021 pelo técnico Bernardinho, que já conquistou dois ouros (2004 e 2016) e duas pratas (2012 e 2008) nas Olímpiadas com a seleção masculina e um bronze (1996) com a feminina. Recentemente, assinou com oposta e ponteira Tainara Santos, de 25 anos e medalhista com a seleção em Paris-2024, mas ainda resta o anúncio oficial por parte do clube carioca. Mikaela Hestmann, ponteira de 17 anos e uma das maiores revelações brasileiras no esporte, também compõe o elenco flamenguista.

No último dia 14, ambas as equipes se enfrentaram pela competição nacional, com vitória "fácil" da equipe mineira, com parciais de 27/29, 25/19, 25/23 e 25/22. Porém, em novembro do ano passado, ainda na atual temporada, foi a vez da equipe carioca vencer por 3 sets a 1, com parciais de 25/14, 19/25, 25/13 e 25/23.

A presença da Superliga feminina em Campo Grande pode acontecer devido ao sucesso de vendas nos dois jogos do masculino. Em dezembro, 6 mil pessoas assistiram Vôlei Renata (SP) x Vedacit Guarulhos (SP), com vitória dominante por 3 sets a 0 da equipe do levantador Bruninho.

Já no próximo domingo (23), é a vez de Sada Cruzeiro (MG) e Vôlei Suzano (SP) jogarem com casa cheia na capital sul-mato-grossense, a partir das 17h. De acordo com Fabiano, três mil ingressos foram vendidos para este jogo, mas as vendas continuam com cinco tipos diferentes de ingresso no site totalingressos.com:

  • Arquibancada - R$ 60,00
  • Arquibancada infantil - R$ 35,00
  • Cadeira - R$ 120,00
  • Cadeira infantil - R$ 60,00
  • Experiência em quadra, com open food e bar - R$ 350,00

Ainda, antes do jogo principal da noite, os fãs poderão assistir um duelo de "aquecimento" entre Sesi MS e Sesi SP, pelo sub-17, a partir das 13h30.

Cruzeiro e Suzano

Hoje, o Sada Cruzeiro é o principal time de vôlei em solo brasileiro. Somente em 2024, a equipe mineira conquistou cinco títulos: Sul-Americano de Clubes, Copa Brasil, Mineiro, Supercopa e Mundial de Clubes. Além disso, é o segundo colocado da Superliga 24/25, com 45 pontos (16 vitórias e três derrotas), torneio que é o maior campeão, com oito títulos. No elenco, conta com jogadores estrelados e conhecidos do público, como os campeões olímpicos Lucão, Wallace e Douglas Souza.

Já o Suzano (SP) não tem grandes títulos, assim como seu adversário, muito pela criação recente da equipe profissional, que aconteceu há três anos e meio. Em 2021, foi campeão da Superliga C (Etapa de Suzano) e, no ano seguinte, campeão da Superliga B. Na década de 90, chegou a ser conhecida como "Capital do Vôlei", impulsionada pelas conquistas expressivas do antigo time do município.

Atualmente, a equipe do interior paulista ocupa a 6ª colocação, com uma campanha bem equilibrada. São 29 pontos conquistados em 20 jogos, sendo nove vitórias e 11 derrotas.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).