Perto do fim do primeiro turno, Internacional e São Paulo, próximos na tabela, jogam neste domingo, em Porto Alegre (RS), pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, ambos de “olhos bem abertos” para as primeiras posições. A bola rola às 19h30min (de MS), no Estádio Beira-Rio.
Depois da parada da Copa do Mundo de Clubes, o Colorado está invicto na competição nacional, com três vitórias e um empate, que ocorreu no dia 27 de julho, contra o Vasco da Gama, em casa, por 1 a 1. Antes do início desta rodada, o Internacional estava em 10º, com 21 pontos conquistados em 16 partidas.
Em contrapartida, a equipe de Roger Machado saiu derrotada no jogo de ida contra o Fluminense, pela Copa do Brasil, na quarta-feira, em atuação coletiva e individual bem abaixo da média dos gaúchos.
Visando a uma remontada no Rio de Janeiro, é provável que o técnico poupe alguns atletas considerados importantes para o duelo com o São Paulo, como Alan Patrick, Borré, Wesley, entre outros. Os únicos desfalques certos são os lesionados: Óscar Romero, Fernando, Ricardo Mathias, Ivan e Bruno Gomes.
Nesta sexta-feira, o clube apresentou oficialmente o meio-campista Alan Rodríguez, de 25 anos, que estava no Argentino Juniors e assinou contrato com o Colorado até 2029. Mesmo com o interesse do Boca Juniors, o jogador disse que havia prometido ao diretor esportivo D’Alessandro que priorizaria o time gaúcho.
Mesmo recém-chegado, o reforço está à disposição do técnico Roger Machado para a partida deste domingo.
Do lado são-paulino, a saída de Luís Zubeldía e a chegada de Hernán Crespo fez o time mudar da “água para o vinho” na temporada. Desde o retorno do técnico às instalações do MorumBIS, o Tricolor conquistou teve vitórias, um empate e apenas uma derrota – contra o Flamengo, no Maracanã, na reestreia do argentino.
No meio de semana, também pela Copa do Brasil, o São Paulo venceu o Athletico-PR, por 2 a 1, em casa, deixando o confronto em aberto para o jogo da volta, que será na Arena da Baixada, na capital paranaense.
Sabendo do desgaste da viagem e que o jogo será cansativo na quarta-feira, a equipe paulista também deve poupar seus titulares.
Lucas Moura, Calleri e Oscar são desfalques certos, além de Luiz Gustavo, Ryan Francisco, Lucca Marques e Wendell, que teve uma lesão na região posterior da coxa esquerda confirmada pelo clube na tarde desta sexta-feira.
Inclusive, o lateral-esquerdo deve ficar de fora dos dois confrontos contra o Atlético Nacional, da Colômbia, pelas oitavas de final da Copa Libertadores.
Também estão fora o zagueiro Alan Franco e o ponta Ferreirinha, que vem sendo um dos maiores destaques do elenco são-paulino neste ano, ambos suspensos. Atualmente, o time tricolor está na oitava colocação, com 22 pontos em 17 jogos.
A arbitragem será comandada pelo carioca Alex Gomes Stefano, com Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro, do Rio Grande do Norte, na chefia da cabine do VAR.
EQUILÍBRIO HISTÓRICO
Na história, Internacional e São Paulo já se enfrentaram 82 vezes, e o clube paulista leva uma pequena vantagem, com 29 vitórias, contra 28 dos gaúchos, além de 25 empates.
Esse equilíbrio também se reflete nos últimos 10 jogos, com quatro triunfos do Colorado, três do Tricolor paulista e três empates.
Inclusive, ambos já se enfrentaram em uma decisão de Libertadores, em 2006. No primeiro jogo, no MorumBIS, o Internacional venceu, por 2 a 1, e, na volta, os dois empataram, por 2 a 2, dando o título daquele ano aos colorados, o primeiro da história do clube.
Quatro anos depois, em 2010, voltaram a se enfrentar pela competição, desta vez, na semifinal. No Beira-Rio, o time da casa venceu, por 1 a 0. Na capital paulista, o São Paulo saiu vitorioso, por 2 a 1, mas o Internacional se classificou para a final por ter feito um gol fora de casa, que era critério de desempate na época.
Na decisão, o clube de Porto Alegre foi campeão, contra o Chivas Guadalajara, do México.
Saiba
Internacional e São Paulo são duas das sete equipes brasileiras que seguem vivas em três competições nesta temporada (Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores/Copa Sul-Americana).




