Esportes

ANO MÁGICO

Jogador de MS conquista mais um título e "zera" futsal em 2024

Natural de Campo Grande, Marcênio foi campeão catarinense neste final de semana e fecha ano com quatro títulos, incluindo uma Copa do Mundo com a seleção brasileira

Continue lendo...

Neste final de semana, o campo-grandense Marcênio, de 37 anos, conquistou o estadual, seu quarto título na atual temporada, e praticamente “zerou” o futsal em 2024, com títulos expressivos por clube e seleção.

Para chegar à decisão da competição, o Jaraguá ficou em segundo lugar na fase de grupos, dois atrás do Joinville, mas ambos garantiram vaga direta para a próxima fase. Nas quartas de final, “passou o carro” no Tubarão Futsal com 10x4 no agregado. Na semifinal, confirmou o amplo favoritismo ao eliminar o Joaçaba Futsal por 8x2 na somatória de ida e volta.

Já que ficou na vice-colocação na fase de grupos, perdeu o direito de decidir a final em casa, e precisou fazer isso na arena do rival. No último sábado (21), Jaraguá e Joinville se enfrentaram pelo jogo de volta da final do Campeonato Catarinense, após a “locomotiva amarela” vencer a primeira partida por 3x2, ou seja, teria a vantagem do empate no segundo jogo, e foi isso que aconteceu.

Saindo à frente do placar com gol de Ruan, o Joinville conseguiu virar a partida e colocar pressão no Jaraguá. Porém, já na reta final da segunda etapa e com goleiro-linha, Jamur empatou e calou o Ginásio Cau Hansen. 

Com o agregado de 5x4, a locomotiva amarela conquistou seu 12º catarinense e o segundo título na temporada, já que na semana passada foi campeão da Liga Nacional de Futsal (LNF), ao bater o Praia Clube (MG) nos pênaltis. Na competição estadual, Marcênio fez dois gols em nove partidas disputadas.

Ano mágico

Além da conquista nacional e estadual, Marcênio conquistou outros dois títulos importantes este ano, mas dessa vez com a camisa da seleção brasileira.

Em fevereiro, o ala participou da Copa América e fez parte do elenco campeão contra a Argentina. Na competição, marcou dois gols e uma assistência na campanha perfeita da seleção brasileira.

Já no dia 06 de outubro, o campo-grandense conquistou a Copa do Mundo de Futsal de 2024, disputada no Uzbequistão.

Após 12 anos, a Seleção Brasileira voltou a vencer a competição, e chegou ao hexacampeonato com uma vitória por 2 a 1 em cima da Argentina, com direito à assistência do campo-grandense no lance do primeiro gol, marcado pelo pivô Ferrão. Ao todo, o atleta tem sete gols em 31 jogos com a camisa amarela.

Entrevista exclusiva

Em entrevista ao Correio do Estado, o ala, que completou 14 anos de seleção neste ano, contou como foi difícil superar as frustrações de estar tão próximo de disputar o mundial e ficar de fora da lista final.

“Entre idas e vindas na seleção, cheguei a ficar nas listas de 20 convocados para as copas de 2016 e 2021, mas nas listas finais dos 14 fiquei de fora. Foi uma tristeza muito grande, mas em 2024 eu consegui realizar meu sonho”, enfatizou.

A primeira convocação de Marcênio para vestir a camisa da seleção foi em 2010 e sua primeira chance de participar da Copa do Mundo foi no ciclo 2012-2016, quando o jogador atuava pela equipe russa Gazprom.

Nesse período, o atleta sul-mato-grossense conquistou muitos títulos importantes, sendo eleito, em 2015, o terceiro melhor jogador de futsal do mundo. No entanto, sofreu o primeiro baque, ficando de fora da convocação para o mundial. 

“Uma tristeza muito grande, sofri, chorei, ali foi a minha primeira grande ferida no esporte”, acrescentou Marcênio.

Para conferir a entrevista completa, clique aqui.

Trajetória - Marcênio

Antes de estar no time catarinense, Marcênio ficou seis meses no Anderlecht, da Bélgica, e cinco temporadas no Barcelona, da Espanha, um dos melhores clubes do mundo. 

Durante sua passagem no clube espanhol, o atleta campo-grandense conquistou 16 títulos, incluindo a Champions League da modalidade, sua segunda da carreira, já que também venceu o torneio continental pela equipe russa Gazprom-Ugra. No Barcelona, além das conquistas, ele jogou 212 partidas e marcou 37 gols.

Em Campo Grande, o jogador atuou na Geração 2000, em 1997, e, posteriormente, passou pelo time do Colégio ABC, ficando até 2007, quando foi para o Santa Fé Futsal, da cidade Santa Fé do Sul (SP), já como atleta profissional.

Recentemente, no dia 14 de maio, Marcênio foi um dos organizadores do "Jogo das Estrelas", que aconteceu na capital sul-mato-grossense, e, obviamente, também contribuiu com sua habilidade dentro de quadra. Além do jogador campo-grandense, o evento contou com o craque Falcão, considerado por muitos o maior da história da modalidade, o que também ajudou a ter dois mil espectadores no Ginásio Guanandizão neste dia.

Saiba - Títulos do Marcênio

2024 > Copa do Mundo e Copa América;
2014> Grand Prix de Futsal;
2012 > Mundial de Clubes;

OUTRAS TAÇAS

  • Champions League (3);
  • Copa Libertadores (2);
  • Liga Nacional, Taça Brasil e Superliga (2); 
  • Liga Espanhola (4);
  • Superliga da Rússia (2);
  • Campeonato Catarinense (1).

*Colaborou Judson Marinho

Assine o Correio do Estado

1º NA TEMPORADA

Em meio a rumores de saída, atleta de MS faz belo gol na Libertadores

Pela 2ª rodada da fase de grupos, o Botafogo furou a retranca do Carabobo (VEN) no finalzinho do jogo, com gols de Patrick de Paula e Matheus Martins

09/04/2025 09h15

Matheus Martins na comemoração de seu gol marcado contra o Carabobo pela Libertadores

Matheus Martins na comemoração de seu gol marcado contra o Carabobo pela Libertadores Foto: Reprodução/Instagram

Continue Lendo...

Na sua primeira partida em casa nesta Libertadores, o Botafogo venceu o Carabobo (VEN) por 2x0, com gols de Patrick de Paula e do campo-grandense Matheus Martins, que semana passada foi oferecido como moeda de troca em uma negociação.

Na 1ª rodada, o clube carioca perdeu para a Universidad de Chile por 1x0, ou seja, uma nova derrota poderia dificultar ainda mais a vida alvinegra na competição. Como era de se imaginar, o time venezuelano entrou retrancado, buscando um empate sem gols.

Diante disso, o Botafogo foi furar a defesa adversária somente aos 43 minutos do segundo tempo, com gol de falta de Patrick de Paula, após desviar em um jogador na barreira. Nos acréscimos, em uma bela troca de passes, Matheus Martins saiu na cara do gol e encheu o pé para selar a vitória botafoguense. Assista o gol do campo-grandense:

 

 

Esta foi a primeira participação para gol de Matheus na temporada e, coincidentemente, veio depois de ser veiculado a informação que ele teria sido envolvido na negociação que traria o meio-campista Cauly, do Bahia, para o Estrela Solitária.

Com essa vitória, o Botafogo conquista seus primeiros pontos nesta Libertadores, mas que ainda não é suficiente para entrar na zona de classificação do grupo, ficando atrás da Universidad de Chile (6 pontos) e do Estudiantes de La Plata, da Argentina (3 pontos), adversário do clube carioca na próxima rodada da competição.

Trajetória profissional

Revelado no Fluminense, Matheus subiu para o profissional antes de completar a maioridade, com apenas 17 anos. Durante seu tempo no elenco profissional do tricolor, ele atuou em 51 partidas, fez 6 gols e deu 5 assistências. Em janeiro de 2023, ele foi vendido à Udinese, pela bagatela de R$ 46,8 milhões. Porém, um dias depois de chegar ao clube italiano, o atacante foi emprestado ao Watford, da Inglaterra.

No clube inglês, ele ficou um ano e meio, sendo responsável por 6 gols e 3 assistências em 48 partidas. Após o fim do período de empréstimo, a negociação entre Botafogo e Udinese para transferência em definitivo chegou ao fim, com final feliz para a equipe carioca. 

No dia 1º de agosto, o time do empresário norte-americano John Textor pagou 10 milhões de euros (R$ 60 milhões na cotação da época) ao Udinese, da Itália.

Enquanto vivia bom momento no Watford, Matheus apareceu em convocações da seleção brasileira sub-20, do qual chegou a atuar pela Copa do Mundo de 2023 da categoria, que não teve final feliz para o Brasil, sendo eliminado nas quartas de final para Israel, por 3x2. Na seleção, ele tem seis gols em 10 partidas.

No final de agosto de 2024, a reportagem do Correio do Estado entrou em contato com Fábio Manso, responsável por levar o atacante campo-grandense ao Fluminense (RJ), clube onde Matheus foi revelado, para contar um pouco mais sobre as origens do jogador.

"Ele veio aqui com 9 anos pra 10 anos, trouxe ele pra estudar aqui no colégio (ABC), jogar futsal para gente, e eu levei ele com 11 anos, 10 pra 11 anos pro Fluminense e ficou lá todo esse tempo, né? Até ser vendido para Udinese e depois agora voltou pro Botafogo", contou Fábio.

Segundo ele, Matheus morou e foi criado perto da Avenida dos Cafezais, próximo ao Jardim Paulo Coelho Machado. Hoje, sua família mora em Xerém, bairro em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Além de sua atuações no ano passado, o campo-grandense logo caiu nas graças do torcedor por ter sido idealizador da frase mais usada pelos botafoguenses nesses meses de ouro que o time vive: "É tempo de Botafogo!".

"Acabou pegando, mas foi bem natural. Não sabia que ia estar saindo com a repercussão toda. E a torcida agora usa nos estádios. Já vi bandeira no estádio do Nilton Santos, em todo lugar. Virou uma marca mesmo. Fico feliz de ter participado disso também. Então, acho que encaixei muito bem aqui, estou muito feliz", disse o campo-grandense.

Assine o Correio do Estado

Esportes

Invicto, Beraldo exalta força do PSG na Liga dos Campeões: 'Nos provando contra os gigantes'

Confiante, o brasileiro ainda não perdeu quando esteve em campo, com 23 vitórias e dois empates

08/04/2025 23h00

Beraldo, ex-zagueiro do São Paulo

Beraldo, ex-zagueiro do São Paulo Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O zagueiro Beraldo recebeu muitos elogios do técnico Luis Enrique nos últimos jogos e pode ser uma das novidades da escalação diante do Aston Villa, nesta quarta-feira, na França, pelas quartas de final da Liga dos Campeões. Confiante, o brasileiro ainda não perdeu quando esteve em campo, com 23 vitórias e dois empates, e espera manter o retrospecto positivo na luta pelo inédito título.

Desde que trocou o São Paulo pela França, Beraldo já deu a volta olímpica em cinco oportunidades. Suas boas apresentações, inclusive, o levaram à seleção brasileira. Mas ainda falta a cereja no bolo, que é a Liga dos Campeões e o PSG chega como favorito diante do Aston Villa após ganhar do Manchester City na fase de classificação e eliminar o Liverpool, então dono da melhor campanha, nas oitavas.

"As vitórias sobre equipes como o City e o Liverpool foram provas do nível que a nossa equipe vem atingindo nesta temporada E se quisermos mesmo disputar o título da Liga dos Campeões, temos de nos provar contra equipes desse patamar (gigantes)", avaliou Beraldo. ""O Aston Villa vai ser um grande adversário, porque conta com jogadores experientes e, não por acaso, tem feito uma excelente campanha. Vamos encarar com toda a seriedade e procurar impor nosso jogo, contando com o apoio do torcedor, que vai lotar o estádio."

Apesar de se desfazer das estrelas Messi, Neymar e Mbappé, o PSG jamais abandonou o sonho de conquistar a Europa. Chegou perto com o vice em 2020/21, além de ir até a semifinal na temporada passada. Agora, chega confiante pelo bom futebol apresentado - foi campeão do Francês no fim de semana sem nenhuma derrota e com seis rodadas de antecedência.

"É claro que a Liga dos Campeões é o torneio que todos mais desejamos conquistar. Não apenas nós, do PSG, mas toda a Europa. Estamos todos muito concentrados, mas sem perder a alegria de jogar", afirmou Beraldo. "Esses grandes jogos são aqueles que todos nós sonhávamos em disputar quando criança, então temos de desfrutar e fazer nosso melhor."

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).