A judoca ladarense Larissa Farias faturou a medalha de ouro nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, etapa 15 a 17 anos, disputada em Curitiba, no Paraná. A atleta sul-mato-grossense venceu na final a paulista Tawany Gianelo da Silva, atual campeã mundial da categoria super ligeiro (40kg) até 17 anos.
"Estou muito feliz com o resultado, já que tive lutas difíceis na competição", destacou a ladarense em entrevista ao site da Fundação de Esportes e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
Ela ainda sublinhou o planejamento da modalidade no Estado. "Temos projetos na Capital que englobam os melhores atletas e técnicos, por isso nos destacamos".
Larissa retornou para Campo Grande nesta terça-feira, 06 de dezembro, quando falou com o Diário por telefone. "Venci três por nocaute, uma por ippon e outras duas com estrangulamentos", detalhou a atleta. Na decisão, a vitória veio pela diferença mínima. "Consegui um yuko porque ela foi punida duas vezes por falta de combatividade".
Esta foi a primeira vez que as duas se enfrentaram. Morando na Capital há apenas 10 meses, Larissa se garantiu adaptada a nova rotina, mas revelou que ainda sente saudades de Ladário. "Vamos estar aí na sexta-feira", adiantou a campeã olímpica escolar. Hoje, Larissa é atleta da academia Igor Rocha, mas os primeiros golpes foram aprendidos na academia Amadeu, em Corumbá, e na Camala, em Ladário.
A mudança para Campo Grande foi uma decisão da família. "Viemos para cá para ela poder se aprimorar no esporte. E os resultados mostram que deu certo", avaliou o pai da lutadora, Luiz Gustavo Farias. "Qualquer medalha que ela traz para casa já nos deixa orgulhosos. Ainda mais uma conquista desta importância, com toda essa dificuldade", comemorou.
No ano passado, a judoca conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Sul-Americano de Judô, disputado em Montevidéu, no Uruguai. Mesmo com 14 anos (completou 15 no mês passado), ela lutou pela categoria sub-15. Na mesmo época foi ouro nas Olimpíadas Escolares, que aconteceram em Fortaleza (CE), representando o Colégio Adventista de Corumbá.
Larissa Farias também foi destaque no Campeonato Brasileiro de 2010, em Goiânia, onde conseguiu a vaga para o Sul-Americano. No Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, já foi campeã estadual três vezes.


