Esportes

FUTUROS CRAQUES

MS estreia na Copinha 2025 nesta sexta e tem dois clubes "novatos"

Principal torneio de base do mundo começou nesta quinta-feira e reúne mais de 128 equipes com "garotos" que buscam colocar seu nome na lista de maiores revelações do país

Continue lendo...

A tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior, mais conhecida como Copinha, começou na última quinta-feira (02) e, dentre as 128 equipes de base participantes, duas são do Mato Grosso do Sul: Operário de Caarapó e Dourados Atlético Clube (DAC).

Ambas as equipes já estão em solo paulista desde o início de dezembro e firmaram parcerias para a disputa do torneio. Atual campeão do Campeonato Estadual sub-20, o Tigre do Vale, do município de Caarapó, fechou uma parceria com o clube José Bonifácio, de São Paulo. 

Porém, todos os atletas que irão disputar a Copinha pelo Operário AC são “experientes” e jogaram o sub-20 ou a Série B do Estadual.

“A parceria com o José Bonifácio se deu na questão de centro de treinamento, comissão técnica, material de treino e porcentagens em negócios futuros”, disse Leandro Francisco, diretor de Futebol do Operário de Caarapó, ao Correio do Estado no mês passado.

O Tigre do Vale vai enfrentar na fase de grupos o América (RN), Comercial de Tietê (SP) e Juventude (RS), em ordem cronológica. A estreia na competição acontece nesta sexta-feira (03), às 17h15, contra a equipe potiguar.

Já o Dourados, vice-campeão do Estadual sub-20, firmou no fim do mês de outubro uma parceria com o Esporte Clube Embu-Guaçu, equipe do interior paulista.

Nessa parceria, a maioria do elenco formado é de atletas do clube paulistano, sobrando apenas nove jogadores que disputaram o sub-20 pelo Dourados que compõem a equipe que treina em São Paulo.

Desde novembro a equipe douradense vem realizando amistosos, incluindo um jogo-treino contra o Corinthians, no CT Joaquim Grava, do qual saíram derrotados por 2x1, de virada. Também enfrentaram outros times de base pelo estado de São Paulo, como o Oeste, o Água Santa e o Juventus.

O Dourados/Embu caiu no grupo que irá sediar os jogos em Itaquaquecetuba (SP), e enfrentará Aster Itaquá (SP), Vila Nova (GO) e Falcon (SE). A estreia acontece neste sábado (04), às 12h (de MS), contra a equipe paulista.

Esta é a primeira vez que ambos os clubes disputam a competição de bases e, caso avancem, podem ter grandes equipes pela frente. No caso do Operário de Caarapó, pode enfrentar na próxima fase o São Paulo. Já o Dourados, passando de fase, poderá entrar no caminho do Corinthians, o maior e atual campeão da Copinha.

Todos os jogos serão transmitidos pelo canal oficial do Paulistão no Youtube.

COMPETIÇÃO

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, conhecida também como Copinha, é a maior competição de futebol da categoria de base nacional. Jogadores até 20 anos de todo o País disputam o campeonato.

Na edição de 2025, que começará em janeiro, 128 clubes, representando todos os estados do Brasil, participarão da competição.

Anualmente, os dois clubes de Mato Grosso do Sul que se classificam para a competição são os finalistas do Estadual sub-20.

Na edição de 2024, o União ABC e o Ivinhema foram os clubes do Estado que disputaram a competição. Ambas as equipes foram eliminadas na primeira fase.

ESTADUAL SUB-20

A classificação de ambas as equipes foi confirmada na disputa de semifinais do Campeonato Sul-Mato-Grossense sub-20, que ocorreu em agosto do ano passado.

O Dourados enfrentou o Esporte Clube Comercial e venceu a equipe campo-grandense no segundo jogo do confronto, por 3 a 1, em partida disputada no Estádio Douradão. No primeiro jogo, a equipe da Capital havia ganhado, por 1 a 0. Os gols do DAC na partida decisiva foram marcados por Dudu Arroz, Willian e Luan. Pedro Henrique fez o gol colorado nos acréscimos.

Já o Operário Caarapoense empatou a primeira partida contra o União ABC, de Campo Grande, mas derrotou o hexa-campeão do Estadual sub-20, por 2 a 0, no Estádio Carecão, no segundo jogo. Os dois gols da partida foram marcados pelo jogador Matheus Henrique.

Na final, o Tigre do Vale derrotou o Dourados pelo placar agregado de 3 a 2.

SAIBA - Maiores campeões da Copinha

  • Corinthians (11 títulos)
  • Fluminense (5)
  • Inter (5)
  • São Paulo (4)
  • Flamengo (4)
  • Santos (3)
  • Atlético-MG (3)
  • Palmeiras (2)
  • Nacional-SP (2)
  • Ponte Preta (2)
  • Portuguesa (2)

*Colaborou Judson Marinho

Assine o Correio do Estado

ABANDONO

Alcaraz anuncia desistência de Wimbledon por lesão: 'Ainda não estou pronto para competir

Retirada ocorre devido a uma lesão no punho direito do espanhol, a mesma que fez o tenista abandonar o ATP de Barcelona

19/05/2026 13h45

Tenista espanhol Carlos Alcaraz

Tenista espanhol Carlos Alcaraz Foto: Rio Open

Continue Lendo...

Carlos Alcaraz anunciou nesta terça-feira, 19, que não irá participar do ATP Queen’s e do torneio de Wimbledon. A desistência ocorre devido a uma lesão no punho direito do espanhol, a mesma que fez o tenista abandonar o ATP de Barcelona na segunda rodada e não participar das competições seguintes.

Alcaraz já havia ficado fora dos torneios de Roma e de Roland Garros e não tem previsão de retorno ás quadras. O espanhol realizou uma postagem em sua redes sociais lamentando a ausência dos torneios, mas ressaltando que a sua recuperação está caminhando bem.

"Minha recuperação está progredindo bem e estou me sentindo muito melhor, mas infelizmente ainda não estou pronto para jogar e, portanto, preciso desistir da temporada de grama em Queen’s e Wimbledon. Esses são dois torneios muito especiais para mim e sentirei muita falta deles. Continuamos trabalhando para que eu retorne o mais breve possível", disse em sua rede social.

O italiano Jannik Sinner lidera o topo do ranking há quatro semanas consecutivas, com o espanhol vindo logo atrás. A distância entre o dois cresceu com as desistências de Carlos Alcaraz das últimas competições.

Longe das partidas desde o ATP 500 de Barcelona, em abril, Alcaraz vê Sinner empilhar 14.750 pontos no primeiro lugar, contra os seus 11.960 na segunda colocação.

Assine o Correio do Estado

Desenvolvimento da Modalidade

Campo Grande receberá Centro de Excelência de Tênis de Mesa

Em parceria firmada entre a Fundesporte e a Speed Pong Associação de Tênis de Mesa visando uma maior capacitação de atletas acima dos 18 anos

19/05/2026 11h30

O Centro de Excelência visa melhores condições de treinamentos na busca de resultados expressivos em diversas competições

O Centro de Excelência visa melhores condições de treinamentos na busca de resultados expressivos em diversas competições Foto: Magnific

Continue Lendo...

O que antes era febre nos intervalos das escolas, tênis de mesa, que também é popularmente conhecido como ping-pong, tem ganhado cada vez mais espaço no cenário esportivo internacional. 

Com essa modalidade se tornando um verdadeiro fenômeno, Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul, a Fundesporte em parceria com o centro de treinamento Speed Pong Associação de Tênis de Mesa, para desenvolver um projeto que visa implantar e implementar um centro de excelência de tênis de mesa em Campo Grande. 

Em publicação feita na edição extra do Diário Oficial na tarde da última segunda-feira (18), para a realização do projeto, a Fundesporte irá entrar com um aporte financeiro de R$ 100 mil, para possibilitar essa realização.

De acordo com o Profissional de Educação Física e Coordenador do projeto, José Ricardo Rieff, o aporte da Fundesporte vai servir para aprimorar e melhorar os equipamentos do local.

De acordo com ele o Centro de Excelência já funcionava na própria associação e agora com esse investimento, o planejamento é chegar o mais próximo da estrutura de alto nível, em resposta ao Correio do Estado, ele comenta que uma das prioridades é implementação do piso emborrachado, que é utilizado em competições nacionais e internacionais. 

O aporte também contemplará o pagamento do treinador, que é de extrema importância para manter o alto nível no treinamento, além da compra de bolas de tênis de mesa, que segundo o mesmo é um material que se quebra muito facilmente e é bastante utilizado durante os treinos. 

Essa parceria busca o desenvolvimento da modalidade, o aprimoramento físico e tático e a obtenção de resultados expressivos em competições estaduais, nacionais e internacionais. 

VIROU FEBRE 

Esporte Olímpico desde as Olimpíadas de Seul na Coreia do Sul em 1988, o Tênis de mesa se tornou ainda mais conhecido no Brasil, após os jogos Olímpicos de Paris, em 2024. 

Na ocasião o país se viu unido torcendo por Hugo Calderano, que ponto após ponto, conquistou um inédito quarto lugar nos Jogos de Paris. 

A glória final de Calderano, veio no ano seguinte, na Copa do Mundo da categoria, disputada em Macau, na China. 

Hugo superou as adversidades, derrotou velhos conhecidos e o número um e dois do ranking mundial para se sagrar campeão da Copa do Mundo ITTF de Tênis de Mesa 2025 e se tornou o primeiro mesa-tenista das Américas a conquistar o torneio.

Outro ponto de vitória para Hugo e para os brasileiros que se viam cada vez mais apaixonados pelo esporte, foi no Mundial de Tênis de Mesa, realizado em Doha, no Catar. 

Dessa vez o título não ficou nas mãos de Hugo Calderano, porém mais uma vez fez história, trazendo a prata para o Brasil e se tornando outra vez o primeiro jogador não asiático e não europeu a disputar a final do Mundial. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).