Esportes

FUTUROS CRAQUES

MS estreia na Copinha 2025 nesta sexta e tem dois clubes "novatos"

Principal torneio de base do mundo começou nesta quinta-feira e reúne mais de 128 equipes com "garotos" que buscam colocar seu nome na lista de maiores revelações do país

Continue lendo...

A tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior, mais conhecida como Copinha, começou na última quinta-feira (02) e, dentre as 128 equipes de base participantes, duas são do Mato Grosso do Sul: Operário de Caarapó e Dourados Atlético Clube (DAC).

Ambas as equipes já estão em solo paulista desde o início de dezembro e firmaram parcerias para a disputa do torneio. Atual campeão do Campeonato Estadual sub-20, o Tigre do Vale, do município de Caarapó, fechou uma parceria com o clube José Bonifácio, de São Paulo. 

Porém, todos os atletas que irão disputar a Copinha pelo Operário AC são “experientes” e jogaram o sub-20 ou a Série B do Estadual.

“A parceria com o José Bonifácio se deu na questão de centro de treinamento, comissão técnica, material de treino e porcentagens em negócios futuros”, disse Leandro Francisco, diretor de Futebol do Operário de Caarapó, ao Correio do Estado no mês passado.

O Tigre do Vale vai enfrentar na fase de grupos o América (RN), Comercial de Tietê (SP) e Juventude (RS), em ordem cronológica. A estreia na competição acontece nesta sexta-feira (03), às 17h15, contra a equipe potiguar.

Já o Dourados, vice-campeão do Estadual sub-20, firmou no fim do mês de outubro uma parceria com o Esporte Clube Embu-Guaçu, equipe do interior paulista.

Nessa parceria, a maioria do elenco formado é de atletas do clube paulistano, sobrando apenas nove jogadores que disputaram o sub-20 pelo Dourados que compõem a equipe que treina em São Paulo.

Desde novembro a equipe douradense vem realizando amistosos, incluindo um jogo-treino contra o Corinthians, no CT Joaquim Grava, do qual saíram derrotados por 2x1, de virada. Também enfrentaram outros times de base pelo estado de São Paulo, como o Oeste, o Água Santa e o Juventus.

O Dourados/Embu caiu no grupo que irá sediar os jogos em Itaquaquecetuba (SP), e enfrentará Aster Itaquá (SP), Vila Nova (GO) e Falcon (SE). A estreia acontece neste sábado (04), às 12h (de MS), contra a equipe paulista.

Esta é a primeira vez que ambos os clubes disputam a competição de bases e, caso avancem, podem ter grandes equipes pela frente. No caso do Operário de Caarapó, pode enfrentar na próxima fase o São Paulo. Já o Dourados, passando de fase, poderá entrar no caminho do Corinthians, o maior e atual campeão da Copinha.

Todos os jogos serão transmitidos pelo canal oficial do Paulistão no Youtube.

COMPETIÇÃO

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, conhecida também como Copinha, é a maior competição de futebol da categoria de base nacional. Jogadores até 20 anos de todo o País disputam o campeonato.

Na edição de 2025, que começará em janeiro, 128 clubes, representando todos os estados do Brasil, participarão da competição.

Anualmente, os dois clubes de Mato Grosso do Sul que se classificam para a competição são os finalistas do Estadual sub-20.

Na edição de 2024, o União ABC e o Ivinhema foram os clubes do Estado que disputaram a competição. Ambas as equipes foram eliminadas na primeira fase.

ESTADUAL SUB-20

A classificação de ambas as equipes foi confirmada na disputa de semifinais do Campeonato Sul-Mato-Grossense sub-20, que ocorreu em agosto do ano passado.

O Dourados enfrentou o Esporte Clube Comercial e venceu a equipe campo-grandense no segundo jogo do confronto, por 3 a 1, em partida disputada no Estádio Douradão. No primeiro jogo, a equipe da Capital havia ganhado, por 1 a 0. Os gols do DAC na partida decisiva foram marcados por Dudu Arroz, Willian e Luan. Pedro Henrique fez o gol colorado nos acréscimos.

Já o Operário Caarapoense empatou a primeira partida contra o União ABC, de Campo Grande, mas derrotou o hexa-campeão do Estadual sub-20, por 2 a 0, no Estádio Carecão, no segundo jogo. Os dois gols da partida foram marcados pelo jogador Matheus Henrique.

Na final, o Tigre do Vale derrotou o Dourados pelo placar agregado de 3 a 2.

SAIBA - Maiores campeões da Copinha

  • Corinthians (11 títulos)
  • Fluminense (5)
  • Inter (5)
  • São Paulo (4)
  • Flamengo (4)
  • Santos (3)
  • Atlético-MG (3)
  • Palmeiras (2)
  • Nacional-SP (2)
  • Ponte Preta (2)
  • Portuguesa (2)

*Colaborou Judson Marinho

Assine o Correio do Estado

Esportes

Invicto, Beraldo exalta força do PSG na Liga dos Campeões: 'Nos provando contra os gigantes'

Confiante, o brasileiro ainda não perdeu quando esteve em campo, com 23 vitórias e dois empates

08/04/2025 23h00

Beraldo, ex-zagueiro do São Paulo

Beraldo, ex-zagueiro do São Paulo Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O zagueiro Beraldo recebeu muitos elogios do técnico Luis Enrique nos últimos jogos e pode ser uma das novidades da escalação diante do Aston Villa, nesta quarta-feira, na França, pelas quartas de final da Liga dos Campeões. Confiante, o brasileiro ainda não perdeu quando esteve em campo, com 23 vitórias e dois empates, e espera manter o retrospecto positivo na luta pelo inédito título.

Desde que trocou o São Paulo pela França, Beraldo já deu a volta olímpica em cinco oportunidades. Suas boas apresentações, inclusive, o levaram à seleção brasileira. Mas ainda falta a cereja no bolo, que é a Liga dos Campeões e o PSG chega como favorito diante do Aston Villa após ganhar do Manchester City na fase de classificação e eliminar o Liverpool, então dono da melhor campanha, nas oitavas.

"As vitórias sobre equipes como o City e o Liverpool foram provas do nível que a nossa equipe vem atingindo nesta temporada E se quisermos mesmo disputar o título da Liga dos Campeões, temos de nos provar contra equipes desse patamar (gigantes)", avaliou Beraldo. ""O Aston Villa vai ser um grande adversário, porque conta com jogadores experientes e, não por acaso, tem feito uma excelente campanha. Vamos encarar com toda a seriedade e procurar impor nosso jogo, contando com o apoio do torcedor, que vai lotar o estádio."

Apesar de se desfazer das estrelas Messi, Neymar e Mbappé, o PSG jamais abandonou o sonho de conquistar a Europa. Chegou perto com o vice em 2020/21, além de ir até a semifinal na temporada passada. Agora, chega confiante pelo bom futebol apresentado - foi campeão do Francês no fim de semana sem nenhuma derrota e com seis rodadas de antecedência.

"É claro que a Liga dos Campeões é o torneio que todos mais desejamos conquistar. Não apenas nós, do PSG, mas toda a Europa. Estamos todos muito concentrados, mas sem perder a alegria de jogar", afirmou Beraldo. "Esses grandes jogos são aqueles que todos nós sonhávamos em disputar quando criança, então temos de desfrutar e fazer nosso melhor."

Assine o Correio do Estado

Esportes

Brasília é confirmada como sede dos Jogos da Juventude

Competição será realizada entre os dias 10 e 25 de setembro

08/04/2025 22h00

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A cidade de Brasília foi confirmada como sede da edição 2025 dos Jogos da Juventude, que serão disputados entre os dias 10 e 25 de setembro. O anúncio foi feito nesta terça-feira (8) pela pelo presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, e pela vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão.

“No esporte olímpico o sucesso normalmente se mede pelas medalhas conquistadas nos Jogos Olímpicos. Só que o caminho até lá é longo, e começa justamente aqui, entre os jovens, na base da pirâmide", afirmou Marco La Porta.

"Tenho dito que, antes de sermos uma potência olímpica, precisamos nos transformar em uma nação esportiva. E nada melhor do que os Jogos da Juventude para exemplificarem isso", completou.

Segundo ele, serão mais de 2 milhões de jovens, de todos os estados do país, envolvidos nas seletivas para tentar estar na fase nacional, em Brasília.

"Teremos aqui, em setembro, muitos futuros campeões, sem dúvida, mas no processo formamos outros milhões, impactados pelos valores do esporte e que propagarão, de alguma forma, a prática esportiva ao longo de suas vidas”, afirmou Marco La Porta.

Já a vice-governadora do Distrito Federal destacou o fato de Brasília ter a vocação de grandes eventos esportivos.

“Tivemos vários eventos aqui [em Brasília], dois Jebs [Jogos Escolares Brasileiros, 2022 e 2023] e um Jubs [Jogos Universitários Brasileiros 2024]. Acredito que isso consagra o DF naquilo que ele é vocacionado para ser: a capital da República. Somos um pedacinho de cada um dos estados e precisamos realmente ser a casa de todos os brasileiros. É um orgulho muito grande estar recebendo novamente esse evento”, afirmou Celina Leão.

A edição 2025 dos Jogos da Juventude, que deve reunir cerca de 4 mil jovens, contará com a estreia da 20ª modalidade em sua programação, o remo virtual.

“Além de todo caráter de formação esportiva e educacional, os Jogos da Juventude são nosso evento conceito, no qual implementamos todas as nossas inovações. Este ano, por exemplo, teremos o remo virtual como nossa 20ª modalidade, mostrando nosso olhar para mundo dos esportes eletrônicos e nos aproximando ainda mais dos jovens”, finalizou La Porta.

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).