De 25 a 31 de janeiro, Nova Andradina sediará a primeira edição da Copa Internacional Ercílio Carreira Mendes, aquele que promete ser o maior campeonato de futebol das categorias de base do futebol de Mato Grosso do Sul e que já vem sendo chamada nos bastidores de 'Copa MS de Futebol Júnior', uma alusão à tradicional competição paulista de revelação de jogadores.
A organização é da Dom Bosco Promotion, em parceria com as prefeituras de Nova Andradina e Batayporã, e apoio da Fundação Nova-andradinense de Esporte e Lazer (Funael).
São aguardados 2400 atletas de 100 equipes, com atletas de 10 a 17 anos, ou seja, nascidos nos anos de 2000 a 2007, de pelo menos oito estados brasileiros (SP, PR, MG, MT, GO, RS, RJ e AL), além de 10 times do Paraguai já confirmados. Foram convidados também observadores das grandes equipes do futebol brasileiro, como Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro e Vasco, entre outros.
De acordo com o diretor de esportes, lazer e eventos da Funael, Joari Martins, a competição reunirá times das categorias de base de todos os cantos do país e América do Sul, transformando-se num celeiro para o descobrimento de talentos do futebol.
“Esta é uma oportunidade sensacional para quem sonha em ser jogador de futebol, já que vários olheiros com diferentes visões técnicas, estarão em busca de jogadores para as categorias de base de suas equipes”, disse Martins.
Os jogos acontecerão nos três períodos (manhã, tarde e noite) nos Centros de Treinamento do Campo Manelão (Caixa D´Àgua) e Perobão, Estádio Municipal Luiz Soares Andrade (Andradão) e Mohamed Mustafá, em Batayporã.
Nova Andradina será representada por 8 times: Escola Camisa 10 Grêmio NA (categorias 2006-2007); Craques do Futuro (2005/06), Meninos de Ouro (2004-05); Cena (2000-01); Nova Esperança (2004-2005); Casa Verde (04-05); Escola do Ercílio (2002-2003) e Gena (2006-2007).
Para o prefeito Gilberto Garcia (PR), este é o momento da população local mostrar o quanto são hospitaleiros. “Durante estes sete dias de competição, vamos recepcionar mais de 2 mil atletas do nosso país e países vizinhos. O comércio e o setor de serviços devem estar preparados para receber nossos ilustres visitantes. Com certeza, o movimento vai aumentar bastante nos restaurantes, lanchonetes, entre outros setores nas regiões próximas às escolas e locais que abrigarão os jogadores. Boa sorte a todas as equipes participantes, em especial, nossos 8 times que representam o município na competição”, ressaltou.


