Esportes

Liga Feminina de Futsal

Pezão/UCDB enfrenta atual campeã da Libertadores

Equipe salesiana busca encerrar sequência negativa de derrotas na competição

Continue lendo...

O único representante do futsal feminino sul-mato-grossense, o Pezão/UCDB enfrenta no próximo sábado (22), o atual campeão da Libertadores Feminina, o Stein Cascavel (PR), pela Liga Feminina de Futsal (LFF). A partida será disputada no Ginásio Francisco Odilon Reinhard, no município de Cascavel (PR), a partir das 15h (horário de MS).

Com quatro partidas disputadas pela Liga Feminina em 2024, o Pezão/UCDB está na nona colocação do campeonato, disputado por 12 equipes. O time campo-grandense venceu um jogo e perdeu três partidas na competição que se iniciou no mês de abril.

Sobre a expectativa para o próximo confronto, o treinador do Pezão/UCDB, Luiz Fernando Borges, o Nando, falou que apesar da diferencia de apoio financeiro entre as equipes, o time salesiano entra em quadra para fazer o melhor nos confrontos fora de casa.

“Os jogos fora de casa são difíceis para a gente, porque sempre esbarramos nas condições que temos. Por se tratar de uma equipe universitária, algumas meninas não podem viajar por conta do trabalho. Mas como eu digo para as meninas, temos que ir lá para fazer um bom jogo, para representar bem a nossa instituição, da forma que podemos e de acordo com as nossas condições”, declarou o treinador.

Nos dois últimos jogos do Pezão/UCDB na Liga, a equipe perdeu em Campo Grande, por 5 a 0, para o São José (SP). Anteriormente, recebendo o Taboão Magnus no Ginásio Guanandizão, a equipe salesiana foi goleada por 4 a 1.

Com relação aos resultados recentes, o Nando ponderou que nas primeiras rodadas da competição, o Pezão/UCDB enfrentou as principais equipes do futsal feminino do cenário nacional.

“A gente teve aqui em Campo Grande as melhores equipes do país, todas elas reforçadas para disputarem a vaga na Libertadores da América, que é o objetivo de todo o time no país, e vieram com força máxima. E neste início de competição pegamos equipes neste nível”, disse Nando.

Nesta temporada a UCDB mudou de parceria, anteriormente era com o time da Serc, de Chapadão do Sul, e agora é com a escolinha Pezão. 

Com relação as mudanças no elenco para 2024, o time salesiano conta agora com a jogadora Aninha Ramires, pivô que veio do DEC/Operário, além de ex-jogadoras do clube, que voltaram como reforços da equipe para esta temporada. 

Danieli Souza, que estava jogando no Leganés da Espanha, e a Aninha Santana, que jogou em Portugal, estão de volta ao time campo-grandense.

Outras jogadoras, porém, sairão nesta temporada da equipe, como Amanda Santana, que agora defende a Unichapecó (SC) e a Julia Name que foi para o Taboão Magnus (SP).

STEIN CASCAVEL

O Stein Cascavel será mais um adversário difícil de ser derrotado no qual o Pezão/UCDB jogará na Liga Feminina de Futsal. O time é multi campeão no futsal feminino, sendo bicampeão da LFF, da Copa do Brasil e da Taça Brasil, além de ser o atual campeão da Libertadores.

Em 2023, o Stein Cascavel foi campeão do Paranaense, da Supercopa, da Libertadores, da Copa Mundo do Futsal e da Liga Feminina de Futsal.

De 2021 para cá, o Stein Cascavel já soma 11 títulos, com destaque para a Libertadores, conquistada no Paraguai, e o bi da Copa Mundo de Futsal, competição que teve 12 equipes de oito países.

Ainda neste mês de junho o Stein vai representar o país na Libertadores da América de 2024. O time paranaense está no grupo B da competição ao lado de Exa Ysaty do Paraguai, Peñarol do Uruguai, Rep. Colômbia e Universidad de Chile.

LIGA

A Liga Feminina de Futsal, temporada 2024, é a principal competição do futsal feminino brasileiro. Doze equipes jogam o torneio, que têm previsão de terminar no mês de novembro.

Na primeira fase, o campeonato é disputado em grupo único, onde em 12 rodadas de turno único são definidas as oito equipes classificadas para a segunda fase.

Em jogos de ida e volta, a fase de mata-mata é realizada das quartas de final até chegar a grande final da competição.

No ano passado a equipe campeã do torneio foi o Stein Cascavel, que defendeu o seu título conquistado em 2022, se tornando bicampeã da Liga.

A final foi disputada contra o Taboão Magnus, que terminou com a vitória do time paranaense por 4 a 0.
A então Serc/UCDB foi estreante da competição no ano passado, e conseguiu chegar até a oitava colocação da Liga.

O time de Campo Grande conseguiu a classificação heróica na última rodada da fase de grupos, mas perdeu nas quartas de final em duelo contra o Taboão Magnus, que havia terminado a primeira fase na liderança do campeonato.

Saiba

A única vitória do Pezão/UCDB na Liga Feminina de Futsal deste ano até agora foi enfrentando a equipe do Londrina (PR), em jogo disputado, a equipe salesiana saiu vitoriosa pelo placar de 4 a 3.

Brasileirão 2025

Operário traz 2 reforços para disputar a Série D

A diretoria do Galo de Campo Grande não esperou a partida final do Estadual

04/04/2025 11h00

Fernandinho foi campeão pelo Galo em 2022 e 2024 e agora retorna para a Série D do Brasileirão

Fernandinho foi campeão pelo Galo em 2022 e 2024 e agora retorna para a Série D do Brasileirão Vinícius Eduardo

Continue Lendo...

O Operário decide o título do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2025 neste domingo, contra o Ivinhema, mas a diretoria trabalha também na organização para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro 2025, reforçando o elenco para a competição nacional.

Dois jogadores foram anunciados pelas redes sociais do clube para o meio-campo. 

O primeiro deles já é um conhecido do torcedor operariano: o meia Fernandinho.

Campeão estadual pelo clube em 2022 e 2024, o atleta de 32 anos já defendeu outros clubes do Estado, como o Sete de Setembro e o Águia Negra, além de ter passagem pelo URT-MG e pelo futebol português.

Já com relação ao outro reforço, o torcedor do Galo de Campo Grande também conhece – mas não com alegria: o volante Tássio foi um dos destaques da Portuguesa/FC Pantanal no Estadual, com cinco gols marcados, dois deles contra o Operário.

A primeira goleada ocorreu na primeira fase e a segunda, na semifinal, ambas de cabeça – sua especialidade quando vai ao ataque, aproveitando sua altura de 1,93 m.

Tássio também tem 32 anos e já defendeu diversos clubes pelo interior do Brasil como o Caxias-RS, o São Luiz-RS, o Linense-SP, o Grêmio Novorizontino-SP, o Sampaio Corrêa-MA, entre outros.

ESTRELA DA CASA

O único representante de Mato Grosso do Sul na Série D do Campeonato Brasileiro está no grupo A7 e estreia no dia 12 ou 13, contra o Cianorte-PR, fora de casa.

Além do time paranaense, o Galo enfrenta o Goiatuba-GO, o Itabirito-MG, o Inter de Limeira, o Monte Azul-SP, o Uberlândia-MG e o Cascavel-PR.

O primeiro jogo do Galo no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, será contra o Monte Azul, no dia 20. Com 64 clubes, de todos os estados do País e também do Distrito Federal, a competição tem começo previsto para o dia 13.

As datas-base dos jogos de ida e volta da final são os dias 21 e 28 de setembro, respectivamente. O Retrô-PE é o atual campeão da Série D do Campeonato Brasileiro e subiu para a Série C com o Anápolis-GO, o Maringá-PR e o Itabaiana-SE.

Segundo o regulamento da Série D do Campeonato Brasileiro, os times se enfrentam todos contra todos dentro da chave, em turno e returno. Após 14 rodadas da primeira fase, prevista para terminar nos dias 19 e 20 de julho, os quatro melhores colocados de cada grupo avançam para a segunda fase, quando a competição passa a ser disputada em confrontos eliminatórios em ida e volta até a decisão. 

Os quatro semifinalistas garantem acesso à Série C em 2026.

FINAL

Na tarde deste domingo, o Operário e o Ivinhema fazem a segunda partida da final do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2025 – o Galo tem a vantagem de jogar por um empate.

A primeira partida da decisão, realizada no sábado, terminou com a vitória para o Alvinegra de Campo Grande. 

O Operário recebeu o Ivinhema na Capital e, com gol nos acréscimos do segundo tempo marcado por Matheus Bidick, venceu o duelo, por 1 a 0.

Com o resultado, o Galo leva vantagem para a partida de volta, marcada para ocorrer neste domingo, às 17h, no estádio Saraivão, em Ivinhema, e pode ser bicampeão com um empate.

Já o Ivinhema, que voltou a decidir a competição após 10 anos, precisa de uma vitória por dois ou mais de vantagem para ficar com o título pela segunda vez no tempo normal. Em caso de vitória simples, por qualquer placar, a disputa pela taça termina nos pênaltis.

Assine o Correio do Estado

Ótimo desempenho

Filipinho dá show e 6 surfistas brasileiros avançam direto ao round 3 na etapa de El Salvador

Filipinho entrou na água na sétima bateria do round 1 em Punta Roca, com o compatriota Ian Gouveia e o mexicano Alan Cleland

03/04/2025 23h00

Filipinho é um dos principais candidatos ao título deste ano

Filipinho é um dos principais candidatos ao título deste ano Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Nono colocado do Circuito Mundial de Surfe, Filipe Toledo, o Filipinho, deu show nas ondas de Punta Roca, em El Salvador, nesta quinta-feira, garantindo a melhor nota do dia, um belíssimo 15,77, avançando direto ao round 3. Além dele, o líder da temporada Italo Ferreira, João Chianca, o Chumbinho, Yago Dora, Ian Gouveia e Deivid Silva também se classificaram. Alejo Muniz, Edgard Groggia, Samuel Pupo e Miguel Pupo vão disputar a repescagem.

Filipinho entrou na água na sétima bateria do round 1 em Punta Roca, com o compatriota Ian Gouveia e o mexicano Alan Cleland e simplesmente sobrou na disputa. Foram duas impressionantes notas, de 8,00 e 7,77, com direito a aéreo, para um total de 15,77, a melhor da fase. Ian ganhou do mexicano por pouco, com 10,90 a 10,34.

Em grande momento neste início de temporada, na qual é o líder geral - esta é a quarta etapa -, Italo Ferreira também não teve trabalho para vencer a sua chave, com 14,67, avançando ao lado do australiano George Pittar, que fez 14,17.

A outra bateria do dia a contar com o esquadrão verde e amarelo foi a 1ª e última, na qual dois brasileiros brigaram até o fim pela vaga: Deivid Silva virou na reta decisiva e se garantiu, em segundo, com 9,56, com Miguel Pupo caindo à repescagem após fazer apenas 9.20. O norte-americano Jake Marshall passou em primeiro: 12,16.

As quatro primeiras baterias ocorreram ainda na quarta-feira, com Alejo em terceiro na largada. Chianca levou a melhor sobre o australiano Jack Robinson, com 9,40 a 9,17. Groggia ficou em último na segunda disputa do dia. Depois foi a vez de Samuel Pupo também fracassar. Por fim, Dora passou em segundo.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).