No 190º dérbi campineiro, a Ponte Preta venceu o Guarani por 3 a 1, neste sábado, no Brinco de Ouro da Princesa, pela terceira rodada do Paulistão Chevrolet. Os gols da Macaca foram marcados por William, Ramírez e Bruno Silva, enquanto Fumagalli marcou o gol Bugre.
O Guarani segue sem vencer no campeonato e agora tem apenas um ponto. Já a Ponte soma sete pontos na tabela e assume a liderança provisória. Na próxima rodada, a equipe alviverde recebe o Bragantino, na quinta-feira, às 19h30, no Brinco de Ouro. O time alvinegro, por sua vez, joga na quarta-feira, contra o Oeste, no Moisés Lucarelli.
O jogo
Mandante, o Guarani começou a partida pressionando a Ponte Preta, mas não conseguia criar oportunidades claras de gol. Encurralada, a Macaca buscava jogar no contra-ataque, sempre puxado por Wellington Bruno, pela esquerda, e Chiquinho, pelo lado oposto.
Chance de gol mesmo só aconteceu aos 16 minutos, quando Chiquinho arrancou pela direita, cortou o zagueiro, mas chutou fraco. A resposta do Guarani veio logo em seguida: um minuto depois, Fumagalli enfia linda bola para Siloé, mas Edson Bastos sai rápido e tira a bola no pé do atacante.
Quando ainda estava pior na partida, a Ponte Preta conseguiu abrir o placar: Wellington Bruno recebe pela esquerda, faz o giro e cruza para William. O atacante sobe mais alto que os zagueiros e cabeceia para o fundo das redes.
Depois do gol, a Ponte cresceu na partida e, aos 39 minutos, perdeu boa chance de fazer o segundo. William arrancou pela direita e cruzou para Baraka, que, livre na entrada da área, chutou à direita do gol de Emerson.
E o Guarani acordou no jogo aos 41 minutos, quando Oziel cruzou da direita, a bola passou por todo mundo e chegou livre para Eusébio, que chutou em cima de Edson Bastos.
No minuto seguinte, porém, o goleiro da Ponte Preta não teve como defender. De novo Oziel cruzou pela direita, Siloé tentou dominar no peito no meio da área, mas a bola sobrou para Fumagalli, que pegou de primeira e não perdoou.
As equipes voltaram para o segundo sem mudança na escalação. E a Ponte também não mudou a forma de jogar, sempre buscando as jogadas pelas laterais com Chiquinho e Wellington Bruno. A Macaca dominava o meio de campo e pressionava o Bugre, que não conseguia sair para o ataque.
Aos 22 minutos, Ramírez, que havia entrado aos 15, cobrou falta à la Ronaldinho Gaúcho contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 2002 e colocou a Ponte Preta na frente de novo. Foi a estreia do peruano com a camisa alvinegra.
Três minutos depois, Bruno Silva recebeu na entrada da área, chutou rasteiro, no canto direito de Emerson, e marcou o terceiro da Macaca.
Depois do gol, o Guarani parece ter desistido da partida. A equipe alviverde não mostrava força nem vontade para atacar, enquanto a Ponte Preta continuava dominando o meio de campo. Aos 37 minutos, Uendel lança para Ferrugem, mas o goleiro Emerson sai da área a afasta o perigo de carrinho.
O Guarani ainda tentou dar o último suspiro aos 41, quanto Fumagalli cobrou falta e Bruno Recife toca por cima do gol. Depois desse lance, porém, a Ponte Preta só adminstrou a posse de bola, com direito até a gritos de "Olé" da torcida alvinegra. No finzinho, o Bugre ainda tentou diminuir: aos 46, Dudu arrancou pela direita e chutou da entrada da área, Emerson se esticou mas não alcançou a bola, que tirou tinta da trave direita.



