Esportes

FUTSAL FEMININO

Sem apoio financeiro, Pezão/UCDB lança campanha para pagar custos de viagens

Equipe sul-mato-grossense é a única representante do Estado na Liga Feminina de Futsal e, para este ano, não conta com apoio municipal ou estadual para disputar a competição

Continue lendo...

A equipe do Pezão/UCDB é a única representante do Mato Grosso do Sul na Liga Feminina de Futsal (LFF). Porém, não recebe apoio de entidades públicas ou privadas para custear os gastos das viagens, colocando em risco o seguimento do time na competição nacional.

Ano passado, representou o Estado pela primeira vez na LFF e conseguiu um honroso oitavo lugar na primeira fase, garantindo vaga para o mata-mata da competição. Infelizmente, não seguiu adiante, mas por ser a participação de estreia no torneio, ficar entre as oito melhores foi motivo de muita comemoração para os sul-mato-grossenses.

Para a edição deste ano, a equipe foi novamente convidada pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) para participar da competição nacional e aceitou, mas enfrenta dificuldades financeiras para seguir no torneio. 

Ontem, quarta-feira (19), no Instagram oficial do Pezão/UCDB, foi lançada uma rifa para ajudar nos custos das viagens, além de um comunicado explicando a situação e pedindo ajuda dos torcedores para que elas continuem na LFF.

Luiz Fernando “Nando”, treinador da equipe, afirmou que o único apoio que o time recebe vem através da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com treinamento, bolsa de estudos e outras despesas. Mauro Ferrari, presidente da Federação de Futsal do Mato Grosso do Sul, também foi citado pelo técnico como uma fonte de apoio em alguns custos.

Para as partidas mandadas em casa, onde acontecem no Ginásio Guanandizão, os custos são menores, já que a Prefeitura de Campo Grande fornece o espaço gratuitamente, mas reforçou que por ser uma competição de nível nacional, os gastos ainda são altos.

“Tudo em competição nacional é muito caro, então a gente tem que fazer essa correria extra e contar com colaborações, e as meninas se desdobram para também ajudar”, afirmou.

No ano passado, o treinador destacou que a Fundação de Desporto e Lazer do Mato Grosso do Sul (Fundesporte) não ajudou no começo da competição, mas, após falecimento de João Félix, - presidente da SERC, que tinha parceria com a UCDB até os primeiros meses deste ano - forneceu recursos para que a equipe conseguisse seguir até o fim.

Ainda sobre a parceria com o setor público esportivo do Estado, a Fundesporte, a capitã Bruna Elisbão contou que há dois anos a equipe conseguiu R$ 500 mil através de um edital da insitutição, o que ajudou a conquistar ótimos resultados em quadra, mas destaca que hoje elas precisam do apoio para seguir em outros torneios e, principalmente, com o projeto.

"Para realizar alguns jogos é mais difícil, tanto fora como aqui dentro, e como a gente fez um compromisso lá no começo de permanecer na Liga, de jogar, de honrar, então a gente está correndo atrás de patrocínios,", reforçou Bruna.

A capitã ainda comentou que a equipe pretende se candidatar ao edital de R$ 7 milhões lançado pela Fundesporte, do qual prevê um benefício financeiro para entidades esportivas do Mato Grosso do Sul. Mas garante que elas não podem ficar esperando pelo resultado, que deve acontecer apenas em setembro ou outubro, meses que a primeira etapa da LFF já deve estar no final.

Em meio à essa crise financeiro, o Pezão/UCDB vai ao Paraná enfrentar o Stein Cascavel (PR), uma das melhores equipes da modalidade no país e atual campeão da Libertadores. Jogo será sábado (22), às 15h (horário de MS), no Ginásio Francisco Odilon Reinhard. Neste momento, a equipe sul-mato-grossense ocupa a 10ª colocação, com uma vitória e três derrotas, mas ainda próximo à zona de classificação para o mata-mata.

Classificação de momento (até 20/06) da LFF:

Fonte: CBFS

Saiba

O time de futsal feminino da UCDB tinha parceria com a SERC, de Chapadão do Sul, até o início deste ano. Mas, após o falecimento de João Félix, presidente do SERC, a sede chapadense diminuiu gradativamente os apoios financeiros dados à UCDB, até decidirem encerrar por completo a parceira. Para 2024, a equipe fechou com a escolinha tradicional Pezão

Assine o Correio do Estado

Times brasileiros

São Paulo e Botafogo estreiam hoje à noite na Libertadores: onde assistir aos jogos

Tricampeão da competição, o clube paulista enfrenta os argentinos do Talleres, enquanto o clube carioca, atual campeão, tem pela frente o Universidad de Chile; os jogos começam às 20h30min (de MS)

02/04/2025 10h00

O jogador Oscar é a grande esperança do Tricolor paulista para voltar a ganhar a Libertadores, enquanto Igor Jesus é a aposta do Botafogo para manter o título

O jogador Oscar é a grande esperança do Tricolor paulista para voltar a ganhar a Libertadores, enquanto Igor Jesus é a aposta do Botafogo para manter o título Montagem

Continue Lendo...

Dois clubes brasileiros que já venceram a Libertadores estreiam na noite de hoje na Libertadores. Trata-se do São Paulo, que já venceu três vezes o principal torneio da América do Sul, e o Botafogo, atual campeão do continente.

O São Paulo inicia sua caminhada nesta edição da Conmebol Libertadores contra o Talleres, da Argentina, às 20h30min (horário de Mato Grosso do Sul), no Estádio Mario Alberto Kempes.

Mesmo com a insatisfação dos torcedores com o trabalho do técnico Luis Zubeldía e o momento do time na temporada, a boa notícia para o Tricolor é o meia Oscar, que foi relacionado para a partida contra o Talleres. 

O jogador participou do treino com o elenco na manhã de ontem. Ele foi desfalque no jogo contra o Sport, no sábado, pelo Brasileiro, por causa de uma pequena lesão na coxa. 

É possível, porém, que ele inicie a partida em Córdoba entre os reservas – há cautela da comissão técnica para não agravar o quadro.

Já o meia Lucas permanecerá em São Paulo para tratamento de dores no joelho, que o jogador tem sentido desde a semifinal do Campeonato Paulista.

Uma equipe provável para a partida contra o Talleres tem: Rafael; Igor Vinícius, Arboleda, Alan Franco e Wendell; Luiz Gustavo, Marcos Antônio (Oscar) e Alisson; Luciano, Ferreira e Calleri.

Eliminado pelo Palmeiras na semifinal do Campeonato Paulista no dia 10 de março, o São Paulo teve 18 dias até a estreia no Campeonato Brasileiro. 

A expectativa, portanto, era de uma evolução técnica. O resultado e o desempenho tricolor no MorumBIS, porém, foram aquém do esperado. Isso aumentou a pressão sobre Zubeldía.

CAMPEÃO

Quatro meses depois da sua maior glória, o Botafogo volta a entrar em campo em busca do bicampeonato da Conmebol Libertadores. A estreia será contra a Universidad de Chile, no Estádio Nacional de Santiago, também às 20h30min (de MS).

O Alvinegro foi campeão no dia 30 de novembro de 2024, ao bater o Atlético-MG, por 3 a 1, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. O clube mudou de status no cenário sul-americano e tem novidades para a atual edição da competição.

Responsável por conduzir o time ao título, Artur Jorge tomou a decisão de deixar o Alvinegro e assinar com o Al-Rayyan no início da atual temporada.

A saída é considerada um dos motivos dos insucessos e das perdas de três títulos nos dois primeiros meses deste ano – Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Carioca (ficou fora da semifinal).

A diretoria demorou quase dois meses para fechar com um novo nome e decidiu contratar o português Renato Paiva. 

O novo comandante teve o mês de março inteiro de preparativos para a retomada da temporada. 

Na estreia oficial, no domingo, contra o Palmeiras, pelo Brasileirão, empatou em 0 a 0, mas o time apresentou bom desempenho.

A campanha do título da Libertadores teve protagonismo do coletivo alvinegro, mas com destaque para o meia Thiago Almada e os atacantes Luiz Henrique e Júnior Santos – esse último foi artilheiro da Libertadores, apesar de ficar fora de campo na maior parte da competição por lesão.

Neste ano, o Alvinegro abriu mãos dos três: Luiz foi vendido para o Zenit, da Rússia, e Júnior Santos, para o Atlético-MG. Almada foi emprestado para o Lyon, da França, que integra a rede multiclubes de John Textor.

Thiago Almada e Luiz Henrique, inclusive, são os únicos titulares que deixaram a equipe carioca. Para substituí-los, o Botafogo contratou o uruguaio Santiago Rodríguez e o atacante Artur, respectivamente.

Para suprir a lacuna deixada no setor ofensivo, incluindo a do artilheiro em 2024, o Alvinegro investiu em diferentes atletas para a frente: Nathan Fernandes, Rwan Cruz e Elias Manoel.

Na virada do ano, o Alvinegro executou uma reformulação planejada no elenco. No total, foram 16 saídas, incluindo jogadores que o clube optou por não renovar, atletas emprestados e vendas.

Saiba

Amanhã vão estrear Flamengo, Palmeiras, Bahia e Internacional. Os times baiano e gaúcho se enfrentarão, pois estão no mesmo grupo.

Assine o Correio do Estado

Esportes

Palmeiras x Corinthians: pedido de mudança para Barueri se deve a shows de Gilberto Gil e k-pop

Show de cantor baiano na sexta-feira impede a utilização do estádio

01/04/2025 23h00

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Continue Lendo...

O Palmeiras entrou com um pedido junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta terça-feira para a alteração do local do clássico com o Corinthians, no próximo sábado, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Inicialmente, o confronto aconteceria no Allianz Parque, mas um show de Gilberto Gil na sexta-feira impede a utilização do estádio. Assim, o clássico deve ocorrer na Arena Barueri.

Além disso, outra apresentação no MorumBis e um jogo do próprio São Paulo impedem que a data da partida seja alterada para o domingo, mantendo o Allianz Parque como palco do clássico. Nos dias 5 e 6 de abril, o estádio tricolor receberá o grupo Stray Kids, do k-pop (estilo musical sul-coreano). Já no domingo, a equipe tricolor encara o Cruzeiro, pelo Brasileirão.

A Polícia Militar não permite que duas partidas ocorram no mesmo dia na capital paulista. Na primeira rodada do Brasileirão, houve uma inversão de datas entre os clubes, para que Corinthians e Palmeiras, finalistas do Paulistão, pudessem ter o descanso mínimo.

Desta vez, isto não será possível. O São Paulo atua na quinta-feira pela Libertadores, contra o Alianza Lima, no MorumBis. Houve uma articulação da equipe, no início deste mês, para que o espetáculo do Stray Kids não atrapalhasse a organização do clube.

O Pacaembu, reinaugurado neste ano e que recebeu partidas da Portuguesa no Campeonato Paulista, ainda não é uma opção viável para substituir o Allianz Parque. Desde fevereiro, a Federação Paulista de Futebol (FPF) vetou o uso do estádio, já que ainda não possui toda a documentação necessária para o alvará definitivo.

Nos últimos anos, a Arena Barueri tem sido a segunda opção do Palmeiras quando o Allianz Parque não pode ser utilizado. Neste ano, o estádio, que pertence a uma das empresas de Leila Pereira, já havia recebido o duelo com o Novorizontino - derrota por 2 a 1 - e recebeu a instalação do gramado sintético, para se assemelhar às condições em que o time alviverde tem em sua casa, na capital paulista.

Com a mudança, será o segundo duelo, em dois anos, entre Palmeiras e Corinthians na Arena Barueri. Em 2024, pela fase de grupos do Campeonato Paulista, os rivais se encontraram no estádio, em empate por 2 a 2. Desde então, os clássicos se limitaram ao Allianz Parque e à Neo Química Arena, incluindo a recente final do Campeonato Paulista.

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).