Esportes

INTERNACIONAL

O sul-mato-grossense Luiz Aquino conquista a medalha de prata no II Panamericano de Taekwondo

Competição disputada em Lima, no Peru, coloca o atleta entre os melhoras das Américas, ficando perto da vaga para disputar os Jogos Pan-Americanos Sub-22 de 2025

Continue lendo...

Disputando cinco lutas na competição, o atleta da seleção brasileira de Taekwondo, Luiz Aquino, conquista a medalha de prata no II Panamericano Séries Sub-22, disputado em Lima, no Peru.

O sul-mato-grossense conseguiu chegar ao pódio desta etapa do Panamericano neste sábado (21), ao todo a competição foi disputada por 50 atletas.

Com esse grande resultado o atleta se posiciona entre os principais atletas das Américas e está na briga para disputar os Jogos Pan-Americanos Sub-22 que será realizado no Paraguai em 2025.

"Estamos nos preparando intensamente para a próxima competição, onde disputaremos pontos no Ranking Especial da PATU em busca da classificação", afirma o atleta Luiz.

De acordo com a Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul (FTKDMS), os atletas que participam destes etapas acumulam pontos no ranking Pan-Americano Sub-22, a partir destas pontuações os atletas conquistas as vagas para a disputa dos Jogos Pan-Americanos Junior.

O próximo desafio do Luiz Aquino será no III Panamericano Séries SUB-22, que acontece do dia 17 a 19 de outubro, na cidade de Havana, em Cuba.

Com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESCMS), por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (FUNDESPORTE), Luiz Aquino se prepara para estar em condições de disputar uma vaga para às Olimpíadas de 2028.

SUPERCAMPEONATO BRASILEIRO

Neste mês de setembro, Luiz Aquino junto com outros atletas do Mato Grosso do Sul, foi medalhista no Supercampeonato Brasileiro de Taekwondo, que aconteceu em Lauro de Freitas, na Bahia.

Luiz Felipe de Almeida Aquino nesta competição foi medalhista de bronze, na categoria adulto masculino até 63 kg.

Pela delegação sul-mato-grossense Matheus Gomide de Almeida, na categoria cadete masculino até 1.72 cm e Carlos Henrique Estival Alvarenga na categoria cadete masculino até 1.80 cm, também foram medalhistas de bronze no Supercampeonato.

Os medalhistas também conquistaram a vaga para a disputa do Grand Slam – evento que definirá a Seleção Brasileira de Taekwondo para o Ano de 2025.

Esportes

Leila Pereira descarta contratação de Gabriel Jesus: 'Não vem para o Palmeiras'

O jogador, cria da base palmeirense, foi vendido ao Manchester City em 2016 e defende atualmente o Arsenal

12/10/2024 23h00

Gabriel Jesus não está nos planos do Palmeiras

Gabriel Jesus não está nos planos do Palmeiras Reprodução

Continue Lendo...

Presidente do Palmeiras, Leila Pereira descartou neste sábado a contratação de Gabriel Jesus. Sonho antigo do clube paulista, o atacante não está nos planos da dirigente. O jogador, cria da base palmeirense, foi vendido ao Manchester City em 2016 e defende atualmente o Arsenal.

"Eu falo claramente para nosso torcedor: não é verdade. Infelizmente, Gabriel Jesus não vem para o Palmeiras", disse Leila, ao ser questionada pelo site Metrópoles.

Na semana passada, o clube alviverde chegou a entrar em contato com a diretoria do time londrino sobre a viabilidade de um negócio envolvendo o atacante, mas não obteve sucesso.

Apesar disso, Leila indicou que não pretende buscar reforços para a equipe paulista neste momento.

"Estou extremamente feliz com nosso elenco. São jogadores que estão há mais tempo, outros que chegaram recentemente, mas são extremamente vitoriosos. Nosso elenco é muito forte. Como eu costumo dizer: não é um jogador que resolve, é o nosso conjunto, nosso elenco, nosso time. Nós ganhamos em conjunto. Aqui não existe uma estrela. A estrela é o nosso elenco", declarou.

A presidente palmeirense afirmou também que rejeita a cultura de "criar ídolos" no futebol. "O futebol é um esporte coletivo. Aqui no Palmeiras, na minha gestão, os ídolos são todos os jogadores, que se esforçam diariamente para conquistar tudo isso que conquistamos", afirmou.

Ao sondar o Arsenal, na semana passada, o Palmeiras ouviu do clube londrino que não há margem para negociação, ao menos nesta temporada.

Mikel Arteta, técnico do Arsenal, conta com o atacante, mesmo após ele ter perdido a titularidade no elenco para Kai Havertz no último ano.

Vendido em 2016 ao Manchester City, Jesus foi destaque do Palmeiras no título brasileiro de 2016 - o primeiro Brasileirão do clube desde a década de 1990 - e na Copa do Brasil de 2015.

Desde então, o atacante tem seu nome veiculado junto ao time alviverde sempre que está em baixa no futebol inglês. Em 2022/2023, foi vendido ao Arsenal, clube pelo qual já disputou 69 jogos, com 19 gols marcados.

Gabriel Jesus disputou duas Copas do Mundo com a camisa da seleção brasileira (2018 e 2022) e chegou a ser titular do Manchester City. A contratação de Erling Haaland para a posição de centroavante fez com que ele optasse por se transferir para o Arsenal.

Ele foi contratado em 2022 pelo Arsenal por 52 milhões de euros (cerca de R$ 275 milhões, segundo cotação da época).

Nesta temporada, aos 27 anos, disputou sete jogos, mas somente dois destes como titular - um pela Liga dos Campeões e outro pela Copa da Liga Inglesa. Em todos, passou em branco, tanto em gols, como em assistências.

Em maio, o site The Athletic divulgou que o Arsenal pretendia se desfazer de Gabriel Jesus antes do início desta temporada.

Com contrato válido até 2027, ele também teve sua permanência defendida publicamente por Arteta à época. "Não sei de onde isso está vindo. Nenhuma intenção de deixá-lo sair", afirmou o treinador.

futebol

Lula defende seleção só com jogadores do Brasileirão

"Não tem um Garrincha ou Romário lá fora", disse o presidente ao comentar o momento da seleção brasileira de futebol

12/10/2024 21h00

Divulgação / CBF

Continue Lendo...

O momento ruim da seleção brasileira não foi superado com a vitória de virada por 2 a 1 contra o Chile nesta semana pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. As críticas vêm até mesmo de Lula.

O presidente da República defendeu que a equipe convocada para representar o Brasil deveria ser completamente composta por jogadores que disputam o Brasileirão.

"Os que estão fora não são melhor do que os que estão aqui. Nós não temos nenhuma sumidade lá fora. Você não tem nenhum Garrincha, nenhum Romário. Você não tem lá fora. Você tem um monte de jovens, que Deus queira que sejam bem-sucedidos, mas ainda não são craques. E você tem aqui no Brasil jogadores bons com a mesma qualidade", avaliou Lula em entrevista à Rádio CBN de Fortaleza.

A fala do presidente se deu no encerramento da entrevista, após ele responder sobre os resultados das eleições municipais, expectativas para o segundo turno, segurança pública, impostos e outros temas relacionados à gestão pública.

O apresentador Jocélio Leal, então, encaminhava a conversa para o fim quando mencionou a vitória da seleção. "Certamente o senhor está feliz com a vitória do Brasil ontem (quinta-feira). O senhor que é um homem do futebol. É corintiano, mas chegou aqui elogiando o Fortaleza também, para mim, fora do ar", disse.

Lula, então, empolgou-se e continuou a falar no microfone.

"Há tempos, venho defendendo que deveria se convocar uma seleção brasileira com jogadores que disputam o Brasileirão. Esses dias eu estive com o presidente da CBF lá em Brasília e eu falei para ele: 'Por que não convoca uma seleção só de jogadores que disputam o Campeonato Brasileiro?'", começou.

O presidente também aproveitou o fato de estar na capital cearense para comentar sobre o Fortaleza. A equipe ocupa a terceira posição no Brasileirão, com 55 pontos, cinco atrás do líder Botafogo.

"Certamente, o Fortaleza teria alguém para oferecer. Eu sou admirador do técnico do Fortaleza. Acho ele muito competente", elogiou.

Ainda sobre Juan Pablo Vojvoda, Lula concordou com a permanência dele no clube.

"Quando o Corinthians tentou levá-lo, acho que ele fez bem em não sair. Quando você sai para um time grande que não tem a quantidade de jogador que precisa ter e você perde três jogos seguidos, você é mandado embora. Acho que foi um gesto de muita dignidade dele e de respeito ao povo do Ceará e de Fortaleza", refletiu.

Antes de encerrar, o presidente ainda brincou sobre Yago Pikachu, um dos principais nomes do elenco da equipe cearense.

"Eu só não gosto daquele Pikachu, que marca gol contra o Corinthians toda hora. O dia que eu encontrar com o Pikachu, vou dar um cascudo nele para ele não marcar mais contra o Corinthians", disse, rindo.

O meia foi responsável pelo gol da vitória no duelo entre seu time e a equipe corintiana, na 24ª rodada do Brasileirão, em 25 de agosto.

A seleção brasileira volta a campo na próxima terça-feira, 15, contra o Peru, pelas Eliminatórias Sul-Americanas.

O Brasil é o quarto colocado, com 13 pontos, seis a menos que a Argentina, na liderança. Os peruanos ocupam a nona posição, com seis.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).