A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) anunciou a abertura de inscrições para um curso de formação de treinador que será ministrado por René Simões, que além de acumular experiência em grandes clubes brasileiros, foi aquele que chamou Neymar de “monstro” ainda em 2010, antes do craque brasileiro ganhar fama mundial.
Aos 72 anos, René tem do que se orgulhar no futebol nacional, com passagens em times como Fluminense, Botafogo, Vitória-BA, Coritiba e por aí vai. Além da carreira em clubes, foi responsável pela primeira medalha da seleção brasileira feminina em Jogos Olímpicos, em 2004, quando faturou a prata.
Porém, na era moderna, o treinador ficou muito conhecido por ter sido a primeira pessoa a criticar publicamente Neymar. Isso aconteceu em setembro de 2010, quando o craque brasileiro ainda “engatinhava” no esporte, depois de uma partida entre Atlético Goianiense, comandado por René, e Santos, na Vila Belmiro.
Na ocasião, Neymar e Dorival Júnior, então treinador da equipe paulista, discutiram durante o jogo, após o treinador não o ter escolhido para bater um pênalti e pedir que outro jogador do elenco santista cobrasse. Então, visando repreender essa atitude, o técnico adversário disparou em coletiva de imprensa minutos depois do confronto.
"O que esse rapaz tem feito é inaceitável. Algo precisa ser feito, Neymar tem de ser educado logo. Desse jeito, ele vai virar um monstro. Fui ao Dorival dizer que estava certo ao repreendê-lo. Neymar, hoje, não é um homem, nem um grande jogador, é um projeto disso tudo. Fiquei decepcionado com o futebol depois desse episódio", destacou Simões.
Na época, pelo craque acumular uma base de fãs e jornalistas que ainda o elogiavam por suas atuações impressionantes com a camisa do Peixe, René foi criticado por sua fala. Anos depois, já com a carreira de Neymar afetada por muitas polêmicas dentro e fora de campo, muitos acreditam que o técnico profetizou o futuro do jogador, que até hoje segue como um dos maiores “e se” do futebol brasileiro.
Com o objetivo de levar sua experiência e conhecimento para uma nova geração de técnicos Brasil afora, René vai ministrar o ‘Curso de Formação de Treinador de Futebol’ da federação sul-mato-grossense entre os dias 29 e 31 de agosto, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
Cronograma completo do curso - Fonte: FFMSAos interessados, o evento terá 100 vagas e sob a bagatela de R$ 250,00, com direito a certificado aos participantes que atingirem a carga horária de 16 horas. Além dele, dois professores universitários também irão palestrar, mais especificamente no último dia do curso. A compra do ingresso acontece pelo site sympla.com.br.


