O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, afirmou que Rubens Barrichello merece ficar na Fórmula 1. O piloto, 24 anos, quebrou neste sábado o recorde de poles em uma mesma temporada (15) e já havia garantido por antecipação o bicampeonato mundial de Fórmula 1.
Aos 24 anos, Vettel diz ser impossível saber se conseguirá ter números de longevidade parecidos com os de Barrichello, mas se diz admirado pela paixão do brasileiro da Williams pela velocidade.
"Seria uma perna perder Rubens. Ele pertence aqui e está na F1 por um longo tempo. É uma loucura ficar por tanto, mas no final não importa o tempo. É inspirador o amor dele pela F1", disse Vettel.
"Gosto muito dele.Tenho a impressão que toda vez que ele acordo ele não pensa na idade. Ele está em ótima forma, além de uma pessoa muito engraçada e de ótimo caráter. Não sei quantas corridas ele fez, mas ele sempre esteve brigando pelo topo e fez coisas incríveis", completou.
Barrichello, 39 anos, está na Fórmula 1 desde 1993 e está com dificuldades para acertar a renovação de contrato com a Williams. O piloto brasileiro estaria conversando também com outras equipes.
Quando Barrichello estreou na F1 no GP da África do Sul de 1993, Vettel tinha apenas 5 anos.
O inglês Jenson Button, da McLaren, e o australiano Mark Webber, parceiro de Vettel, também esperam que Barrichello fique na categoria por mais uma temporada.
"Quando você vive viajando, você não para por um segundo e vê o tempo passar rapidamente. Mas enquanto você tem ainda vontade, o que é claramente o caso do Rubens, é ótimo que ele ainda queira correr. Espero que ele siga no próximo ano, porque sentiremos falta de uma grande festa no domingo à noite", brincou Button, parceiro de Rubinho na Honda e na Brawn GP.
"Ele enfrentou momentos duros, como em 1994, e momentos excelentes também. O fato de ele ter chorado no pódio em Hockenheim (2000) mostra o amor que ele tem e como ele é genuíno. Esse ano ele não teve um carro competitivo, mas seria ótimo tê-lo aqui de novo no próximo ano", completou Webber.