Imergir no mercado de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para aqueles que desejam altos salários e uma carga horária menor. Ainda que muitos empregos exijam nível superior, outros enfatizam apenas o ensino médio. Pensando em abrir novos horizontes, o Correio do Estado trará algumas profissões em que é possível se aventurar pagando consideravelmente bem.
Para ingressar no mercado de trabalho, muitas empresas priorizam disponibilidade e força de vontade. Isso porque alguns cargos exigem apenas conhecimentos básicos de português e matemática ou, em casos seletos, experiência prática na área. Em contrapartida, é possível ajudar na renda familiar em atividades ligadas ao público. Confira:

Atendente: para quem não teme se envolver com a rotatividade de pessoas, esse cargo é o ideal. Sobretudo, a profissão em questão deseja uma boa recepção para com os clientes, apresentando os produtos e serviços com o intuito de sacramentar a venda. Geralmente, os funcionários acabam ganhando um percentual em cima do valor vendido mensalmente.
Auxiliar administrativo: essa função exige conversação diária, principalmente em escritórios e empresas. Em resumo, é a chance ideal para aqueles que estão cursando ou desejam ingressar na graduação de Administração, Logística ou Marketing. Aqui, o funcionário será responsável pelo levantamento de quantitativos, cotações e compras.
Concierge: geralmente, esses profissionais trabalham em hotéis, resorts, prédios comerciais e residenciais. De modo geral, é necessário receber e atender as solicitações das pessoas, oferecendo recomendações, como dicas de restaurantes, passeios, fazer reservas ou providenciar um táxi, dentre outros serviços. Contudo, em alguns casos, pode ser solicitado cursos de idiomas.
Cozinheiro: considerado um hobby para alguns, a profissão em questão exige mais experiência em saber preparar pratos do que um grau de escolaridade. Em contrapartida, as vagas para chef demandam maior conhecimento sobre culinária e gestão de pessoas. Já a função de auxiliar ou ajudante de cozinha irá requisitar mais aptidão física e disponibilidade para aprender.
Mecânico: para aqueles que desejam ingressar no ramo, as oportunidades são oferecidas em concessionárias, oficinas e indústrias. Ainda que em muitos casos não exija formação na área, é preciso demonstrar conhecimentos específicos sobre carros, caminhões ou máquinas, a depender da empresa que deseje trabalhar.
Outras profissões indicadas:
Recepcionista: o fator favorável dessa empreitada é que diversos setores oferecem a oportunidade, sejam em clínicas médicas, odontológicas ou prédios comerciais. É necessário dispor de cordialidade para lidar com os clientes, ter atenção aos detalhes e organização. Além disso, é provável que as funções sejam expandidas para o atendimento e direcionamento de visitantes e chamadas telefônicas.
Repositor: versátil, pode ser inserido em supermercados, lojas de departamento, lojas de roupa, acessórios, entre outros setores. Embora não exija diploma de graduação, é preciso ter atenção aos detalhes, se comunicar bem com o público e a equipe. No mais, além da reposição das mercadorias, esses profissionais podem também realizar a limpeza de uma sessão de artigos, organizar araras, gôndolas e vitrines.
Operador de caixa: para ingressar nessa vaga, é preciso ter habilidades matemáticas, já que envolve a rotatividade de dinheiro. No mais, dentre as atribuições para esse cargo, podem ser citadas: receber pagamentos em dinheiro ou cartão, emitir recibos e notas fiscais e realizar abertura e fechamento de caixa, entre outras.
Operador de telemarketing: conhecida também como call center, a profissão requer atendimento aos clientes, retirando dúvidas ou oferecendo produtos e serviços. Nesse cargo, é necessário ter habilidades comportamentais para ouvir e entender as pessoas, garantindo um atendimento eficiente ou a realização de negócios bem-sucedidos.
Promotor de vendas: por fim, mas não menos importante, essa função exige conhecer bem o produto oferecido. Sobretudo, para ter sucesso na empreitada, é preciso ter também competências comportamentais para conquistar clientes e resolver problemas de forma ágil, além de habilidades técnicas para organizar planilhas.





