CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados

Quem frequentou autoescolas recentemente poderá entrar com pedido de ressarcimento?

Por Iara Alencar
23/12/2025
Créditos: Antonio Cruz/Agência Brasil

Créditos: Antonio Cruz/Agência Brasil

Em 9 de dezembro de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou mudanças drásticas envolvendo o processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo o pronunciamento do petista, o maior impacto será no tocante ao fim da obrigatoriedade das autoescolas no processo. Com a ideia sendo reverberada, o questionamento sobre possibilidades de reembolso também surgiu.

Na análise do especialista em Direito do Consumidor e professor do Ibmec-RJ, Rafael Viola, alterações referentes à CNH foram iniciadas na administração pública, o que a princípio não se confunde com um contrato do consumidor. “Se o contrato trata de um pacote fechado que já foi pago, eu vejo com muita dificuldade a gente poder desfazê-lo. Essa mudança da CNH não altera os contratos por si só”, explicou.

Foto: Marcio Ferreira/MT

Em outras palavras, é possível que aqueles que pagaram para realizar aulas nas autoescolas possam ter direito ao reembolso. No entanto, é provável que as instituições cobrem uma espécie de multa sobre as aulas que foram programadas. Sobretudo, o caso só se aplica aos recém-contratos, não àqueles que já foram sacramentados há anos.

Motivação para o fim da obrigatoriedade das autoescolas

O lançamento da CNH Brasil tem gerado grandes debates entre empresas e futuros motoristas, uma vez que a redução do processo tende a prejudicar os donos das autoescolas. Além de tornar a busca pela Carteira Nacional de Habilitação mais acessível ao bolso do brasileiro, torna a empreitada possível para todas as segmentações sociais do país.

“Nós estamos anunciando não apenas o barateamento da CNH, nós estamos oferecendo às pessoas mais humildes o direito de serem cidadãos de primeira categoria, respeitados na sua plenitude, nos direitos que eles têm que ter e, ao mesmo tempo, passando a garantia de que eles vão ser profissionais agora muito mais preparados, com mais responsabilidade, porque eles estarão totalmente legalizados”, afirmou Lula.

Créditos: Marcio Ferreira/MT

Conforme apurações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o Brasil conta com 20 milhões de pessoas dirigindo sem habilitação. Isso porque, em alguns estados brasileiros, para ter acesso à carteira é necessário desembolsar cerca de R$ 5 mil. Dessa forma, a redução das cifras colabora ainda mais para aqueles que trabalham ou desejam seguir como entregadores.

Mais detalhes sobre a movimentação

De modo geral, a CNH do Brasil prevê formação gratuita on-line, possibilidade de aulas práticas com instrutores autônomos ou nas autoescolas. Por outro lado, os exames prático e teórico seguem como obrigatórios, o que assegura que as etapas de aprendizagem sejam cumpridas. Confira como será todo o mecanismo por detrás:

  • Abertura do processo: acontece pelo site do Ministério dos Transportes, aplicativo CNH do Brasil (antigo app Carteira Digital de Trânsito) ou por meio dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans);
  • Curso teórico gratuito: todos os conteúdos serão oferecidos on-line, sem custo, com acessibilidade garantida (Libras, legendas e recursos visuais) no site do Ministério dos Transportes ou presencialmente, nas autoescolas;
  • Flexibilidade nas práticas: somente duas horas de aulas práticas obrigatórias. O candidato escolhe: autoescola ou instrutor autorizado;
  • Provas obrigatórias mantidas: exames teóricos e práticos continuam sendo realizados nos Detrans;
  • Reteste gratuito: se o candidato for reprovado na primeira prova, tem direito ao primeiro reteste sem custo adicional.
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Iara Alencar

Iara Alencar

Formada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência em assessoria de comunicação, com passagem pela Prefeitura Municipal de Maceió. Já atuou como redatora em sites esportivos e na produção de conteúdo para web.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Arquivo/Agência Brasil

Brasileiros que informam o CPF no supermercado vão ganhar desconto nas compras

22/06/2026
Créditos: Kyle Glenn / Unsplash

Nem haitianos, nem venezuelanos: 55,4% dos pedidos de refúgio no Brasil vem deste país

22/06/2026
Créditos: INSS/Divulgação

Aposentados e pensionistas do INSS podem antecipar valores mensais a receber?

22/06/2026
Créditos: Divulgação/Havan

Véio da Havan anuncia show gratuito de cantora com cachê de até R$ 1,2 milhão

22/06/2026
Créditos: Ed Us / Unsplash

SUS começa a aplicar nova vacina contra pneumonia e meningite: saiba quem pode receber

22/06/2026
  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados

Correio do Estado Mix