Aposentado oficialmente desde 2022, Bruce Willis está marcado na memória de vários amantes de cinema devido à sua extensa carreira promissora. Aos 70 anos, o renomado ator trava uma luta pessoal contra a demência frontotemporal, doença sem cura. Em entrevista cedia à ABC News, Emma Heming Willis, esposa da celebridade, revelou que o marido apresenta dificuldades de se comunicar.
O diagnóstico de afasia caiu como uma bomba em cima da família do artista, que não pôde fazer nada diante da gravidade da situação. Como forma de resguardar o legado e integridade de Bruce, todas as obras cinematográficas futuras, com a presença do alemão, foram descartadas. O quadro clínico tem avançado, comprometendo a habilidade da fala e entendimento do mundo externo.

“Ele segue se movendo. Bruce está com uma saúde ótima no geral. É só o cérebro dele que está falhando, e a linguagem está indo embora. […] “Eu sinto [que o artista a reconhece] que sim, né? Sabe, quando [nós da família] estamos com ele… ele se ilumina. Ele está segurando nossas mãos. Nós o beijamos. Nós o abraçamos. Ele retribui. Sabe, ele está curtindo”, explicou Emma.
De acordo com especialistas, a doença neurológica pode surgir por meio de acidentes vasculares cerebrais (AVC), que levam a afasias de instalação aguda ou súbita. Os sintomas mais comuns incluem: frases curtas ou incompletas, frases que não fazem sentido, projeção de palavras incompreensíveis, não compreensão da conversa de outras pessoas, dentre outros fatores.
Mesmo que lidar com a perda gradativa da mentalidade de seu parceiro seja doloroso, a esposa de Bruce Willis entende a necessidade de reunir a família em torno do ator. “Ainda temos momentos. Ele tem uma risada do coração, e às vezes você vê o brilho no olhar dele. Eu sou transportada e é difícil ver, porque, do mesmo jeito rápido que esses momentos vêm, eles vão embora. Mas eu sou grata, que meu marido ainda está muito aqui”, completou.
Relembre a carreira do ator
Natural de Idar-Oberstein, Alemanha, Walter Bruce Willis desbravou o mundo das produções cinematográficas ainda muito cedo, fator que beneficiou a construção de uma carreira consolidada. Diante de todas as obras que participou, o filme ‘O Sexto Sentido’ foi o que mais impactou na trajetória da celebridade. No mais, confira algumas das produções mais memoráveis do artista:
- O sexto sentido;
- Pulp Fiction – Tempo de Violência;
- Duro de matar;
- Armageddon;
- Lágrima do sol;
- Moonrise Kingdom;
- O quinto elemento;
- Duro de matar – A vingança;
- Duro de matar 4.0;
- A gata e o rato.





