Devido ao avanço tecnológico e à procura dos consumidores por veículos diferenciados, várias fabricantes estão imersas em projetos de alto padrão para se impor diante da concorrência. Porém, já consolidada no mercado, a Chevrolet decidiu surpreender seus fãs. Por meio do programa Vintages Chevrolet, a General Motors anunciou o lançamento de modelos que marcaram gerações passadas.
Como parte do planejamento de celebração de seu centenário no Brasil, a multinacional estadunidense irá restaurar e vender veículos clássicos. A comercialização terá condições exclusivas, com a presença dos lendários Opala, Monza, Kadett e Chevette voltando ao catálogo. Os carros serão remodelados em oficinas de ponta, com o objetivo de ofertar o mais próximo da fabricação zerada.

O plano da GM se assemelha ao que foi efetuado pela JRL, que lançou recentemente o programa JLR Classics na Europa, restaurando versões antigas do Defender. A título de curiosidade, o jipe, inclusive, retornou ao configurador do site da marca, o que seria muito surpreendente de ver entre os clássicos da General Motors.
Quais serão os destaques da empreitada da Chevrolet?
Mantendo cautela diante do novo projeto, a multinacional estadunidense optou por não antecipar quais modelos farão parte do catálogo. No entanto, o vídeo de divulgação dos Vintages Chevrolet, exibido na cerimônia do centenário, mostrou carros como Chevette, Monza, Opala (nas versões SS, Comodoro e Diplomata), Caravan, Kadett, Veraneio, Ipanema e até a primeira geração da picape S10.
“O Vintage da Chevrolet vai atuar em dois nichos estratégicos de carros antigos: o de restauração e o restomod. Enquanto a primeira modalidade visa preservar ao máximo a originalidade do veículo e de seus acessórios, no restomod, o objetivo é outro”, explicou o diretor de engenharia da GM América do Sul, Emerson Fischler.





