Para a maioria da população brasileira, adquirir um carro zero atual não faz parte da realidade financeira, tendo em vista o aumento exponencial no preço dos veículos. No entanto, alguns automóveis sem quilometragem de anos anteriores passaram a ser alvos de cobiça. Mais econômicos quando comparados aos novos lançamentos, a opção torna-se mais atrativa aos condutores.
A adoção de investir em carros ultrapassados tem feito com que as concessionárias reduzam os valores da oferta em estoque, tendo em vista a necessidade de abrir espaço para os veículos mais recentes. Para se ter uma noção do quão benéfico o Plano B pode ser, os abatimentos tendem a variar entre 10% e 20%, tornando-se uma alternativa viável.

A ideia dos motoristas é ter sob posse um carro novo de anos anteriores, mas sem abrir mão da confiabilidade que a concessionária pode entregar. Mesmo que não sejam versões atuais, são dispostos no mercado sem registro de uso, munidos ainda de garantia de fábrica. Além disso, o comprador adquire documentação simplificada e possibilidade de financiamento em condições semelhantes às de veículos recém-lançados.
Porém, como toda ação tem uma reação, é necessário se atentar a pontos importantes no ato da compra. Em resumo, por tratar-se de linhas de produção anteriores, esses carros podem não incluir os últimos recursos tecnológicos ou mudanças de design evidenciados nas versões atuais. Em contrapartida, a perda de valor é gradativa, já que a revenda dá preferência a modelos mais novos.
Mas, afinal, qual o carro que menos desvalorizou em 2025?
Mostrando o motivo de ser uma das empresas de maior prestígio no Brasil, a Volkswagen colocou no mercado o carro que menos desvalorizou nos primeiros meses de 2025. Trata-se do T-Cross (Sense), adquirido inicialmente por R$ 119.990. Porém, a queda de preço foi notada, ao passo que, hoje, é possível encontrar o automóvel por R$ 108.441.
A desvalorização de 9,6% foi comemorada pela fabricante, principalmente por sua compra seguir em evidência no cenário atual. Isso porque o SUV apresenta motor 1.0 TSI turbo flex de 128 cv e 20,4 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas.





